Dominique Thorne em Coração de Ferro (Reprodução)

Créditos da imagem: Dominique Thorne em Coração de Ferro (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

Coogler: “Não existe Homem-Aranha sem NY, nem Coração de Ferro sem Chicago”

Omelete conversa com produtor, roteirista e diretora da nova série do MCU

Omelete
5 min de leitura
29.06.2025, às 06H30.

Ryan Coogler está animado para apresentar o público, pela primeira vez no universo cinematográfico Marvel, à cidade de Chicago (EUA). Falando ao Omelete sobre a série Coração de Ferro, sua nova produção dentro do MCU, o diretor de Pantera Negra definiu a cidade como fundamental na história de RiRi Williams (Dominique Thorne).

Você não pode ter uma história do Homem-Aranha sem Nova York. Você não pode ter uma história do Pantera Negra sem Wakanda. E Chicago é isso para a RiRi”, comenta ele, em entrevista concedida ao lado da roteirista Chinaka Hodge e da diretora Angela Barnes, que o ajudaram a trazer Coração de Ferro às telas.

Confira a seguir a conversa completa. Os três episódios finais de Coração de Ferro chegam na próxima terça-feira (1º), às 22h (horário de Brasília), no catálogo do Disney+.

OMELETE: Oi, pessoal! Sou o Caio, do Omelete, no Brasil. É um prazer conhecer todos vocês.

HODGE: Olá, Caio!

BARNES: Prazer, Caio.

COOGLER: Olá, olá!

OMELETE: Minha primeira pergunta é para Chinaka. Eu sei que você teve experiência anterior escrevendo para mistério e terror, em Histórias Maravilhosas, Expresso do Amanhã, O Clube da Meia-Noite. Eu me pergunto, isso se transferiu para Coração de Ferro de alguma forma? Que tipo de tom os fãs podem esperar?

HODGE: Obrigado por assistir a todas essas séries! Acho que uma das coisas especiais de Coração de Ferro é que, antes dela, eu pude trabalhar nessas séries que você citou - e, em todas elas, eu era uma das poucas mulheres negras na sala. Acho que por muito tempo fui uma das poucas mulheres negras trabalhando com gênero [fantástico], e muitas vezes ouvi que nós não pertencemos a esse espaço. Nesse contexto, fiquei muito empolgada de chegar a Coração de Ferro e poder usar as habilidades que moldei ao lado de produtores e roteiristas excelentes como Graeme Manson [Expresso do Amanhã], Edward Kitsis e Adam Horowitz [Histórias Maravilhosas]... Tenho muito orgulho de poder abrir a porta para que mais roteiristas negros e pardos entrem no gênero, e tive muito orgulho de participar neste projeto de uma sala de roteiristas toda composta por pessoas negras e pardas, que todos os dias se reuniam para conversar sobre como aperfeiçoar essa narrativa. Estou empolgada para continuar trabalhando neste meio!

OMELETE: Certo, obrigado pela resposta. A minha próxima pergunta é para Angela: os fãs sempre esperam cenas de ação muito legais de projetos da Marvel. Qual foi sua abordagem para a ação de Coração de Ferro? Você buscou diferenciá-la de outros títulos do MCU?

BARNES: Serei honesta com você: não estava pensando em outros projetos do MCU. Para mim, tudo começa com a primeira reação que tenho ao roteiro - quando leio pela primeira vez, sempre coloco estrelas ao lado do que acho legal e pontos de interrogação ao lado das coisas que não entendo. A primeira experiência é diferente de todas as outras, e eu não quero minha mente viciada nos detalhes de produção. Depois disso, acho que minha cabeça foi para: como fã de filmes de ação, o que eu gostaria de ver? E, como diretora, como eu posso avançar a história e os personagens nessas cenas de ação? Nunca quero que a ação, ou a forma como eu a filmo, ofusquem a história que estamos tentando contar. 

Mas me lembro de ler o episódio 5 - a ação começava na página 7, e só ia ter um respiro perto da página 20. Eu fiquei pensando: “Isso é muito longo, não para nunca”. Então o meu processo foi dividir essa grande cena de ação em segmentos, e tentar fazer com que cada um fosse algo único. Cada segmento era sobre RiRi lutando com uma pessoa diferente, então acho que isso informou como eu queria que a cena ficasse - é diferente vê-la lutando com as irmãs Blood, com Clown, ou com Zeke. Queria que ficasse dinâmico, mas também coerente dentro de uma mesma série.

Cena de Coração de Ferro (Reprodução)
Cena de Coração de Ferro (Reprodução)

OMELETE: Perfeito. Ryan, você tem guiado a jornada de RiRi desde Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Agora, ela é a protagonista. Quais lados dessa personagem você está animado para mostrar ao público, já que ela tem mais espaço para se desenvolver? 

COOGLER: Acho que, de muitas maneiras, ela é uma personagem completamente única. E, por outro lado, ela é um produto do seu ambiente, como tantos heróis dos quadrinhos. Você não pode ter uma história do Homem-Aranha sem Nova York. Você não pode ter uma história do Pantera Negra sem Wakanda. E Chicago é isso para a RiRi. Então, estou animado para que o público seja imerso na Chicago do MCU pela primeira vez, e acho que todos os nossos artistas fizeram um trabalho brilhante ao realizar uma bela representação daquela cidade.

OMELETE: Certo. Eu também quero falar com você rapidamente sobre Olhos de Wakanda, outra série que você vai produzir para a Marvel. Qual foi o motor por trás desse projeto para você, que tipo de conexões com o MCU os fãs podem esperar?

COOGLER: Vou responder sua pergunta de trás para frente. Há algumas conexões brilhantes entre Olhos de Wakanda e o MCU como um todo. Estamos explorando os cães de guerra de Wakanda, olhando para o país através dos olhos deles. E essa ideia surgiu pela primeira vez com um artista incrível chamado Todd Harris, que trabalhou comigo nos storyboards e animações do primeiro Pantera Negra. É uma série brilhante, cara.

Eu estou muito animado para que o público do MCU conheça Chicago através dos olhos de RiRi em Coração de Ferro, e logo depois reveja Wakanda através dos olhos de alguns personagens secundários em Olhos de Wakanda.

OMELETE: Muito obrigado, pessoal! E parabéns pela série - ou séries!

COOGLER: Obrigado!

BARNES: Obrigada, Omelete.

HODGES: Muito obrigada!

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.