Séries e TV

Notícia

Estudo aponta queda de interesse nas séries da Marvel na Netflix

Agência Crimson Hexagon especula que número de postagens nas redes sociais pode relacionar com cancelamentos

Arthur Eloi
24.10.2018
08h45

Como a Netflix não divulga seus dados de audiência, não dá para saber ao certo como ela calcula quais seriados são renovados e quais são cancelados.

Luke Cage/David Lee/Netflix/Divulgação

Após o fim de Luke Cage Punho de Ferro, a agência Crimson Hexagon preparou um estudo - publicado pelo Business Insider - onde aponta que uma queda de popularidade nas redes sociais pode ser um indicador para o futuro das séries da plataforma. 

Pegando como exemplo os programas da MarvelLuke Cage teve um pico de popularidade durante o lançamento da primeira temporada, onde foi citada mais de 300 mil vezes no TwitterInstagram. Quando o segundo ano estreou, por outro lado, a recepção foi morna, com menos de 50 mil citações. Veja abaixo:

Punho de Ferro também é outra que viu grande queda de popularidade nas redes. O ano um teve quase 120 mil citações, enquanto a continuação ficou pouco acima dos 20 mil posts no Twitter Instagram:

Crimson Hexagon/Business Insider/Reprodução

Se popularidade for uma fato decisivo para renovações e cancelamentos, como ficam as séries sobreviventes da Marvel na Netflix? Não muito bem, ainda que nada crítico como as anteriores. Jessica Jones, por exemplo, teve 300 mil citações na estreia do ano um, e uma queda não-tão-dramática para 150 mil posts quando a segunda temporada saiu em março de 2018. Veja:

Já Demolidor estreou em 2015 com mais de 250 mil postagens, com o segundo ano ficando acima das 200 mil publicações em 2016. Considerando que a terceira temporada acabou de sair, os dados não são precisos mas a série já arrecadou mais de 50 mil posts nesse tempo:

Crimson Hexagon/Business Insider/Reprodução

Por fim, a agência garante que, ainda que o volume de menções tenha caído, a recepção das séries da Marvel continua alta: Demolidor fica no topo com 79% de publicações positivas, enquanto Punho de Ferro fecha a lista com apenas 53% das postagens tendo cunho positivo.

Crimson Hexagon/Business Insider/Reprodução