Séries e TV

Artigo

Amor por Avril e mais: Maisa e Camila Queiroz contam segredos de De Volta aos 15

Série teen sobre viagem no tempo é a nova aposta nacional da Netflix

Omelete
4 min de leitura
Pedro Henrique Ribeiro
23.02.2022, às 19H45

Baseada no livro homônimo de Bruna Vieira, a série De Volta aos 15, da Netflix, conta a história de Anita, uma jovem que após acessar seu antigo floguinho (uma espécie de blog focado em fotos, tipo o Instagram) descobre uma maneira de retornar 15 anos no passado. Para recriar essa história, o streaming recorreu às estrelas Maisa e Camila Queiroz, que interpretam a protagonista na fase adolescente e adulta, respectivamente. Enquanto Maisa vive Anita no auge dos anos 2000, Camila interpreta uma versão mais madura, já em 2022.

A ideia pode lembrar muito De Repente 30, filme em que Jennifer Garner vive uma adolescente no corpo de uma mulher adulta. Mas, na série da Netflix, Maisa precisa interpretar uma menina com uma cabeça muito a frente do seu tempo. E, para viverem a mesma personagem, tanto ela quanto Camila precisaram criar uma forte conexão e compartilhar seus gostos.

"Eu e a Cami estávamos muito empenhadas desde o começo. No primeiro dia, eu já mandava mensagem ‘Cami, fiz tal cena’ e ela: ‘Ma, fiz isso assim e assado. E a gente fez tudo [juntas] desde o andar, a voz, os trejeitos, as dancinhas…”, contou Maisa em entrevista ao Omelete. “Acho que a única coisa que eu não consegui fazer foi a voz da Maisa", acrescentou Camila. "Eu queria muito ter conseguido fazer o timbre dela. Mas de resto, estou muito orgulhosa do nosso trabalho, do que criamos juntas, porque a gente se observou demais”.

Camila Queiroz na série De Volta aos 15 (Netflix/Divulgação)
Maisa e Camila Queiroz na série De Volta aos 15 (Netflix/Divulgação)

Durante muitos anos na TV Globo, Camila Queiroz acumulou grandes papéis nas novelas como Êta Mundo Bom! e Verdades Secretas, até seu contrato não ser renovado no ano passado. Com isso, De Volta aos 15 será a primeira série da atriz fora da emissora, e ela se diz empolgada. “É a minha primeira série em uma plataforma de streaming. Acho que toda a experiência é diferente, e essa plataforma enorme também é uma oportunidade de levar o meu trabalho para o exterior”.

Descoberta e nostalgia

A série foca na fase adolescente de Anita, o que deixa o espectador mais tempo acompanhando as várias referências aos anos 2000, como músicas, acessórios, roupas, gírias e muito mais. Toda essa explosão de nostalgia ajudou muito na hora da dupla incorporar a personagem. Camila reviveu muitas coisas, como seu amor pela cantora Avril Lavigne. “Eu as escutei muito [as músicas dos anos 2000] para gravar a série. A gente tem uma playlist de De Volta Aos 15 e escuta muito. A Maisa também, porque não era muito a geração dela. Eu era obcecada por Avril Lavigne, ouvia os discos dela de trás para frente”.

Maisa na série De Volta aos 15 (Netflix/Divulgação)
Maisa na série De Volta aos 15 (Netflix/Divulgação)

Maisa, de 19 anos, não tem tantas coisas para resgatar, mas diz que a personagem pode ensinar ao público adolescente lições como não julgar pela aparência e olhar mais para si mesmo: “A gente tem que ter um pouco de calma e paciência porque a Anita acha que ela pode mudar todo mundo e pode mandar na vida de tudo mundo. Eu acho que os adolescentes não têm, necessariamente, essa postura, mas a gente tende a julgar muito os outros por conta das redes sociais. A gente julga baseado nas aparências, antes de conhecer as pessoas”.

A jovem atriz já aparecia na Netflix em títulos como Pai em Dobro, e agora vai protagonizar sua primeira série do catálogo. Perguntamos para Maisa qual produção do streaming ela gostaria de ver fazendo um crossover com De Volta aos 15 e a escolha foi uma produção do outro lado do oceano: “Não tem como não dizer que é Emily em Paris”. E provocou: “Acho que é meio óbvia, e no último episódio vocês vão entender o motivo.”

Apesar de ser voltada para o público adolescente, a trama carrega referências que muitos podem não entender, mas isso é feito de modo que todos consigam aproveitar, independentemente da idade que tenham. A dupla Maisa e Camila realiza um trabalho divertido e eficiente na hora de trazer a Anita dos livros para as telas e proporciona um resultado muito legal. Com muita nostalgia, referências e bom humor, De Volta aos 15 chega ao catálogo da Netflix na próxima sexta-feira (25).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.