ATENÇÃO: Spoilers de Coração de Ferro a seguir!
O novo vilão com poderes mágicos do universo cinematográfico Marvel está entre nós! Com a estreia de Coração de Ferro no Disney+, o público foi apresentado ao Capuz, personagem vilanesco vivido por Anthony Ramos (Hamilton), e à sua capa de origem misteriosa, que lhe concede poderes sobrenaturais como invisibilidade, levitação e telecinese. Mas, afinal, quem é o Capuz? Os fãs dos quadrinhos da Marvel certamente conhecem bem o nome…
Quem é o Capuz, e qual é a origem dos seus poderes?
O Capuz foi criado por Brian K. Vaughan, Kyle Hotz e Eric Powell em 2002, em uma minissérie autointitulada lançada no formato MAX pela Marvel - uma estreia de gala que logo se provou apropriada, já que o personagem se tornou um rival popular para heróis como Wolverine e Homem-Aranha, e personagem de destaque em eventos como Guerra Civil, Invasão Secreta e Reinado Sombrio. Mas qual é a origem do Capuz nas páginas da Marvel Comics?
Na minissérie O Capuz, conhecemos Parker Robbins, o filho de um falecido capanga do Rei do Crime que se volta para a ilegalidade após a morte do pai e a recessão da mãe para um estado quase vegetativo. É quando entra em cena John (personagem também incluído em Coração de Ferro, com o rosto de Manny Montana), um primo distante de Parker, que lhe aponta na direção de um galpão abandonado onde, segundo ele, os dois poderão roubar alguns itens valiosos.
Chegando lá, no entanto, a dupla encontra um ritual místico pela metade, e logo têm um encontro com o demônio conhecido como Nisanti (no MCU, o nome já foi mencionado em uma cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura). Tentando salvar o primo, Parker atira na entidade sobrenatural e, durante a luta que se segue, rouba dele o capuz vermelho que se tornaria sua assinatura. Após fugir do local, o criminoso descobre aos poucos as propriedades sobrenaturais do artefato, e começa a usá-las em novos trabalhos.
A minissérie original do Capuz coloca o vilão e seu comparsa John em rota de colisão com o Golem, outro chefão do crime na Nova York da Marvel Comics - é ao derrotá-lo que o personagem primeiro estabelece seu lugar como um dos líderes do submundo da cidade. Nos anos seguintes, vimos o império do vilão crescer, recrutando capangas como Microchip, Jigsaw, Madame Masque, Electro, Espantalho, Cheetah, Deathlok e mais.
Em suas aventuras como chefão do crime, o Capuz também já fez parte dos Illuminati, conspirou com Norman Osborn para estabelecer uma nova ordem mundial no universo Marvel, e em certo ponto reuniu todas as Joias do Infinito sob seu controle. Em suma: Parker Robbins não é peixe pequeno.
Qual será o papel do Capuz no MCU?
A introdução do vilão ao MCU em Coração de Ferro pode levar a storylines grandiosas… mas, como sempre, tudo depende dos planos de Kevin Feige para o personagem. Na série em si, vemos Parker tomando conta de várias empresas da região de Chicago e, eventualmente, se vingando do pai Arthur Robbins, um poderoso empresário que o abandonou aos 12 anos de idade - ou seja, o MCU já reverteu parte da história de origem do Capuz nessa adaptação.
No episódio final da temporada também descobrimos que Parker conseguiu seus poderes a partir de um trato com… ele mesmo, Mefisto! Vivido por Sacha Baron Cohen, o personagem finalmente faz sua grande estreia no MCU em um flashback mostrando a origem do vilão - mas falamos disso em outro texto. Quanto ao Capuz, ele é eventualmente derrotado pela Coração de Ferro e deixado sem poderes no final da série. Mas e aquela cena pós-créditos, hein?
Os seis episódios de Coração de Ferro estão disponível para streaming no Disney+.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários