Imagem de Elseworlds

Créditos da imagem: Elseworlds/CW/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Elseworlds serve de base para o futuro, mas não lida bem com vários personagens

Crossover do Arrowverse é como o "filme do meio" de uma trilogia

17.12.2018, às 00H25.

Já se tornou tradição: todos os anos as séries que integram o Arrowverse fazem um crossover que une os heróis e conta uma história grandiosa. Crise na Terra-X foi o bem-sucedido encontro de 2017, que mostrou os heróis lutando contra suas versões nazistas. Para 2018, a ideia foi fazer uma troca de corpos entre Oliver Queen, o Arqueiro Verde, e Barry Allen, o Flash, que acordam em realidades alternativas e precisam encontrar uma forma de voltar tudo ao normal. Embora essa seja uma ideia interessante que rendeu bons momentos nos três episódios, ela evidenciou como a CW tem dificuldade em lidar com vários personagens.

O primeiro sinal é que Legends of Tomorrow, que também faz parte do Arrowverse e já esteve em outros crossovers, ficou fora de Elseworlds exatamente pela quantidade de personagens. Mesmo com essa decisão os episódios não têm equilíbrio entre o tempo de tela dos heróis. Um dos exemplos é a Batwoman (Ruby Rose), uma das personagens mais aguardadas pelos fãs. Ela aparece em Arrow, mostra como está a cidade de Gotham, mas não faz nada além de ser reativa em relação ao que acontece na cidade. A ação com a personagem se resume à uma cena e o único momento memorável é seu encontro com a Supergirl.

A Garota de Aço, aliás, é outra que sofre bastante com o enredo do crossover. Como as trocas de corpos são entre Oliver e Barry, Supergirl fica em segundo plano durante toda a trama, inclusive no terceiro episódio, que está dentro de sua série. Ela acompanha e tenta ajudar os verdadeiros protagonistas da história, mas a verdade é que não faria diferença nenhuma se ela também não tivesse participado do crossover. A única justificativa para a presença da heroína - que até tem os poderes diminuídos para a história fluir - é a participação do Superman. Como heroína solo, infelizmente, ela teve pouco a acrescentar.

Elseworlds acerta mesmo quando foca em Barry e Oliver, mostrando mais uma vez que o crossover poderia ter sido apenas entre eles. Com supervelocidade, Oliver Queen acorda no mundo de Barry Allen e percebe aos poucos que a vida do velocista não é perfeita como parece ser. Já Allen adquire as habilidades de luta e pontaria do Arqueiro e entende que o companheiro convive com ódio e raiva, que são seus combustíveis para ser um herói. Em cada pequeno momento, Barry e Oliver sentem as dores um do outro e o resultado é que a relação dos personagens cresce muito durante todo o crossover. Há, inclusive, uma boa discussão de Oliver sobre os heróis que “ganham” seus superpoderes em algum evento extraordinário e os que precisam treinar suas habilidades do zero, como ele fez.

Outro acerto do crossover é a transição natural entre os três episódios e como as histórias anteriores não afetam a compreensão do público. Mesmo para quem não assiste The Flash, Arrow e Supergirl regularmente, duas ou três linhas de diálogo estabelecem em que ponto o herói está em sua história e não é necessário assistir às temporadas inteiras. Isso mostra que a CW, apesar de pecar ao lidar com muitos personagens, sabe conduzir a história de um crossover para que o público se divirta sem grandes complicações.

Apesar dessas qualidades, Elseworlds não se destaca entre os crossovers principalmente porque tem ares do “filme do meio” de uma grande trilogia. Ele não é tão bom quanto o anterior e, mais do que desenvolver sua própria história, ele serve como uma introdução para o próximo encontro, já confirmado como a Crise nas Infinitas Terras. Agora resta aos fãs esperar que essa próxima reunião, que tem como base um dos eventos mais grandiosos dos quadrinhos, tenha mais equilíbrio e dê espaço para que cada tenha seu momento heroíco.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.