Demon Slayer

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Lista

Entenda o sucesso de Demon Slayer

Interesse online pelo anime alavancou as vendas do mangá; saiba o que esperar do filme

Fábio Garcia
16.10.2019
17h22

Lá pelo começo de agosto deste ano de 2019, o nome Demon Slayer apareceu do nada em meio aos assuntos mais discutidos do Twitter. Essa posição nos trending topics, que costuma receber termos de grande impacto no público da rede social, foi causada "apenas" pela repercussão positiva do episódio de número 19 do anime baseado no mangá de mesmo nome. Toda essa divulgação atiçou a curiosidade de muitas pessoas que nunca tinham ouvido falar do título. Mas, afinal, o que é Demon Slayer?

A história do caçador de demônios

Demon Slayer
Divulgação

Demon Slayer é aquele tipo de mangá simples e recheado de clichês, porém a diferença é que tudo isso é bem executado. A trama mostra um jovem rapaz chamado Tanjiro que trabalha para ajudar sua família composta por uma mãe e vários irmãos. Um dia ele sai para realizar uma venda longe de casa e quando retorna encontra quase todos seus familiares mortos pelas mãos de onis (demônios japoneses). A única sobrevivente é sua irmã Nezuko, mas ela parece ter sido contaminada por demônios e está prestes se transformar em um oni, embora ainda mantenha o lado humano.

Enquanto busca ajuda para salvar sua irmã, Tanjiro esbarra com um guerreiro chamado Giyu, pertencente a um grupo de exterminadores de demônios. Usando habilidades inesperadas e um talento com seu olfato incrível, Tanjiro convence Giyu que evitará a transformação de Nezuko em um oni que ataca humanos. Giyu acaba se impressionando com a luta com Tanjiro e o orienta no caminho para se tornar mais forte enquanto busca a cura para Nezuko.

A partir daí acompanha-se um típico "shonen de lutinha", tal qual Naruto ou Dragon Ball: Tanjiro começa a treinar, conhece companheiros com habilidades de luta variadas e tenta proteger Nezuko a qualquer custo. A diferença de Demon Slayer para qualquer outro mangá do gênero é o carisma dos personagens e do universo da história.

Conhecido originalmente como "Kimetsu no Yaiba" (algo como "a lâmina que destrói demônios") o mangá é relativamente recente no Japão, se comparado a sucessos como My Hero Academia. Demon Slayer começou a ser publicado na Shonen Jump (a maior antologia de mangás do Japão) no começo de 2016, e até o momento acumula 17 volumes encadernados, sem previsão de lançamento oficial no Brasil. O mangá é produzido por Gotouge Koyoharu, que por si só já é um mistério: embora acredite-se que seja uma autora, seu gênero nunca foi confirmado.

O sucesso do anime

Demon Slayer
Divulgação

O anime estreou dois anos após o início do mangá, produzido pelo estúdio Ufotable (conhecido por cuidar da série FATE). Nas mãos do produtor Yumi Takahashi, Demon Slayer ganhou mais qualidades com sua versão animada, que conta com uma qualidade estética primorosa e efeitos lindos nos momentos de ação.

O ápice da animação, tanto no visual quanto no roteiro, veio no tal episódio 19 citado no começo da matéria, em que Tanjiro enfrentava o primeiro dos Doze Demônios da Lua em uma luta emocionante. No meio de tudo aquilo, o espectador ainda era surpreendido com algumas revelações do passado dos personagens principais.

A empolgação geral do público causou um efeito direto bem esperado: o êxito de vendas do mangá. Os volumes encadernados começaram a vender de forma explosiva e o interesse do público parecia aumentar com o passar dos episódios. A situação chegou num ponto em que está difícil encontrar os volumes nas livrarias japonesas! No lugar destinado aos volumes de Demon Slayer, o mais comum tem sido encontrar um aviso da livraria comunicando o esgotamento e pedindo paciência dos leitores até a reposição pela editora Shueisha.

Com essa explosão de vendas, Demon Slayer ultrapassou dois pesos pesados que estavam com boas vendas, My Hero Academia e The Promised Neverland. No último ranking de vendas de mangás no Japão, apareceu em segundo lugar, com um número de volumes vendidos acima da soma de todos os outros títulos da lista, do 3º ao 10º lugar! O volume de vendas está tão absurdo que ameaça até a soberania do até-então invicto One Piece, que está só um pouco acima das vendas de Tanjiro e seus amigos.

O que esperar daqui pra frente?

Ao final da primeira temporada de Demon Slayer, os fãs foram pegos de surpresa com um anúncio inesperado: o próximo arco do anime, compreendendo as aventuras de Tanjiro no Trem Infinito, não será adaptado em uma nova temporada de anime, e sim em um longa-metragem produzido pela mesma equipe da série televisiva.

O arco, que é o sétimo da história, mostrará Tanjiro, Zenitsu e Inosuke embarcando no tal trem em busca de Kyojuro Rengoku (que apareceu nas "cenas pós-créditos" ao final da primeira temporada, em meio a chamas). Esse arco acontece no meio da viagem mesmo e trará batalhas emocionantes de Tanjiro e Kyojuro contra membros do grupo dos Doze Demônios.

Embora seja estranho que o próximo arco seja adaptado em formato de filme em vez de ser parte de uma nova temporada, os fãs ficarão bem ansiosos com a continuação das aventuras. E, a julgar pelas vendas recentes de mangás, capaz desse ser um novo sucesso de bilheteria.