Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Lista

Conheça Iain Glen, o ator que interpretou Jorah em Game of Thrones

Astro é presença confirmada na CCXP19

Camila Sousa
22.07.2019
11h05
Atualizada em
22.07.2019
11h56
Atualizada em 22.07.2019 às 11h56

Jorah Mormont foi um dos poucos personagens presentes em todas as temporadas de Game of Thrones. Interpretado por Iain Glen, confirmado na CCXP19, o personagem acompanhou Daenerys desde o casamento dela com Khal Drogo e defendeu sua amada Khaleesi até o final.

No entanto, a carreira de Glen começou ainda nos anos 80 e ele deve interpretar até mesmo o Batman. Conheça abaixo mais detalhes sobre a trajetória do astro.

A CCXP 2019, que acontecerá entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

Começo de carreira

O primeiro papel profissional de Glen foi no filme para a TV Ring of Keys, em que fez uma pequena participação como um estudante. Depois disso o ator continuou na TV e conquistou o papel de Carl Galton na minissérie The Fear. Praticamente irreconhecível! Depois disso o ator participou de dois filmes menores e interpretou vários papéis na série Screen Two, entre 1986 e 1989.

Anos 90 e prêmios

Os anos 90 foram particularmente bons para a carreira de Glen. Já em 1990 o ator ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim pela performance no longa Uma Sombra no Escuro. Depois dessa experiência, o astro voltou novamente a carreira para a TV, participando de telefilmes e também do seriado de época Filhas e Esposas, exibido em 1999.

Franquia Resident Evil

Na década seguinte, Iain Glen se dedicou aos blockbusters. Ele interpretou Manfred Powell em Lara Croft: Tomb Raider (2001) e em 2004 conquistou o papel de Dr. Isaacs em Resident Evil 2: Apocalipse. Ele repetiu o papel em 2007, no terceiro longa, e ficou algum tempo longe da franquia, até retornar em Resident Evil 6: o Capítulo Final.

Volta à TV

Esse tempo longe das grandes produções do cinema serviu para Glen fazer mais um retorno à TV, dessa vez participando de séries importantes como O Diário de Anne Frank (2009), Lei & Ordem: Reino Unido (2009) e Doctor Who (2010), em que apareceu em duas oportunidades como Octavian.

Downton Abbey

Com tanto sucesso nas telinhas, não foi surpresa quando Glen foi escalado para o elenco de Downton Abbey, uma das séries mais amadas pelo público. O ator participou de seis episódios como Sir Richard Carlisle, o noivo de Lady Mary Crawley. Também em 2011, o astro teve um tempinho para voltar aos cinemas como Alfred Roberts, em A Dama de Ferro.

Game of Thrones

2011 pode ser considerado o melhor ano na carreira de Iain Glen. Além das conquistas citadas acima, ele foi escalado oficialmente como Jorah Mormont em Game of Thrones. No começo da história, o público não sabe o sobrenome do personagem, que é citado apenas como Jorah, o Ândalo. Ele conhece Daenerys logo no começo da história e se apaixona pela Khaleesi. O sentimento não é correspondido, mas Jorah continua leal à amada, embora cometa alguns erros no caminho. 

Vale citar que a série e, especialmente os livros, foram mostrando novas facetas de Jorah com o decorrer do tempo. O sobrenome Mormont revela que ele é filho do Lord Comandante da Patrulha da Noite e que foi exilado de Westeros por Ned Stark, por comercializar escravos, algo proibido no continente. O personagem esteve em todas as temporadas e teve uma morte honrada no último ano, protegendo Daenerys.

Futuro com Batman e Titãs

Angela Weiss / AFP

Com o fim de Game of Thrones, Iain Glen já começou novos projetos no cinema e na TV e o mais importante de todos até agora é o papel de Bruce Wayne/Batman na 2ª temporada de Titãs. Por enquanto não foi revelado o visual do ator na série, mas a expectativa é que ele apareça em pelo menos dois episódios do novo ano, que estreia em 6 de outubro.