ATENÇÃO: Spoilers de Coração de Ferro a seguir!
Quem diria! Coração de Ferro, nova série do MCU, resgata a história do primeiríssimo vilão da história da franquia: Obadiah Stane, o Monge de Ferro, vivido por Jeff Bridges no filme onde tudo começou, Homem de Ferro (2008). Mas como a série do Disney+ faz essa conexão? Descubra a seguir!
O tecido conectivo entre Coração de Ferro e Homem de Ferro ganha o rosto de Alden Ehrenreich (que foi o jovem Han em Han Solo: Uma História Star Wars). O ator aparece na série como Joe McGillicuddy, um morador dos subúrbios de Chicago (EUA) obcecado por inovações biônicas, a quem RiRi Williams (Dominique Thorne) recorre quando precisa de partes para renovar sua armadura.
No terceiro episódio da série, descobrimos que Joe na verdade se chama Ezekiel Stane (Zeke, para os íntimos) - e sim, ele é filho daquele Obadiah Stane. O personagem confessa sua herança genética a RiRi, e diz que passou toda sua vida tentando não ser igual ao pai, ao que os dois renovam um pacto de colaboração hesitante - mas será que podemos mesmo confiar em Zeke? Os quadrinhos dão a pista…
Quem é Zeke Stane?
Ezekiel Stane é um supervilão poderoso nas HQs da Marvel, utilizando seu conhecimento de engenharia para canibalizar tecnologias da Stark Industries e modificar o seu próprio corpo em uma tentativa de se vingar do Homem de Ferro pela morte do pai. Criado por Matt Fraction e Barry Kitson em 2008, Zeke teve seu confronto mais marcante com Tony Stark durante a saga Invincible Iron Man.
Na série, Zeke aceita trabalhar como pesquisador em uma grande empresa produtora de cigarros, secretamente utilizando os recursos oferecidos pela diretoria para desenvolver suas tecnologias de guerra. É quando vemos o rapaz fazendo modificações biológicas para aumentar a eficiência energética do próprio corpo, utilizando o excesso produzido pelo seu metabolismo para se tornar capaz de emitir pulsos de energia pelas mãos - sem precisar de uma armadura.
O grande plano de Zeke é armar um exército de homens-bomba com poderes parecidos, e atacar várias sedes da Stark Industries ao mesmo tempo. Tony então é obrigado a estender suas habilidades mentais até o limite para controlar várias armaduras simultaneamente, deixando o seu próprio corpo vulnerável a um ataque de Zeke. Eventualmente, o herói prova ao rapaz que é capaz de derrotá-lo mesmo nesse estado fragilizado, mas o Stane mais jovem não passa tanto tempo preso depois desse primeiro confronto.
Isso porque a namorada de Zeke é ninguém menos do que Sash Hammer, filha do Mandarim. O chefão dos Dez Anéis liberta o genro e o obriga a trabalhar para ele, eventualmente utilizando seus poderes para controlar a mente do rapaz e transformá-lo em seu escravo. O vilão então se vê obrigado a colaborar com Tony Stark para eventualmente derrotar o supervilão, ao que os dois formam uma aliança hesitante.
Qual será o papel de Zeke Stane no MCU?
Toda essa história parece distante do universo de Coração de Ferro nos primeiros episódios, mas as coisas vão evoluindo rápido na segunda metade da temporada. Vemos o personagem de Alden Ehrenreich realizando modificações em seu próprio corpo no terceiro episódio da série, e o quarto serve para estabelecer o motivo pelo qual Zeke buscará uma vingança contra RiRi - na falta de Tony Stark, o MCU decidiu recalibrar o alvo do vilão.
Tudo acontece quando a heroína deixa para trás, em uma cena de crime, um pedaço de tecnologia que o amigo lhe emprestou. A polícia então o rastreia até Zeke, e o rapaz vai preso no lugar da Coração de Ferro e da trupe do Capuz. É o vilão interpretado por Anthony Ramos que tira Zeke da prisão, oferecendo-lhe um trabalho em sua gangue, como parte do seu próprio plano de se vingar de RiRi pela morte do seu primo, John (Manny Montana).
Sob o comando do Capuz, Zeke realiza todas as mesmas modificações corporais que caracterizam sua versão quadrinesca - e a série faz uma troca esperta ao fazer de Parker o responsável por transformar Zeke em seu escravo, tomando controle da tecnologia que ele implantou em seu corpo e usando o rapaz como assistente no plano de roubar o império de negócios construído por seu pai, Arthur Robbins.
Eventualmente, no entanto, Zeke e RiRi se reencontram e tem um último confronto, durante o qual a Coração de Ferro ajuda a “consertar” o ex-amigo, libertando-o do controle de Parker. Embora seja grato a ela, o personagem de Ehrenreich diz que “a história dos dois ainda não acabou”... o que quer que isso signifique.
Em última instância, é claro, a resposta sobre o futuro de Zeke no MCU só pertence a Kevin Feige. Não é difícil imaginar o vilão reaparecendo em filmes e séries do futuro da franquia - mas, por outro lado, a Marvel é conhecida por abandonar certos ganchos menos populares de sua filmografia por anos antes de retomá-los.
Os seis episódios de Coração de Ferro estão disponíveis para streaming no Disney+.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários