Em uma publicação no Instagram na última terça-feira (13), o ilustrador brasileiro Mike Deodato Jr. comentou sobre a criação de Riri Williams, a Coração de Ferro, e como a Marvel tem destratado os seus quadrinistas e roteiristas quanto as produções cinematográficas do MCU.
"Riri Williams, uma personagem que cocriei com o incrível Brian Michael Bendis, está finalmente alçando voo, e o resultado é impressionante. É um lembrete poderoso da magia que acontece quando a imaginação encontra a produção no mundo real," comentou o ilustrador. Contudo, ele critica a Marvel, explicando que a empresa criou um império bilionário nas costas dos criadores, e que a compensação financeira não acompanha o sucesso dos longas.
Confira na íntegra a publicação do ilustrador:
"Como quadrinista, existem poucos sentimentos mais gratificantes do que ver um personagem que você ajudou a criar ganhar vida na tela grande. Amanhã, o trailer de Ironheart será lançado, e estou muito feliz em compartilhar uma cena da prévia com um momento que eu originalmente dei vida na página de quadrinhos. Riri Williams, uma personagem que cocriei com o incrível Brian Michael Bendis, está finalmente alçando voo, e o resultado é impressionante. É um poderoso lembrete da magia que acontece quando a imaginação encontra a produção no mundo real.
Mas, por mais que eu celebre este momento, há um lado amargo nele. Veja bem, embora a Marvel tenha construído um império que vale bilhões às custas de seus criadores, o modelo de remuneração não acompanhou o sucesso. Estou em um bom lugar, um dos criadores mais bem pagos da indústria, e realmente aprecio isso. Mas não se trata de mim. Trata-se do princípio. Quando um personagem no qual você dedicou seu coração ajuda a alimentar o motor de uma máquina multibilionária, uma pequena parte desse sucesso parece justa.
Criadores não pedem bilhões ou mesmo milhões. Apenas um aceno, um pouco de reconhecimento e uma parcela que reflita a contribuição que fizeram. Não se trata apenas de boa ética, mas também de bons negócios. Criadores felizes permanecem investidos, inspirados e leais. Mas quando o lado comercial não corresponde ao investimento criativo, os criadores naturalmente migram para projetos nos quais mantêm o controle, onde seu trabalho pode levar a uma segurança financeira duradoura. É por isso que cada vez mais de nós estamos nos concentrando em projetos de propriedade dos criadores, onde podemos realmente compartilhar o sucesso de nossas criações.
Não estou ressentido, apenas realista. Tenho orgulho de ver Riri ganhar vida e sempre serei grato aos fãs que tornam isso possível. Mas espero que um dia as empresas que prosperam com nossa imaginação realmente reconheçam o valor que trazemos à mesa.
Marvel, você pode fazer melhor. E eu realmente espero que você faça, pelo bem dos personagens que amamos e dos criadores que os dão vida."
Em produção há mais de dois anos, Coração de Ferro mostrará o que acontece com Riri Williams (Dominique Thorne) depois dos eventos Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, onde ela foi apresentada no MCU ajudando Shuri (Letitia Wright) a combater Namor depois de seu ataque em Wakanda.
Criada por Brian Michael Bendis nas HQs da Marvel, Williams chegou a substituir o Homem de Ferro quando Tony Stark estava presumido como morto. No processo, ela passou a ser guiada por uma versão digital de Stark como a IA de sua armadura.
Coração de Ferro será lançado no Disney+ em 24 de junho de 2025. Até lá, você pode ver a Riri Williams em ação em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, disponível no Disney+.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários