Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Crítica

Doctor Who - 11ª Temporada

Jodie Whittaker combina a autoridade e compaixão dos Doutores clássicos com o carisma dos recentes para dar nova e otimista identidade ao seriado da BBC

AE
30.12.2018, às 14H01.
Doctor Who - 11ª Temporada

Créditos da imagem: Doctor Who/BBC/Divulgação

Regenerações são facilmente os momentos mais empolgantes de Doctor Who. A troca de intérpretes do protagonista abre inúmeras possibilidades de novas histórias e novos personagens. A chegada de novidades nunca foi tão forte quanto na 11ª temporada, já que o seriado teve a entrada de Chris Chibnall (Broadchurch) no posto de showrunner e, claro, um novo rosto para comandar a TARDIS: Jodie Whittaker como a 13ª Doctor.

Não é de agora que a BBC tentava emplacar uma nova era para a série: ainda que Peter Capaldi seja o ator mais experiente a assumir o posto a partir de 2005, seu Doutor sofreu com roteiros inconsistentes e pouco impactantes - o que se tornou ainda mais agravante por se passar após a fase altamente popular de Matt Smith. O 10º ano tentou recomeçar, colocando a vasta mitologia do programa de plano de fundo e guiando o espectador pela perspectiva de Bill (Pearl Mackie), uma nova companion, mas o fim iminente da jornada do 12º Doctor impediu que isso servisse como ponto de partida para novas aventuras de Capaldi, já que tudo que foi conquistado não seria utilizado futuramente.

Omelete Recomenda

A produção utiliza fórmula parecida para Whittaker. A Doutora não carrega nenhum dos companheiros, inimigos ou pontas soltas de seu antecessor. O universo do programa é apresentado novamente, mas sem o tom explicativo que marcou a temporada de Christopher Eccleston, de 2005. Para o padrão atual de Doctor Who, essa nova era tem uma abordagem minimalista ao conceito do seriado: a protagonista junta colegas para viajar o espaço-tempo, sem o gancho de uma grande ameaça ao universo, questões misteriosas ou sequer um vilão principal - apenas o espírito aventuresco dos personagens e o desejo de fazer o bem. É uma temporada que funciona quase como um procedural, em que a Doutora e seus amigos semanalmente viajam pela história ou por civilizações alienígenas resolvendo problemas que aparecem em contos isolados.

Como ano introdutório, isso funciona muito bem. A Doutora é consistente ao longo de todos os episódios, sempre deixando claro ser contra a violência e tendo como objetivo a resolução pacífica. É uma caracterização mais puxada às versões originais do personagem - o Doutor só foi mesmo virar um "herói de ação" a partir da era de Eccleston -, mas combinando essa autoridade clássica com o bom-humor e sagacidade dos atores mais recentes.

Essa combinação dá certo pelo talento de Whittaker. A atriz passa aos espectadores a curiosidade e bom-humor da viajante espacial, mas também não deixa a desejar na carga dramática e emocional que momentos delicados pedem. A produção entendeu com quem está lidando, e faz bom uso de sua experiência teatral ao colocá-la em cenas mais longas, com poucos cortes. Whittaker acerta o raro equilíbrio entre talento puro e personalidade marcante e divertida.

Olhando Pelo Lado Positivo

Na última década a televisão passou a explorar personagens complexos em tramas sombrias e realistas, e Doctor Who puxou algumas dessas características. Por mais que Eccleston, Tennant, Smith e Capaldi fossem extremamente carismáticos, suas versões do Doutor eram homens atormentados pela guerra entre os Time Lords e os Daleks - e muitas das suas jornadas ressaltaram o conflito interno do herói que quer fazer o bem enquanto carrega o peso do passado. Mas o mundo mudou bastante desde 2005, e como resposta a televisão está entrando em uma nova tendência de explorar o otimismo em meio ao caos, visto o sucesso de séries como Brooklyn Nine-Nine e This is Us.

Nesse ponto, o entusiasmo da 13ª Doutora e suas aventuras são especialmente certeiros. Os capítulos exploram diversas situações de injustiça e intolerância, cujas mensagens são altamente necessárias para os dias de hoje: o ótimo capítulo "Demons of Punjab", por exemplo, mergulha no contexto histórico da partição da Índia para discutir família e coexistência entre diferentes religiões; já "Rosa", outro destaque da temporada, ressalta a importância de resistir à opressão e como essa luta influencia as gerações futuras. Isso, combinado com o carisma de Whittaker e a disposição de sua personagem em arriscar-se pelo próximo, tornam a série, mais do que nunca, algo reconfortante, educativo e apaixonante de se assistir.

A ideia de reintroduzir a personagem para um novo público pode ser um pouco cansativa para os espectadores veteranos - ainda mais não sendo a primeira vez que acontece - mas é algo que deu bastante resultado em termos de audiência. Renovar o público é fundamental para a continuidade de qualquer série, e Doctor Who, em especial, tem a habilidade de fazer isso sem deixar de ser intrigante para os fãs estabelecidos - afinal, ficar no ar por mais de meio século não é para todos.

A 13ª Doutora tem um começo muito bom nas mãos. Chibnall e sua equipe estabeleceram cuidadosamente seus personagens ao longo da temporada. Ainda que nenhuma de suas aventuras tenha sido grandiosa, foi o bastante para despertar a curiosidade de ver como a protagonista e seus companions lidarão com todo tipo de desgraça que o universo jogará em seus caminhos - com certeza, enfrentando-as com compaixão e um sorriso no rosto.

A 11ª temporada de Doctor Who está disponível no catálogo do serviço de streaming Crackle, que transmite o seriado no Brasil.

Nota do Crítico

Ótimo
Arthur Eloi

Doctor Who (2005 - )

Em andamento (2005- )

Criado por: Sydney Newman
Duração: 13 temporadas
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.