Dexter | Saiba como assistir à franquia em ordem cronológica
Série de 2006 deu origem a três spin-offs
Poucas atrações televisivas foram, com justiça, elevadas ao status de “fenômeno da cultura pop” – e Dexter definitivamente é uma delas.
Criada em 2006, a série produzida pelo canal norte-americano Showtime conquistou uma legião devotada de fãs ao redor do mundo, que perdura – e cresce – até os dias atuais.
O êxito foi tamanho que as oito temporadas do programa não foram suficientes para saciar a sede desse público pelo personagem e suas nuances.
Foi surgindo, então, a necessidade contínua de ‘ressuscitar’ Dexter Morgan (simbólica e literalmente) através de spin-offs, que ora davam sequência à linha narrativa tradicional, ora buscavam desvendar as origens dessa mente maquiavélica e brilhante, homicida e justiceira.
Conheça a seguir a ordem cronológica exata das séries da franquia:
1. DEXTER: PECADO ORIGINAL (2025)
Embora esteja entre os títulos mais recentes da franquia, é o que escava mais a fundo os primórdios do personagem. Estamos em 1991, 15 anos antes do período mostrado na série original.
Somos apresentados a um Dexter (Patrick Gibson) de 20 anos, universitário, lidando com seus jovens impulsos assassinos, já sob a mentoria direta do pai adotivo, Harry Morgan (Christian Slater) – falecido na narrativa-matriz. Michael C. Hall, o Dexter maduro, participa como narrador.
Pecado Original tem por enquanto somente uma temporada completa, de dez episódios, lançados entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano. A renovação para uma segunda temporada, entretanto, já foi confirmada em abril.
2. DEXTER (2006-2013)
É a série onde tudo começou aos olhos do público. Contou com quase 100 episódios, divididos em oito temporadas.
Aqui, conhecemos Dexter (Michael C. Hall) já adulto, trabalhando como analista forense e ocultando por trás de uma fachada insuspeitável a face de maníaco justiceiro – conforme o “Código de Harry”, criado por seu pai (James Remar) e melhor enunciado na prequela recém-lançada.
3. DEXTER: NEW BLOOD (2021)
Continuação direta da série-matriz, durou surpreendentemente apenas uma temporada, de dez episódios. Seu foco é a vida de Dexter sob a nova identidade de Jim Lindsay, na fictícia cidade de Iron Lake, após ter forjado a própria morte na conclusão do título anterior.
Dexter/Jim agora é um pacto vendedor de artigos esportivos e tem uma relação amorosa estável com Angela Bishop (Julia Jones), a chefe de polícia local. Esse equilíbrio é posto em risco, entretanto, com o reaparecimento de seu filho, Harrison (Jack Alcott), reivindicando um acerto de contas com o passado.
4. DEXTER: RESSURREIÇÃO (2025)
À distinção dos demais títulos, Ressurreição é uma obra em plena exibição – os dez episódios de sua primeira temporada devem ser concluídos em setembro.
É uma sequência direta de New Blood, trazendo de volta, além do protagonista, outros personagens do ciclo anterior, como Harrison e o capitão Angel Batista (David Zayas). Promove também o retorno de James Remar ao papel de Harry Morgan, pai e mentor de Dexter, já vivido pelo ator na série de 2006.
A produção de uma segunda temporada de Dexter: Ressurreição ainda não foi confirmada.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários