Cena de Mentirosos (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Mentirosos (Reprodução)

Séries e TV

Crítica

Mentirosos despe pretensões cult do livro e abraça a novelinha teen

Série do Prime Video está em seu melhor como drama de família privilegiada

Omelete
4 min de leitura
18.06.2025, às 18H47.

Mentirosos tinha um problema. Por mais que tenha sido um fenômeno editorial, em grande parte alimentado por sua estrutura fundamentada em um grande plot twist e pela mistura de apelos mercadológicos certeiros (mistério de classe alta + romance adolescente), o livro de E. Lockhart tinha um calcanhar de Aquiles que estava mais para buraco gigantesco no meio do coração: Cadence Sinclair. Num mundo em que protagonistas femininas ainda são admoestadas por não serem “amáveis” o bastante, enquanto personagens masculinos têm espaço de sobra para trafegar no cinza moral, Cadence virava as expectativas pelo avesso. Ela tinha a aliança inquebrantável da voz narrativa de Lockhart, quando… bom, talvez simplesmente não merecesse ter.

De fato, havia ali uma corrente subterrânea de solidariedade pelos Sinclair que eventualmente envenenava Mentirosos a um ponto que o tornava confuso: o livro passa 200 e poucas páginas nos mostrando todos os motivos pelos quais esses ricaços são terríveis e tóxicos, consigo mesmos e com os outros, só para pedir que sintamos pena deles no final. Não rolou para muita gente, embora o poder de uma boa fofoca os tenha feito virar as páginas até o final de qualquer forma. E, assistindo à adaptação de Mentirosos para o Prime Video, fica abundantemente claro que não rolou também para Julie Plec (The Vampire Diaries) e Carina Adly Mackenzie (Roswell, New Mexico), as showrunners da série.

Criadas no celeiro da CW dos anos 2000 e 2010, local e período que representou o pináculo das novelinhas teen estadunidenses, Plec e Mackenzie fazem de tudo para transformar Mentirosos em um draminha mais simpático - e o caminho que encontram, é claro, passa por dispositivos narrativos consagrados do gênero que conhecem melhor. Daí que o romance de Cady (Emily Alyn Lind) e Gat (Shubham Maheshwari) ganha mais espaço na trama, os conflitos raciais de Harris (David Morse) com o rapaz de ascendência indiana são extrapolados para além das micro agressões, e as lutas das irmãs Sinclair (Caitlin Fitzgerald, Mamie Gummer e Candice King) com dependências químicas, infidelidades e agressões ganham os holofotes ao invés de permanecer difusas no fundo da luta de Cady para recuperar suas memórias.

Essa Mentirosos, enfim, está plantada firmemente no terreno do folhetim - e por aqui é muito mais fácil engolir a ideia de se importar profundamente com um bando de milionários e os joguinhos psicológicos que os despedaçam. Afinal, qualquer fã de Manoel Carlos ou Walcyr Carrasco tem décadas de prática nesse esporte. O que Mentirosos, a série, realmente faz é expor o quanto a pretensão estragou Mentirosos, o livro. Lockhart, talvez ansiosa por mostrar que suas habilidade classicamente lapidadas iam além de historinhas românticas pré-adolescentes (ela ficou famosa com o quarteto Ruby Oliver, encabeçado pelo best-seller The Boyfriend List), sentiu a necessidade de embrulhar só mais uma história teen melodramática em descrições pseudo poéticas e pseudo críticas sociais que desmoronavam diante da necessidade rasa de um final que pintasse a protagonista como algo além de uma herdeira mimada mantendo a tradição da família.

Plec e Mackenzie, por sorte, não demonstram ter nem sombra dessa mesma necessidade de validação. A sua Mentirosos, portanto, tem mais espaço para ser televisão cartão-postal sem culpa, com uma montagem ágil e tomadas luxuosas dos campos verdejantes e montes pedregosos de Beechwood, a ilha privada dos Sinclair; e também mais espaço para ser um compilado instigante de fofocas privilegiadas, que no campo adulto se delicia em performances camp como a de Candice King (excelente na construção de uma Bess compacta e chiliquenta), e deixa à deriva atores até melhores, mas mais dados a sutileza, como Fitzgerald. É difícil ficar bravo com a série por isso, no entanto, porque os adultos nunca foram os protagonistas aqui.

Mentirosos, olha só, é sobre os Mentirosos - apelido carinhoso recebido por Cady e Gat junto com os primos Johnny (Joseph Zada, em desempenho explosivo que o aponta na direção do estrelato) e Mirren (Esther McGregor) -, e cada um dos quatro é construído sob medida para ganhar o coração do público jovem. Como bônus, é claro, nenhum deles acaba essa história perpetuando as toxicidades de seus pais, e o roteiro nunca nos pede para sentir pena deles. Menos realista, talvez, mas Plec e Mackenzie sabem que nos aproximamos de algo como Mentirosos procurando catarse, muito antes de procurarmos realismo. Derrubar impérios, quebrar ciclos, e a coisa toda - esse papo de adolescente.

Nota do Crítico
Bom

Mentirosos

Criado por: Julie Plec, Carina Adly Mackenzie

Onde assistir:
Oferecido por

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.