Elenco de nova novela da Globo/ Divulgação/ Globo

Créditos da imagem: Elenco de nova novela da Globo/ Divulgação/ Globo

Séries e TV

Artigo

Espelho da Vida | Com ares de Outlander, novela terá três linhas temporais

A trama se dividirá entre passado, presente e fará um filme dentro da própria narrativa

20.09.2018, às 15H03.
Atualizada em 20.09.2018, ÀS 18H00

Já faz algum tempo que os autores de novelas da Rede Globo demonstram a influência direta do sucesso das séries de TV. Walcyr Carrasco fez de Amor à Vida uma verdadeira colcha de retalhos seriados, com influências de Grey’s Anatomy e até Brothers & Sisters. Antes dele, a novela Avenida Brasil foi comparada com Revenge, comparação que voltou a acontecer com O Outro Lado do Paraíso, também de Walcyr. Recentemente, a trama medieval Deus Salve o Rei invocou códigos que pareciam influenciados por Game of Thrones, mas acabou pelo meio do caminho. Melhor sucedida vem sendo O Tempo Não Para, que usa o tema das viagens no tempo para focar especificamente em choques culturais, algo bem comum em títulos da indústria hollywoodiana.

Espelho da Vida, a nova novela das 18 horas, acessará muitos desses códigos dramatúrgicos influenciados pelo cinema e pelas séries de TV e lembrará um pouco da adorada Outlander. Essas referências se estendem da dramaturgia ao guarda-roupa, que segundo a figurinista Julia Ayres tem como ponto de inspiração vários filmes e séries. Elizabeth Jhin, autora da história, já tinha brincado de bifurcar linhas temporais antes. Além do Tempo, sua anterior, tinha a boa ideia de contar primeiro uma história de época e no meio da trama, atravessar o tempo até os dias atuais, onde conhecíamos as reencarnações da primeira fase. O tempo e as vidas passadas são recorrentes na obra da autora e com leveza e elegância, se ajustam bem à faixa das 18h.

Agora, a ideia é ainda mais engenhosa. Espelho da Vida contará a história de Cris (Vitória Strada), uma atriz de teatro que namora o premiado diretor Alain (João Vicente Castro), que precisará voltar até sua cidade natal, no interior de Minas, para uma visita de despedida a seu adoentado pai. Cris vai acompanha-lo e ao chegar à cidade, percebe ter alguma ligação com ela. Como último desejo do avô, Alain decidirá contar a história de Julia Castelo, uma ilustre moradora da cidade, que em 1930 morreu assassinada depois de uma conturbada história de amor. Assim que começa a se envolver na vida de Julia, Cris descobre, no casarão onde ela morava, um portal para o ano de 1930, onde ela acaba descobrindo que é a reencarnação da mulher.

Three Times a Lady

Além de deslizar entre o passado e o presente, Espelho da Vida terá uma terceira timeline, que é a do filme que será feito dentro da história. Toda a estrutura da criação de um longa fará parte dos capítulos e Vitória Strada terá que se dividir entre viver a atriz do filme (Cris), a personagem do filme (Julia) e quando for ao passado, assumirá o corpo dessa última, tendo a consciência do presente, mas precisando fingir fazer parte daquele passado. O mais interessante dessa história – explicou Vitoria – é que conforme a Cris passa a voltar ao passado várias vezes, ela começa a se ajustar não só no corpo da Julia, mas na mente e no coração dela. Ela é uma atriz vivendo a Julia, mas o que ninguém sabe é que ela consegue ser a Julia de verdade toda vez que atravessa o espelho.

Pedro Vasconcelos, diretor da novela, explicou a dinâmica na visita que fizemos aos estúdios da trama: “Elizabeth já tinha falado de outras épocas e outras encarnações, mas sua dramaturgia evoluiu e vamos fazer as duas coisas de uma só vez. Teremos uma novela atual e uma novela de época, pra ninguém reclamar”. Para tanto, foi construída nos Estúdios Globo, uma parte da cidade cenográfica que literalmente se espelha. De um lado temos a rua e o casarão de Julia como eram nos anos 30. Atravessando a casa, chegamos ao outro lado, onde tudo se repete, mas em ruínas, para ilustrar como ficou a propriedade – e a rua – no presente. Tudo extremamente completo e detalhado.

Sobre o filme que será feito durante a novela, João Vicente, que viverá o diretor, explicou que Alain começou aos poucos, fazendo novela, sendo assistente, até que um de seus curtas ganha um prêmio, ele ganha notoriedade e o retorno a Rosa Branca é a chance para finalmente dirigir um longa. Outro grande atrativo da história é que por tratar-se de uma reencarnação, toda vez que Cris estiver no passado, sendo Julia, ela descobrirá aos poucos quem é o “espelho” de quem. Além disso, a identidade de seu assassino permanecerá em segredo. O homem que atira em Julia é visto por uma sombra e o público saberá mais tarde qual dos personagens do presente é a reencarnação de seu algoz.

Na festa de lançamento da história, que aconteceu no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, o diretor Pedro Vasconcelos resumiu a novela em uma declaração surpreendentemente emocional: “Que essa novela venha para abrir o coração de muita gente. Esse é o nosso trabalho, servir aos outros. Estamos aqui para servir, não para sermos servidos. Todos aqui entenderam isso brilhantemente”. O elenco ainda conta com Alinne Moraes, Rafael Cardoso, Reginaldo Faria, Irene Ravache, Vera Fischer, Kéfera, Thati Lopes, entre outros. Espelho da Vida, com suas três linhas do tempo distintas, estreia no dia 25 de setembro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.