Goku como Super Sayajin 3 em Dragon Ball Z

Créditos da imagem: Dragon Ball Z/Youtube/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Dragon Ball Z não foi interrompido em 11 de setembro de 2001

Delírio coletivo da internet acredita que Plantão da Rede Globo cortou momento épico do anime

Arthur Eloi
11.09.2019
12h50
Atualizada em
11.09.2019
15h14
Atualizada em 11.09.2019 às 15h14

Há 18 anos o mundo sofria uma de suas maiores tragédias quando as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, foram alvo de um ataque terrorista. Longe do ocorrido, no Brasil, nascia um delírio coletivo da cultura pop nacional que se mantém até o dia de hoje: a ideia de que a cobertura jornalística da Rede Globo interrompeu um momento importante de Dragon Ball Z.

Ao longo dos anos, incontáveis fãs do anime juraram na internet que se lembram do Plantão da Globo ter cortado a transmissão bem quando Goku estava prestes a atingir o terceiro nível de Super Sayajin. Acontece que, quando a tragédia ocorreu, a exibição do desenho sequer tinha começado, como explica a pesquisa conduzida pelo Na Telinha.

A edição da Folha de São Paulo de 11 de setembro de 2001 havia divulgado a programação da Globo para o dia. O programa infantil Bambuluá, apresentado pela Angélica,ocupava o bloco da manhã a partir das 9h30. Na época, a TV Globinho era apenas um quadro do programa, que ia ao ar por volta das 10h30 - mas a transmissão dos desenhos de peso acontecia um pouco mais tarde. Dragon Ball Z, por sua vez, só entraria ao ar a partir das 11h30, acompanhado de outros como Digimon e Power Rangers na Galáxia Perdida.

Para informar o ocorrido, segundo a TV Pesquisa da PUC-RJ, a Rede Globo lançou seu primeiro plantão, conduzido pelo jornalista Carlos Nascimento, por volta das 9h45, com duração de cinco minutos e retornando à programação normal em seguida. Pouco antes do segundo avião atingir as torres, o restante da grade foi cancelado para dar espaço para a cobertura jornalística por volta das 10h. Dessa forma, Dragon Ball Z não foi interrompido porque nem mesmo chegou a ser exibido naquele dia.

O Na Telinha vai ainda mais longe e explica que, mesmo que a transmissão acontecesse sem problemas, a transformação de Goku não aconteceria naquele dia. O evento ocorre durante o Capítulo 245, mas o episódio de 11 de setembro de 2001 seria o Capítulo 237, chamado “Vegeta Luta Por Seus Entes Queridos”.

E quanto às diferenças regionais? Como bem pontuou Bruno Leurentino no Twitter, as diferentes praças televisivas se norteavam pelo horário de São Paulo, o que não seria alterado até abril de 2008, com a implementação da Rede Fuso pela Globo.