Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Emissora pode ser proibida de exibir South Park na Rússia

Episódio natalino com o Mr. Hankey foi a gota d'água

EF
09.09.2008, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H39

Autoridades russas iniciaram um processo contra a exibição de South Park na Rússia. O programa, dublado em russo, é exibido por várias emissoras, incluindo o 2x2, canal dedicado a animação em Moscou e São Petersburgo.

O pedido de proibição foi feito pela União Russa de Cristãos Evangélicos, que diz ter agido após vinte especialistas estudarem o desenho e seus efeitos sobre os jovens. O líder do grupo, Konstantin Bendas, declarou que South Park é apenas um dos muitos desenhos que precisam ser proibidos por insultarem os sentimentos das pessoas e incitar o ódio religioso e nacionalista. Desde 2006 a Rússia conta com uma lei que define o extremismo e que foi considerada necessária para diminuir uma onda de violência contra minorias.

Omelete Recomenda

south park

None

Segundo Bendas, South Park não deveria ser exibido na TV aberta. Em sua opinião, se o desenho estiver num canal por assinatura, os espectadores fazem uma escolha consciente ao assistir o programa. A exibição em TV aberta, no entanto, permite que as crianças vejam o desenho livremente, apesar do programa jamais ter sido produzido para o público infantil e o 2x2 ser um canal dedicado quase totalmente à animação adulta.

A reclamação contra South Park foi fundamentada pelo episódio 15 da terceira temporada, Mr. Hankey's Christmas Classics, exibido nos Estados Unidos em dezembro de 1999, e que mostra os personagens cantando músicas natalinas, apresentadas pelo simpático cocozinho Mr. Hankey (também conhecido por aqui como "Soretinho"). O episódio foi exibido pelo canal 2x2 na Rússia em janeiro deste ano.

Segundo a Promotoria de Moscou, o desenho ofende a honra e a dignidade de cristãos e muçulmanos e afronta religiosos em geral e poderia provocar conflitos étnicos e ódio entre religiões. Além de problemas religiosos, a União Russa de Cristãos Evangélicos requisitou uma investigação contra o programa por conter o que o grupo define como propaganda de homossexualidade e pedofilia como normas da vida sexual.

Esta não é a primeira vez que o canal 2x2 enfrenta reclamações e ordens das autoridades para retirar programas de sua grade. Em março líderes protestantes pediram a revogação da licença de funcionamento do canal sob a alegação de que a emissora promovia a imoralidade e a violência. Inaugurado nos anos 90, o canal passou a transmitir somente séries animadas a partir de 2007. O pedido de fechamento do canal, no entanto, não foi apoiado pelo Patriarcado de Moscou da |greja Ortodoxa Russa, que declarou, através de seu porta-voz, o padre Mikhail Prokopenko, que o fechamento de canais não era uma ação efetiva contra a imoralidade na TV.

Citando os programas transmitidos pelo 2x2, o padre Prokopenko comentou que nem todos poderiam ser considerados imorais e ofensivos, e que alguns poderiam ser chamados de cristãos e defensores de valores familiares, como Os Simpsons, um de seus favoritos. Apesar de caracterizar alguns programas do 2x2 como cruéis, estúpidos e de mal gosto, o padre questionou por que os protestantes estavam se concentrando em uma emissora, quando todas poderiam ser acusadas de exibir programas violentos, cruéis e praticamente pornográficos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.