Imagem de Steven Universo: o Futuro

Créditos da imagem: Steven Universo: o Futuro/Cartoon/Divulgação

Séries e TV

Crítica

Steven Universo: o Futuro

Animação de Rebecca Sugar faz história ao falar de sentimentos e amadurecimento de forma incrivelmente doce

31.03.2020, às 13H35.

A sensibilidade de Rebecca Sugar gera admiração. Com histórico de roteirista na animação Hora de Aventura (Adventure Time), a artista encontrou o espaço que precisava para construir sua história em Steven Universo, um belo trabalho autoral que chega ao fim com a temporada intitulada de Futuro. Sugar teve a sensibilidade de mostrar facetas não tão perfeitas de seu protagonista e fez tudo isso de forma simples e doce.

A animação estreou em 2013 e, de certa forma, foi finalizada em 2019 com Steven Universo: o Filme, longa animado que mostrou o que seria o clímax de sua história. Após tantos anos se remoendo pelas ações de sua mãe, Rose Quartz, Steven finalmente conhece as Diamantes e, com seu jeito único, muda a realidade do Planeta Natal (Homeworld). O protagonista tem no filme seu fechamento e final feliz. O que a temporada Futuro traz é exatamente o que acontece depois do "felizes para sempre".

Quando o novo ano começa, o universo está em paz e a Terra não é mais ameaçada pelas Diamantes. Steven criou um lugar chamado Little Homeschool, onde as Gems que foram corrompidas anteriormente podem encontrar uma forma de viver. Já aqui Sugar começa a plantar sementes dos defeitos de Steven. Ainda que seja com boas intenções, ele tenta controlar o que as Gems vão fazer, forçando-as a sair de suas zonas de conforto, sendo que muitas delas não desejam isso. Ao tentar fazer o bem, Steven se torna controlador, repetindo os erros daqueles que ele tanto criticou antes. 

No decorrer da curta temporada, que tem apenas 20 episódios de aproximadamente 10 minutos cada, a personalidade de Steven muda aos poucos. Ao invés do garoto feliz que transformava a vida das pessoas com sua positividade, o protagonista não consegue lidar com os traumas que sofreu ao longo dos anos, como batalhas entre as Gems, viagens ao espaço e a dúvida sobre o quanto dele vem de sua mãe. A capacidade que Sugar tem de condensar tantos temas em um espaço de tempo tão curto, com tanta simplicidade é o que torna Steven Universo uma produção tão especial. Ele é sim um desenho para crianças, mas é carregado de camadas que caminham junto com sua ilustrações cheias de cores e magia.

O desenvolvimento de Steven na temporada segue difícil. Ao mesmo tempo em que está numa fase da juventude em que “não quer ser tratado como criança”, ele sente falta de quando as coisas eram mais simples e tem saudade dos amigos. Para Steven, todos estão seguindo em frente e ele ficou para trás no meio de suas confusões com as Gems. O protagonista se ressente ao extremo por não ter tido a oportunidade de uma vida comum, com as mesmas preocupações dos garotos de sua idade. Ainda muito novo, Steven estava salvando sua cidade e o universo da destruição e isso tem consequências.

Cicatrizes

O deslocamento do personagem é palpável. Ele não se sente nem humano suficiente para interagir com garotos de sua idade, nem acha que é mais necessário no mundo das Gems, agora que está tudo em paz. Em sua busca desenfreada por se encontrar, Steven deposita todas as suas expectativas em Connie e acha que o amor entre eles será a solução para tudo, já que, quando está com ela, ele se sente incrivelmente bem. Quando ela rejeita tal conceito, deixando claro que ele precisa se entender antes de assumir um compromisso mais sério, o último fio que estava mantendo Steven bem se parte.

Rejeitado, confuso e com medo, o doce Steven Universo se transforma literalmente em um monstro no episódio “I Am My Monster”, e a analogia aqui é clara: Rebecca Sugar está falando sobre ansiedade e depressão. Steven se transforma em um monstro porque acredita ser um. Ele acha que não merece mais amor, que todos ao seu redor devem ficar longe dele. Isolado e triste, suas emoções emergem como uma criatura parecida com um Godzilla rosa. Neste momento, todos tentam soluções milagrosas, exatamente como fazem com uma pessoa com depressão.

A Diamante Amarelo tenta consertar sua forma física, a Diamante Azul tenta fazer ele se sentir feliz com uma sensação passageira (remetendo aos remédios antidepressivos) e a Diamante Branco tenta fazer Steven se ver pelos seus olhos. Nada disso funciona, assim como não há soluções fáceis para a depressão. É importante ter ajuda, como o tratamento médico, mas a mensagem final que Sugar passa é que não há nada mais importante neste processo do que o amor. É só quando Steven permite que as pessoas entrem em sua vida, que ele realmente chora todas as suas tristezas e deixa de ser um monstro. 

Não é fácil superar uma depressão e também não é simples ajudar alguém que está com esse problema. As pessoas se fecham, mentem dizendo que estão bem, assim como Steven fez quando Connie ligou para ele. Mas a única forma de ajudar alguém quem está com depressão é não desistindo. Mesmo com recusas, mesmo que a pessoa brigue e se afaste, mesmo que seja difícil. No fim das contas, “I Am My Monster” é muito mais para os amigos e família de alguém com depressão, do que para a pessoa em si. Rebecca Sugar mostra de um modo extremamente delicado que é possível melhorar e que, tendo o apoio que precisa, qualquer pessoa pode superar um momento tão difícil.

Para alguns fãs, o episódio de encerramento “The Future” foi um pouco decepcionante por não responder todas as perguntas deixadas em aberto ao longo dos anos. Havia muita expectativa, por exemplo, para mais revelações sobre Rose Quartz e explicações de por que a mãe de Steven tomou atitudes questionáveis, como o abandono de Spinel. A impressão que fica é que Sugar não esqueceu de nada disso, mas preferiu dar espaço para discussões maiores nesta temporada final, deixando que os fãs completem as pontas soltas com teorias e conversas nas redes sociais.

Assim como a família de Steven não terminou com sua partida para viajar pelo país, a sensação é que a animação terminou sua trajetória aqui, mas ela não acabou realmente e continua existindo no coração de milhares de fãs ao redor do mundo. Obrigada por tudo, Rebecca Sugar. Mal podemos esperar para ver o que você fará em seguida.

Nota do Crítico
Excelente!
Steven Universo: o Futuro
Encerrada (2020-2020)
Steven Universo: o Futuro
Encerrada (2020-2020)

Criado por: Rebecca Sugar

Duração: 1 temporada

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.