Chaves | Os melhores (e piores) momentos de Dona Florinda e Quico

Créditos da imagem: Divulgação/Televisa

Séries e TV

Lista

Chaves | Os melhores (e piores) momentos de Dona Florinda e Quico

Confira a lista da mamãe mais coruja da televisão

Fábio de Souza Gomes
10.05.2020
14h22

Para celebrar a chegada de mais um Dia das Mães, separamos uma lista com uma das mamães mais corujas da televisão: Dona Florinda. Interpretada pela Florinda Meza, a personagem do seriado Chaves tem apenas um objetivo na vida que é mimar o seu tesouro Quico (Carlos Villagrán).

Contudo, nem sempre as coisas saem como ela gostaria e os dois acabam causando mais problemas um para o outro do que qualquer outra coisa. Relembre alguns dos melhores (ou piores) momentos de Quico e Dona Florinda:

 

Não vá se molhar

Dona Florinda sempre está preocupada com o bem estar do seu filho e dá os melhores conselhos para Quico. Durante a viagem para Acapulco, o garoto aparece todo empolgado cheio de boias e pede para mãe se pode entrar na piscina. Como adora mimar seu garoto, ela permite, porém faz a ressalva. “Não vá se molhar”.  

Família reunida

No episódio “Recordações” Dona Florinda e o Professor Girafales olham o álbum de família e veem fotos antigas do pai de Quico. Ela começa a se recordar do último dia do “experiente marinheiro”, que antes de se despedir olha para o bebê e fala “Ele é a minha cara” e ouve de Florinda: “Mas tem saúde e é isso que importa”. Infelizmente, Frederico morreu em alto mar e, por conta disso, a mãe ficou ainda mais apegada ao filho. 

Estou falando com a Mula

No episódio “A Limpeza do Pátio”, Quico parte para defesa de sua mãe quando Chiquinha chama Dona Florinda de Velha. Quando Chaves diz que ela estava apenas brincando, ele responde com autoridade: “Estava falando com a Mula, não com seus carrapatos”. Claro que Seu Madruga começa a rachar o bico e acaba tendo de varrer todo o pátio.  

Mamãe Querida

A maior declaração do Tesouro, digo, digo, Quico para Dona Florinda. Durante o Festival da Boa Vizinhança, o garoto subiu no palco sob os aplausos empolgados da mãe e fez um monólogo inspirador para todo filho. “Mamãe Querida, meu coração por ti bate...como um pano de engraxate”, diz com a ajuda de Chiquinha e ChavesImpossível ser mais amoroso que isso.

Loteria!

Dona Florinda não perde uma chance de declarar seu amor pelo seu filho, como toda mãe coruja deve fazer. No episódio “A Caixa de Madeira” ela sai gritando atrás do garoto: “Quico, Tesouro, Carinho, Rei, Coração...” e ouve Seu Madruga complementar: ”LOTERIA!”. Obviamente, ela parte para cima e dá aquele enquadro no pai da Chiquinha, que quase apanha. 

O Aniversário do Quico

Dona Florinda prepara uma grande festa para Quico e trás um belo bolo para toda turma. O melhor momento é quando faz um discurso sobre como Chaves está sendo desrespeitoso enquanto o garoto devora o bolo inteiro. Finalmente, Quico não aguenta e grita: “Cale-se Mamãe, não vê que o Chaves está acabando com todo o bolo”.

Sabendo que vai morrer

Quico pega uma forte doença, mal pode sair de casa no episódio “Os Remédios do Quico” e, por isso, Dona Florinda passa o dia cuidando do garoto. Porém, quando Chaves entra na casa e diz que o menino vai morrer, Dona Florinda sai da cozinha desesperada com uma panela fervendo nas mãos para lhe dar uma bronca. Quando quando Chiquinha entra com os remédios ela deixa a panela quente com o garoto que começa a se contorcer de dor.  

Outra vez flores?

Professor Girafales sempre leva flores para Dona Florinda, que nunca deixa de lhe oferecer uma xícara de café. Porém, tudo tem limite! No episódio “Bilhetes Trocados”, Quico se revolta quando o Professor traz de novo o mesmo presente e reclama: “Porque um dia ele não te traz chocolates, caramelos, outro dia um relógio de ouro, outro dia um casaco de peles, outro dia um carro último tipo... ENFIM!”. Quando ela oferece de novo a mesma bebida, ele reclama: “Por isso que ele só te traz flores”.