Depois da Festa mistura comédia e investigação criminal; conheça os suspeitos

Créditos da imagem: O elenco de Depois da Festa do Apple TV+ (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

Depois da Festa mistura comédia e investigação criminal; conheça os suspeitos

Série de Phil Lord e Chris Miller passeia por gêneros para tentar desvendar assassinato

Caio Coletti
28.01.2022, às 15H41

Vou contar um segredo, mas vocês vão achar entediante”, brinca Chris Miller, o criador e diretor de Depois da Festa, durante entrevista ao Omelete. Ele explica a seguir que os nomes dos principais personagens da série do Apple TV+ foram pensados propositalmente para se encaixar em uma fórmula matemática: A (Aniq), B (Brett), C (Chelsea), D (Danner), W (Walt), X (Xavier), Y (Yasper) e Z (Zoe). Foi assim, reduzindo as pessoas no centro de sua história a letras em um quadro branco, que ele bolou a complicada investigação de assassinato em torno da qual a série gira.

Queria que as pessoas chegassem ao final e pensassem: ‘Ah, eu deveria ter prestado atenção nisso, porque teria descoberto o assassino antes!’”, admite Miller. Em Depois da Festa, a vítima é Xavier (Dave Franco), popstar e ator badalado que volta à sua antiga escola do ensino médio décadas depois, para uma reunião de turma. É no pós-festa organizado por ele em sua mansão que algum de seus colegas o empurra da sacada, levando a policial Danner (Tiffany Haddish) a obrigar os suspeitos a permanecerem na casa para que possa entrevistá-los, um por um, durante a noite.

Há uma reviravolta adicional nessa história, no entanto, que é essencial para devolver aos personagens a humanidade que poderia ter faltado naquele esquema “matemático” idealizado por Miller. Conforme cada um dos sete episódios de Depois da Festa reconta os acontecimentos da noite do ponto de vista de um dos suspeitos, a série assume o estilo visual e narrativo de um gênero cinematográfico diferente - épico de ação, musical, terror psicológico, comédia romântica, thriller policial, e até mesmo animação.

Eu cresci como um grande fã de mistério, lendo Agatha Christie e assistindo a Columbo na televisão. E daí, um tempo atrás, eu reassisti Rashomon, e pensei: ‘Cara, seria legal contar uma história de mistério desse jeito’”, explica Miller, citando o clássico de Akira Kurosawa em que a mesma história é recontada por vários ângulos diferentes. “Cada suspeito vê o mundo de uma forma, e ao mostrar isso nós poderíamos plantar pistas em uma das histórias que só fariam sentido quando você ouvisse uma das outras”.

Daí nasceu um conceito mais profundo que, além da diversão óbvia derivada de pular de um gênero para outro durante os episódios, faz refletir sobre como nos relacionamos hoje em dia. “Um dos nossos temas é 'não julgue um livro pela capa'. Todo mundo tem as suas próprias m*rdas pra lidar, e a vida é difícil para todo mundo. Depois da Festa nos convida a dar um passo para trás em nossos julgamentos e perceber que há muitas camadas diferentes em cada indivíduo”, define o astro Ben Schwartz.

Abaixo, conheça os seis principais suspeitos de Depois da Festa:

Brett

Ike Barinholtz como Brett em Depois da Festa (Reprodução)

Nunca vá a nenhuma situação social com uma missão!”, aconselha Ike Barinholtz, que interpreta Brett na produção. Um tipo machão que teve seu auge no ensino médio” (nas palavras do próprio ator), ele acabou de se separar da esposa Zoe (Zoë Chao) e chega à reunião de turma pensando em reconquistá-la ou, no mínimo, impedi-la de flertar com outra pessoa.

O gênero do episódio de Brett, o segundo da temporada, é a ação. Sou fã desse tipo de filme”, admite Barinholtz. Amo todos os que você espera que eu ame, como Duro de Matar, mas também amo os filmes de Steven Seagal, por exemplo. [...] Adorei dar e levar socos, pular de carros em movimento, dizer frases de efeito... mas também adorei como pegamos tudo isso e misturamos com humor e drama. A vida de Brett está desmoronando e ele é muito burro. Brett tem aquela energia de pai divorciado”.

Zoe

Zoë Chao como Zoe em Depois da Festa (Reprodução)

O capítulo de Depois da Festa dedicado a Zoe, produzido em formato de animação, literaliza a complexidade dela ao transformar cada um de seus lados (a mãe superprotetora, a aventureira, a “good vibes”) em um personagem separado. Zoë Chao amou a liberdade da dublagem: “Pude me soltar dentro da cabine de gravação, sem me importar com as expressões loucas que estava fazendo, ou com o quanto eu estava suando”.

Foi divertido explorar as diferentes facetas de uma pessoa, porque todos nós somos seres humanos robustos, temos muitas cores dentro de nós”, comenta ainda. Definindo a personagem como uma mãe recentemente solteira com frustrações românticas e profissionais evidentes, a atriz aponta que Zoe chega à reunião de turma com a vontade de abandonar o jogo seguro” que definiu sua vida até aqui.

