Séries e TV

Lista

Emmy 2018 | Conheça as atrizes indicadas aos prêmios principais

Entrega das estatuetas acontece em 17 de setembro

Rafael Gonzaga
14.09.2018
20h30
Atualizada em
17.09.2018
16h05
Atualizada em 17.09.2018 às 16h05

Todo ano, uma série de atrizes talentosas competem pelas estatuetas de Melhor Atriz nas categorias Drama e Comédia do Emmy - para a edição de 2018, há inclusive avanços notáveis, como a indicação de Sandra Oh, primeira mulher asiática a concorrer ao prêmio de Melhor Atriz em Série de DramaCom a entrega dos prêmios vindo ai, listamos as profissionais indicadas ao prêmio.

A entrega dos prêmios principais do Emmy, como Melhor Série de Drama e Melhor Série de Comédia, acontece em 17 de setembro nos Estados Unidos. No Brasil, a transmissão acontecerá pelo canal pago TNT, às 20h.

12 - Claire Foy

Robert Viglasky/Netflix
Robert Viglasky/Netflix

Após a indicação na edição de 2017, Claire Foy concorre novamente à categoria de Melhor Atriz em Série de Drama por sua atuação como a Rainha Elizabeth II na série de televisão The Crown, exibida pela Netflix. Vale lembrar que essa  indicação é a última chance de Foy ganhar um Emmy pelo papel - que já rendeu à atriz um Globo de Ouro -, já que, a partir da terceira temporada, a personagem passará a ser interpretada por Olivia Colman. Foy se destaca em séries britânicas desde 2008, já tendo passado por produções como Little Dorrit, The Promise e Upstairs Downstairs, além de ter arrancado elogios da crítica em 2015 ao viver Ana Bolena em Wolf Hall.

11 - Tatiana Maslany

Ken Woroner/BBC AMERICA
Ken Woroner/BBC AMERICA

Apesar de interpretar vários personagens da série de televisão de ficção científica Orphan Black, nessa edição, Tatiana Maslany concorre a apenas uma estatueta, na categoria Melhor Atriz em Série de Drama. A cerimônia de premiação não é novidade para Maslany: a jovem, que já havia sido indicada em 2015, abocanhou o prêmio em 2016, derrotando nomes fortes como Viola Davis e Robin Wright. Dessa vez, a atriz poderá garantir seu último prêmio pelo papel, já que a série exibiu sua última temporada em 2017.

10 - Elisabeth Moss

George Kraychyk/ Hulu
George Kraychyk/ Hulu

A detentora do prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama da mais recente edição está se esforçando para não passar a coroa tão cedo: Elisabeth Moss volta a concorrer na categoria por seu papel como a June de The Handmaid’s Tale, na série premiadíssima do Hulu sobre uma sociedade autoritária distópica. Vale lembrar que Moss é uma veterana da premiação: seu papel como Peggy Olson, da série Mad Men, exibida entre 2007 e 2015 pela AMC, lhe rendeu seis indicações ao Emmy - a estatueta só veio, finalmente, com a temporada de estreia da série do Hulu.

9 - Sandra Oh

Robert Viglasky/ BBC AMERICA
Robert Viglasky/ BBC AMERICA

A atriz conhecida por seu papel como a doutora Cristina Yang em Grey’s Anatomy, exibida pela ABC entre 2005 e 2014, marcou a premiação de 2018 por ser a primeira mulher com ascendência asiática a ser indicada como Melhor Atriz em Série de Drama por seu papel em Killing Eve, suspense da BBC America. Não é, contudo, a estreia da atriz na premiação: Oh já foi indicada nada menos que cinco vezes na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, entre 2005 e 2009, por seu trabalho na série médica de Shonda Rhimes.

8 - Keri Russell

FX Networks
FX Networks

Keri Russell voltou a ser indicada ao Emmy na categoria Melhor Atriz em Série de Drama por seu papel como a agente da KGB Elizabeth Jennings na série The Americans, no ar pelo FX desde 2013 - em 2018, a trama entregou sua última temporada, bastante aclamada pela crítica. Pela série, Russell foi indicada na mesma categoria em 2015 e em 2016, mas perdeu, respectivamente para Viola Davis, de How to Get Away With Murder, e Tatiana Maslany, de Orphan Black, com quem volta a concorrer na edição deste ano.

7 - Evan Rachel Wood

HBO
HBO

A protagonista de Westworld, novo drama queridinho da HBO, voltou a ser indicada a Melhor Atriz em Série de Drama por dar vida a Dolores, o robô rebelde da série de ficção científica que inicia uma revolta em um parque futurista após surpreendentemente ganhar algo semelhante à consciência humana. Em 2017, a atriz já havia sido indicada pelo papel e, agora, disputa novamente a estatueta. Evan Rachel Wood é bastante conhecida por seus trabalhos no cinema, como o aclamado Aos Treze, lançado em 2003, e o musical dos Beatles, Across the Universe, lançado em 2007.

6 - Pamela Adlon

Beth Dubber/ FX Networks
Beth Dubber/ FX Networks

A comediante veterana voltou a figurar na lista de indicadas ao Emmy, desta vez na categoria Melhor Atriz em Série de Comédia por interpretar Sam Fox, uma mãe solteira que cria três filhas em Los Angeles, na série Better Things, do canal FX - a atriz já havia sido nomeada para a mesma categoria pelo papel em 2017. Antes disso, Adlon já foi indicada em 2013, 2014 e 2015 por Louie - em categorias distintas em cada uma das três vezes - e já levou uma estatueta para casa por conta de sua dublagem na animação da Fox O Rei do Pedaço.

5 - Rachel Brosnahan

Nicole Rivelli/ Amazon Prime
Nicole Rivelli/ Amazon Prime

Rachel Brosnahan levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia e agora parece estar pronta para buscar sua estatueta do Emmy. A atriz concorre ao prêmio por dar vida à Miriam Maisel, uma dona de casa judia que descobre ter muito talento para fazer comédia stand-up, em The Marvelous Mrs. Maisel. Vale pontuar que é a segunda passagem da atriz pela premiação, que já havia sido indicada ao prêmio de Melhor Atriz Convidada em Série de Dramapor seu papel em House of Cards, da Netflix.

4 - Tracee Ellis Ross

Gregg Newton/ABC
Gregg Newton/ABC

A atriz conhecida por seu papel como Joan Clayton na série de comédia Girlfriends, exibida entre 2000 e 2008 pela CW, agora brilha como Rainbow Johnson na série de comédia Black-ish, da ABC, que lhe rendeu a indicação à Melhor Atriz em Série de Comédia na edição deste ano do Emmy. Pelo papel, a atriz vem sendo indicada nos últimos dois anos a mesma categoria - é, portanto, a terceira vez que Ellis Ross tem a chance de levar para casa a estatueta.

3 - Allison Janney

CBS
CBS

Allison Janney, indicada ao troféu de Melhor Atriz em Série de Comédia por dar vida a Bonnie em Mom, série assinada por Chuck Lore, pode ser considerada uma ameaça forte para as demais concorrentes. Isso pelo motivo de que Janney é uma veterana da premiação: indicada impressionantes 14 vezes, a atriz levou para casa já sete estatuetas, duas vezes como Melhor Atriz em Série de Drama, outras duas como Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, uma como Melhor Atriz Convidada em Série de Drama e mais duas como Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia.

2 - Lily Tomlin

Netflix
Netflix

Outra veterana da premiação, Lily Tomlin está de volta. No ar na série da Netflix Grace e Frankie como Frankie Bergstein, sua atuação como a personagem já lhe rendeu quatro indicações consecutivas para o Emmy na categoria de Melhor Atriz em Série de Comédia - a atriz apareceu na lista de 2015, 2016, 2017 e, agora, 2018. Ao longo da vida, a atriz já ganhou seis prêmios Emmy, além de já ter sido indicada até mesmo ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme Nashville, de 1975.

1 - Issa Rae

HBO
HBO

Apesar da indicação ser apenas na categoria de Melhor Atriz em Série de Comédia, a nomeação de Issa Rae provavelmente significa para atriz muito mais reconhecimento, já que ela é responsável por  criar, co-escrever e estrelar a série exibida pela HBO. É a primeira vez que a atriz é indicada ao Emmy, mas, em sua segunda temporada, a protagonista de Insecure já havia caminhado pelo tapete vermelho do Globo de Ouro em 2017, pela performance da temporada de estreia da comédia.