Fotos de Zendaya

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Lista

Como Zendaya foi de atriz mirim da Disney a vencedora do Emmy Awards

Atriz fez história com a Rue, de Euphoria, mas sua trajetória na TV começou há muito tempo

Camila Sousa
29.09.2020
11h21
Atualizada em
29.09.2020
11h31
Atualizada em 29.09.2020 às 11h31

Cada país tem o que chamamos de “celeiro de talentos” da TV e do cinema, ou seja, um lugar em que artistas começam suas carreiras e se desenvolvem para voos maiores. No Brasil, isso acontece bastante com a novela Malhação, da TV Globo, conhecida por ter a passagem de grandes nomes da nossa dramaturgia.

Nos Estados Unidos, um desses lugares é o Disney Channel, que já revelou talentos como Britney Spears, Miley Cyrus, Justin Timberlake e Zendaya, que fez história em 2020 ao se tornar a atriz mais jovem a vencer a categoria principal do Emmy. Confira abaixo sua trajetória no entretenimento até aqui:

No Ritmo

A atriz começou sua carreira em 2010 em No Ritmo (Shake It Up), seriado do Disney Channel que estrelava ao lado de Bella Thorne. A trama era sobre duas amigas que tinham o sonho de dançar profissionalmente e são aceitas no programa de TV fictício No Ritmo de Chicago. O seriado ficou no ar até 2013 e já serviu para mostrar os vários talentos artísticos de Zendaya.

Carreira musical

Aproveitando o sucesso musical da série, no ano de seu encerramento a artista lançou um álbum autointitulado. Com 11 músicas, o trabalho fez certo sucesso na época e também teve Zendaya como uma de suas compositoras, mostrando que ela estava experimentando diversas áreas de sua carreira. A música “Replay” foi o primeiro single do trabalho.

Agente K.C.

No entanto, era realmente na TV que Zendaya faria mais sucesso e ela voltou ao Disney Channel como a protagonista de Agente K.C. (ou K.C. Undercover). O seriado ficou no ar até 2018, contando a história de uma estudante do ensino médio que treina para se tornar uma agente secreta, assim como seus pais.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Em 2017, enquanto o seriado ainda estava no ar, a atriz foi confirmada em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, longa que marcou o retorno do Cabeça de Teia à Marvel, após um acordo com a Sony. Na época houve certa polêmica sobre sua escalação, já que a personagem era chamada de MJ, em referência à clássica namorada do Homem-Aranha, Mary Jane.

Com o tempo, no entanto, isso não se confirmou, e a jovem foi revelada como Michelle Jones, papel que Zendaya repetiu em 2019, em Longe de Casa. Sem adaptar uma personagem trazida direto dos quadrinhos, a atriz conseguiu criar uma personalidade interessante para Michelle, que é sarcástica e meio desligada do que acontece ao seu redor (ou pelo menos parece ser).

O Rei do Show

No mesmo ano, Zendaya integrou o elenco de O Rei do Show, musical com Hugh Jackman. É mais um papel em que, além de atuar, a artista dançou e cantou, dessa vez em um dueto com Zac Efron (outro astro com origens na Disney). No longa ela faz o papel de Anne, que integra o circo de P.T. Barnum fazendo acrobacias no trapézio. A jovem tem um envolvimento com Phillip, personagem de Efron, que é produtor do show.

The OA

Após o encerramento de Agente K.C., Zendaya integrou o elenco da 2ª temporada de The OA no papel de Fola, uma jogadora do Q Symphony que interage com o Detetive Karim, interpretado por Kingsley Ben-Adir.

Euphoria

Então chegou 2019 e Zendaya estrelou Euphoria, série pela qual levou o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática, se tornando a artista mais jovem a conseguir o feito (e apenas a segunda negra, ao lado de Viola Davis). Nessa época,  estava reprisando seu papel no segundo longa do Homem-Aranha e chamava a atenção também no mundo da moda, fazendo campanhas para marcas como a Lancôme

Seu papel na série da HBO foi desafiador e exatamente por isso seu prêmio foi tão celebrado e merecido. Rue é uma jovem viciada, que tenta encontrar seu lugar no mundo em meio às confusões da adolescência, ao mesmo tempo em que lida com traumas da infância e tenta ficar livre do vício. A série, no geral, trata de temas densos e fala bastante sobre a estrutura social da juventude. Em seu discurso de vitória do Emmy, Zendaya falou bastante sobre a importância de cuidar do jovens e essa mensagem está presente em toda a narrativa de Euphoria.

O seriado está renovado para a segunda temporada, com a volta de Zendaya, mas segue sem data de lançamento por conta da pandemia do coronavírus. 

Duna

Ainda em 2020, Zendaya estará em outro grande projeto. Após entrar no mundo dos blockbusters com Homem-Aranha, ela integra o elenco de Duna, nova adaptação do livro de Frank Herbert dirigida por Denis Villeneuve. Ela fará o papel de Chani, interesse amoroso de Paul Atreides (Timothée Chalamet) e uma das principais guias em sua nova vida em Arrakis.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.