Séries e TV

Notícia

Emmy 2018 | Após 17 anos sendo canal mais indicado, HBO perde para Netflix

Serviço de streaming teve quatro nomeações a mais que o canal pago

Rafael Gonzaga
12.07.2018
18h11
Atualizada em
12.07.2018
18h27
Atualizada em 12.07.2018 às 18h27

Com a divulgação da lista de indicados ao Emmy 2018, a HBO ficou em segundo lugar no número de noemações entre os canais e serviços de streaming pela primeira vez em 17 anos, sendo ultrapassada pela Netflix. Enquanto a emissora de Game of Thrones e Westworld reuniu 108 indicações entre todas as categorias do prêmio, a plataforma responsável por The Crown e Stranger Things teve 112.

De acordo com a Variety, a conquista da liderança pela Netflix apenas cinco anos depois de lançar sua primeira série original veio em função do investimento galopante de bilhões de dólares em conteúdo. O serviço de streaming teve um aumento de cerca de 20% em relação às 91 indicações de 2017 e mais do que o dobro de dois anos antes, quando teve 54 nomeações. A HBO, contudo, manteve seus números estáveis: foram apenas três a menos do que as 111 que conseguiu em 2017. Vale pontuar que o canal conseguiu o feito mesmo com a ausência de Veep , que conquistou 17 das indicações do último ano. 

A Netflix atingiu o topo por ter muitos programas escolhidos pela lista do Emmy em muitas categorias, eao invés de um ou dois títulos com desempenho exepcional. Para comparação, HBO, NBC e Hulu tiveram séries com mais de 20 indicações - Game of Thrones , Westworld , Saturday Night Live e The Handmaid's Tale -, enquanto o maior desempenho individual da NetflixThe Crown - teve apenas 13 nomeações.

Faz sentido levando em conta que a Netflix deixou claro que está interessada em ter muitos programas de qualidade que conversem com muitos perfis diferentes ao invés de focar em um público-alvo. O fato de ter acumulado mais indicações ao Emmy do que qualquer outro canal sem ter um ou dois programas de destaque absoluto sugere que o serviço está construindo de fato pequenos sucessos em diferentes áreas. 

O diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, destacou a presença da empresa na lista do Emmy: “Estamos particularmente entusiasmados em ver a amplitude de nossa programação celebrada com indicações espalhadas por 40 títulos que mostram nosso variado catálogo - comédias, dramas, filmes, minisséries, documentários, programas de variedade, etc".

Entre os demais destaques entre os indicados, a NBC ficou com o terceiro lugar, com 78 nomeações. FX atingiu 50, CBS teve 34, ABC marcou 31 e Hulu fez 27.

A cerimônia que revelará os melhores da televisão estadunidense no período de junho de 2017 a maio de 2018 acontecerá no dia 17 de setembro, com apresentação de Colin Jost e Michael Che, do Saturday Night Live. No Brasil, a premiação será televisionada ao vivo pelo canal pago TNT.