A presença do ex-marido dificulta essa missão, é claro. O que Brett e Zoe estão passando é algo que muitos casais passam. Acho que os dois se amavam no começo, mas cresceram em direções opostas, e erros foram cometidos. O relacionamento deles seguiu o seu curso natural, e agora eles estão enfrentando o dilema de continuar ou não. Espero que seja reconfortante para os espectadores que estejam passando por algo similar”, diz Chao.

Aniq

Sam Richardson como Aniq em Depois da Festa (Reprodução)

Um pouco de Tom Hanks, uma pitada de Hugh Grant, uma dose generosa de Ben Stiller - o ator Sam Richardson se inspirou em grandes astros de comédias românticas (gênero dominante do seu episódio, o primeiro da série) para construir Aniq, um cara afável, charmoso e confiante, mas não inteiramente confiante”.

Apaixonado por Zoe desde a adolescência, ele ficou sabendo da separação da amada e acredita que essa pode ser sua chance. O histórico complicado do relacionamento dos dois é esclarecido em um capítulo de flashback, o 5º da temporada, que Richardson descreve como uma montanha-russa de emoções: “Acho que esse papel me causou nostalgia pela juventude, no sentido de me lembrar como era ter tanta energia, e como era não saber de nada, mas ter certeza que sabia de tudo”.

Yasper

Ben Schwartz como Yasper em Depois da Festa (Reprodução)

Melhor amigo de longa data de Aniq, o divertido Yasper de Ben Schwartz vai à reunião de turma esperando encontrar Xavier, que no ensino médio foi seu colega de banda. Agora, ele almeja que o popstar “abençoe” uma de suas composições com um verso, catapultando-o para o sucesso. Naturalmente, o episódio de Yasper (3º na ordem da temporada) é um musical.

Minha mãe é professora de música no Bronx há 53 anos. Sempre assistimos muitos musicais em casa, e eu cheguei a participar do coral da escola, mas nunca fiz teste para o musical escolar, porque fiquei com medo de não ser bom o bastante”, admite Schwartz. “Então, quando Chris me disse que eu ia dançar e cantar nessa série, fiquei muito nervoso, mas muito animado também”. 

O ator relata que teve aulas de técnica vocal e coreografia, mas nem por isso as filmagens foram fáceis: “Eu descobri que cantar e dançar ao mesmo tempo é difícil pra c*ralho. Fiquei ofegante o tempo todo, enquanto os dançarinos ao meu redor faziam tudo sem piscar, o que me fez respeitar esses profissionais ainda mais. Não sei se terei a oportunidade de fazer isso de novo, porque não sei se as pessoas vão gostar do resultado, mas me diverti muito, foi algo libertador e a realização de um sonho.

Chelsea

Ilana Glazer como Chelsea em Depois da Festa (Reprodução)

De Broad City a final girl: Ilana Glazer encarna Chelsea, cujo episódio é filmado no estilo de um terror psicológico, em Depois da Festa. Ela tinha tudo no ensino médio, era presidente de classe, uma garota popular. Mas, infelizmente, um evento meio típico da adolescência de muita gente mudou o curso da vida dela, e agora ela é uma bagunça de pessoa”, define a atriz.

A personagem - e seu problema de abuso de álcool - é a que mais muda de acordo com a perspectiva, indo de vítima perseguida em seu episódio a agente do caos na visão dos colegas. Foi divertido interpretá-la, porque ela acredita tanto em sua perspectiva. Dentro da minha cabeça, eu estava dizendo o tempo todo: 'Chelsea, garota, calma aí, nem tudo é como você acha'. Foi quase uma viagem psicodélica, porque você tem que se entregar à visão dela e ir até o fim”, comenta Glazer.

Fazer Depois da Festa, inclusive, parece ter sido uma experiência transformadora para a atriz:Acho que esse tema que a série trouxe da perspectiva, do quão maleável é a realidade a partir de cada ponto de vista, realmente expandiu a minha mente. Eu cresci como pessoa nesse trabalho, para além do exercício de atuação”.

Walt

Jamie Demetriou como Walt em Depois da Festa (Reprodução)

É difícil definir Walt, que na série serve como catalisador da nossa viagem ao passado no 5º episódio - isso porque, segundo o próprio intérprete do personagem, Jamie Demetriou, ele não tem muita personalidade”. Walt não descobriu quem ele é ainda, porque está sempre muito preocupado com o que as outras pessoas pensam dele. Essa é uma ótima lição para todos nós: pare de se preocupar se alguém sabe que você existe, e simplesmente exista”, comenta.

Como resultado, Walt serve como uma espécie de figurante ativo de Depois da Festa, sempre no fundo das cenas mais importantes e tentando se sentir “parte da turma”. Ao mesmo tempo, ao se colocar no meio de conversas das quais não faz parte ou ser confundido com garçons e empregados, Demetriou é dono de algumas das gargalhadas mais memoráveis da série.

A questão da perspectiva que a série traz é que, essencialmente, todos os personagens estão mentindo, estão contorcendo as coisas para se encaixar em suas visões”, reflete o ator. “E isso é uma ótima fundação para uma série cômica, porque a mentira é a base de todo tipo de comédia. Personagens engraçados são personagens que tentam ser quem eles não são”.

Depois da Festa estreou com os três primeiros episódios hoje (28) pelo Apple TV+, e seguirá lançando capítulos semanais às sexta-feiras.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.