Gabriel Leone em gravação da terceira temporada de Dom

Créditos da imagem: Laura Campanella/Divulgação/Prime Video

Séries e TV

Artigo

Dom se despedirá em grande estilo, com cenas de escalada e explosões

Omelete acompanhou gravação de sequência de ação da terceira e última temporada

Omelete
5 min de leitura
20.04.2023, às 11H18.

A terceira e última temporada de Dom, que estreia no Prime Video em 2024, promete ser eletrizante: estão previstas cenas grandiosas e impactantes como a explosão de um galpão e a queda de um helicóptero, que exigem muito trabalho de pós-produção para ficarem convincentes na tela. Mas as cenas de ação da série, que encerrou suas filmagens em março, dependem também de muito suor e planejamento. O Omelete visitou o set da produção durante a gravação de uma sequência de escalada, que o diretor Vellas considera “a mais técnica da temporada”.

Para invadir um condomínio de luxo, Dom (Gabriel Leone) precisa escalar um alto edifício e conta com a ajuda de Sandrinho Bombom (Patrick Congo). A cena, que vai ao ar no quinto episódio, foi filmada no centro do Rio de Janeiro. A equipe estava a postos às 18h, horário marcado para o início das gravações, mas toda a preparação da sequência começou bem antes, com três ou quatro visitas técnicas ao local e ensaio.

A ideia sempre foi fazer tudo na locação, o mais real possível, usando chroma-key quando necessário para dar a impressão de que o Gabriel estivesse em andares mais altos do que realmente estávamos filmando. Além das duas câmeras simultâneas, usamos muito um drone que simulava uma grua, fazendo movimentos cinematográficos que exploravam a altura elevada do prédio”, contou Vellas, que divide a direção do terceiro ano da série com Adrian Teijido.

A chuva fina que caiu no início da noite mudou a ordem das gravações. O dublê Douglas Cantudo, que gravaria só mais tarde, precisou antecipar seus takes. “De 1 a 10, o grau de dificuldade dessa cena é 10. Subo até o 11º andar, são mais de 30 metros de altura. E o prédio é muito liso, se ficar muito molhado, a cena não pode ser feita”, explicou ele, que também gravou sequências de ação na primeira temporada de Dom.

00:00/08:48
Truvid
auto skip
Laura Campanella/Divulgação/Prime Video

Ator, capoeirista e de formação circense, Cantudo usa todas essas habilidades na função, que exerce desde 2005. Mas às vezes a ficção pede alguns ajustes - enquanto ele recuperava o fôlego e bebia água no intervalo entre uma subida e outra, ouvia com atenção as instruções da direção para balançar bastante as pernas e parecer mais hesitante durante a execução da façanha de se equilibrar entre as varandas. 

Gabriel Leone se diverte em cena

Orientação parecida recebeu Gabriel Leone, que entrou em ação depois das 21h, quando a primeira etapa, que contemplava a fachada do edifício, havia sido encerrada. Em seguida, a equipe de 60 pessoas transportou os equipamentos para o segundo andar, para gravar as cenas em que Dom sobe a grade externa de uma janela e se esgueira para o andar de cima.

Cenas de ação são momentos divertidos, porque exploram situações que eu não teria contato na vida. Aprendi a andar de moto para outro personagem e acabei trazendo isso para a série. Mas não dá para fazer como Tom Cruise e Keanu Reeves, que são referências, mas têm meses de preparação. No Brasil, isso é raro”, reconheceu Leone.

Nos intervalos entre cada take, o ator assistia às imagens gravadas, concentrado, prestando atenção nos detalhes. Em determinado momento, Vellas pede que ele fique mais agarrado ao prédio na hora de subir: “Ele não é profissional, é um loucão”. Veja mais dos bastidores do vídeo abaixo: 

Laura Campanella/Divulgação/Prime Video

Quem também estava de olho na captura das melhores imagens possíveis era o supervisor de efeitos visuais Claudio Peralta, que acompanhou a gravação de perto. Nessa sequência, sua missão é garantir a ilusão de que o terraço do segundo andar em que Leone circulava desapareça na cena final, para dar a impressão de que o ator está se arriscando em uma altura bem maior.

O que poderia ser feito de forma mais conservadora, em Dom fazemos com ângulos mais desafiadores, para causar essa sensação de aventura. É uma conversa constante com a direção para ver até onde é seguro o dublê ir e onde nós entramos”, afirmou Peralta.

Encerramento da série sem Breno Silveira

Nos bastidores da gravação, alguns membros da equipe usavam uma camisa que trazia estampada uma frase usada com frequência no set por Breno Silveira, criador da série, que morreu em maio de 2022. Quando ele dizia “Excelente!”, era sinal de que o diretor, conhecido por ser muito exigente, estava mesmo satisfeito com o trabalho.

Eu tive apenas um breve encontro com ele, um mês antes de ele falecer, quando ele havia me convidado já para fazer a terceira temporada. E vi ali um cara com um brilho de fato diferente. Para mim, terminar uma história que ele começou foi muito emocionante”, disse Vellas.

Teijido, que estava no projeto desde o início, mas em uma função diferente - ele assinava a direção de fotografia até então -, diz que assumir a direção foi um grande desafio. “Encarei essa temporada como uma missão, pois conheço o olhar do Breno e todos os conceitos que desenvolvemos. Sempre me perguntava o que ele faria. Mas, por outro lado, tenho meu olhar e minhas convicções, que tento imprimir. Breno esteve presente em todos os momentos da filmagem”, afirmou.

Laura Campanella/Divulgação/Prime Video

A poucos dias de se despedir de Dom, Leone destacou que a série idealizada por Silveira trouxe grande reconhecimento artístico para todos os envolvidos. “Era o projeto de vida dele. Ele nos deixou preparados da melhor forma possível, foi um set leve, tudo fluiu bem. Acho que ele ficaria orgulhoso do resultado final. É uma história que ele batalhou muito para contar. Então, é uma grande homenagem”, declarou.

As duas primeiras temporadas de Dom estão disponíveis no Prime Video

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.