Duda Matte: "É difícil perder personagem por causa de seguidores"
Atriz e influenciadora está no elenco de Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
Créditos da imagem: Créditos: Ieda Ribeiro/Divulgação
Com apenas 20 anos de idade, Duda Matte é um dos destaques da nova geração de atores no Brasil. Depois de estrear como protagonista em longas-metragens em Ela Disse, Ele Disse, ainda com 15 anos, ela chamou a atenção no longa Meninas Não Choram, no qual raspou os cabelos para interpretar uma jovem com câncer. Atualmente no elenco de Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente, nova série nacional da HBO Max, a atriz já enfrenta um dos problemas que vem causando polêmica no audiovisual mundial: o número de seguidores em redes sociais como filtro para seleção de elenco.
Recentemente, vários artistas têm criticado publicamente o fato de que diretores de elenco estão levando em conta o número de seguidores em perfis nas redes sociais na hora de escolher um ator ou atriz para um papel. Isso significa que, mesmo que a pessoa selecionada seja uma boa profissional, ela corre o risco de perder a vaga para alguém com menos talento, mas que tenha mais "relevância" nas redes sociais.
No caso de Duda, ela trabalha nas duas frentes para que essa "condição" não atrapalhe sua carreira. Além de colecionar experiências em séries e filmes, a atriz também potencializa seus perfis nas redes sociais, que já contam com mais de dois milhões de seguidores entre Instagram e TikTok. Entretanto, ela reforça a importância não deixar que os números sejam mais importantes que o talento.
"Esse é um tópico sensível. Eu acho que é inevitável que as redes sociais, a internet, tomaram uma proporção meio incontrolável de mídia. E nos basta acho que aceitar, mas ao mesmo tempo entender como você pode usar isso a seu favor", destacou Duda em entrevista exclusiva ao Omelete.
"É muito difícil essa questão de perder personagens por conta de seguidores e tudo mais", continuou a atriz. "Mas eu acho que, quando é um projeto que precisa de bons atores, não adianta, amores. Vão ter que chamar atores bons, senão vai ser uma vergonha. Acho que nós precisamos entender como o sistema funciona agora, mas nunca podemos deixar de nos preparar."
E é exatamente desta forma que Duda Matte planeja se manter entre os destaques da geração. À reportagem, a atriz deixou claro que não pretende ficar refém dos números nas redes sociais, apesar de entender o movimento em certas ocasiões.
"Minha arma contra isso é continuar me aprimorando para ser uma atriz tão boa que ninguém vai questionar. A gente quer a Duda porque a Duda é boa, sabe? Minha forma de batalhar é ser uma atriz que eles queiram ter porque isso é realmente complicado. Nós do audiovisual brasileiro sabemos que é muito difícil a captação de dnheiro, então, às vezes, eles usam algumas pessoas que vão vender um pouquinho mais. Mas, gente, bora estudar que nossa arte vai vencer. A minha torcida é sempre essa. A meta é vencer pela arte."
Tudo sobre Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
O elenco conta com Bruna Linzmeyer, Ícaro Silva e Johnny Massaro. A trama inspirada em fatos acompanha a história de comissários de bordo que, durante a década de 1980, faz o contrabando do AZT para o Brasil. O medicamento, que era a única saída para quem fosse diagnosticado com HIV em estágio avançado, ainda não tinha a venda permitida no Brasil pela Anvisa. Massaro e Linzmeyer interpretam comissários de bordo que fazem parte da missão, enquanto Silva é Raul, um homem que trabalha em uma boate que acolhe vítimas da doença e é amigo de Fernando.
Com cinco episódios, a série tem direção-geral de Marcelo Gomes (Paloma), e direção dos episódios de Carol Minêm (Todo Dia a Mesma Noite), a partir de um roteiro de Patricia Corso (Samantha!) e Leonardo Moreira (João Sem Deus).
Na série, Duda Matte interpreta Olívia, uma jovem perspicaz e sonhadora, que aspira estudar jornalismo. Ao se aproximar da boate Paradise, ela passa a documentar a vida de um grupo profundamente impactado pela epidemia de HIV após ela mesma ter sofrido uma grande perda por causa do vírus.