Kurt Sutter em Sons of Anarchy

Créditos da imagem: Sons of Anarchy/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Criador de Sons of Anarchy é demitido do FX por comportamento agressivo

Kurt Sutter, que entrou na era de The Shield, ficou 18 anos na emissora

Arthur Eloi
17.10.2019
17h44

Kurt Sutter, criador de Sons of Anarchy e o derivado Mayans MC, foi demitido do FX por conta de “múltiplas denúncias” de comportamento agressivo no set das séries. O produtor reconheceu suas ações em carta aberta ao elenco e produção, se descrevendo como “um babaca abrasivo” [via Hollywood Reporter].

Há poucos detalhes sobre as ações do produtor no set, mas Sutter já havia sido alvo de polêmicas e até processos pela forma como lida com a produtora e também com sua equipe no set. Um caso notório, por exemplo, foi quando recebeu uma carta da Fox 21 criticando sua “falta de profissionalismo” após xingar um executivo durante uma reunião sobre o orçamento de Sons of Anarchy. A carta em questão foi emoldurada por Sutter como uma forma de lembrá-lo do peso de seus erros: “Aquela carta não foi pendurada por eu ser algum tipo de durão, mas sim para mostrar que minha imbecilidade gera processos.

Já na sua carta aberta, Sutter reconheceu onde errou, falando que sua presença no set causava estresse, e sua ausência era percebida como abandono. “Peço desculpas se fiz alguém se sentir menos do que valorizado, minha intenção era o oposto. Mas claramente eu não andei prestando atenção. Minha arrogância e distração crônica criaram um desastre. Apenas saibam que eu amo este elenco e equipe”, disse se referindo à produção de Mayans M.C..

A demissão, oficializada pelos presidentes da emissora John Landgraf e Dana Walden, é especialmente chocante considerando a relação do produtor com o FX. Sutter começou como um proeminente roteirista de The Shield, sucesso que alavancou o canal ao estrelato, e depois como criador de The Bastard Executioner, de 2015. Mesmo assim, vale ressaltar que o acordo de produção entre Sutter e o estúdio 20th Century Fox TV permanece no lugar.

Quanto ao futuro de Mayans M.C., Sutter afirmou que não sabe de nada, mas que transferiu todos seus deveres de showrunner para o cocriador Elgin James, e acredita que o FX colocará confiança nele.