James Michael Tyler, o Gunther de Friends

Créditos da imagem: Reprodução

Séries e TV

Notícia

Como Gunther, James Michael Tyler foi coadjuvante que mais apareceu em Friends

Ator morreu neste domingo (24), aos 59 anos

Beatriz Amendola
24.10.2021
19h34
Atualizada em
24.10.2021
20h00
Atualizada em 24.10.2021 às 20h00

James Michael Tyler, o Gunther, era um dos coadjuvantes mais queridos pelo público de Friends. Mas não só: o ator, que morreu neste domingo (24), aos 59 anos, foi também o coadjuvante que mais apareceu na série. 

Segundo o IMDb, ele esteve em 150 dos 236 episódios da série, aparecendo em cada uma das dez temporadas da sitcom.

E, acredite: no início da série, o personagem nem tinha nome -- conforme o próprio ator contou em entrevista ao Omelete, em 2014

"No começo de Friends, meu personagem era conhecido como 'o cara do café'. Ele não era 'Gunther' até o meio da segunda temporada. Uma das criadoras da série, Marta Kaufman, me perguntou numa noite, entre takes, se eu tinha alguma experiência em atuação. Eu falei da minha pós-graduação na área e ela disse 'interessante, é bom saber disso'. Na semana seguinte havia uma cena em que Rachel dizia boa noite a 'Gunther' quando ele deixava seu turno no Central Perk. Eu não fazia ideia e nem tinha expectativa de que o papel se expandiria depois disso, muito menos que duraria dez temporadas", contou ele. 

Na ocasião, Tyler ainda comentou sobre a coincidência que levou Gunther a ter o visual platinado que viria a se tornar sua marca registrada: "O cabelo descolorido foi totalmente coisa do acaso. Mais ou menos uma semana antes de aparecer no primeiro episódio, ofereci meu cabelo para um amigo estilista que queria tentar fazer a descoloração perfeita. Os produtores gostaram do visual, então tive que mantê-lo durante toda a duração do programa".

Tyler fez uma participação no especial de reunião do elenco de Friends, exibido em maio. Em junho, quando revelou sua luta contra o câncer, ele disse que decidiu compartilhar o diagnóstico somente após o lançamento do especial para não quebrar o clima de celebração da ocasião.

Além de Friends, o ator fez participações em séries como ScrubsSabrina, a Aprendiz de Feiticeira e Episodes. Recentemente, ele estrelou os curtas Processing The Gesture and The Word.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.