Cenas de um Casamento: Diretor foi escolhido a dedo por filho de Bergman

Créditos da imagem: Jessica Chastain e Oscar Isaac em Cenas de um Casamento (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

Cenas de um Casamento: Diretor foi escolhido a dedo por filho de Bergman

Hagai Levi viu a série aos 18 anos de idade e "nunca imaginou" que seria chamado para remake

Caio Coletti
19.09.2021
06h00

Hagai Levi viu a clássica minissérie Cenas de um Casamentoescrita e dirigida por Ingmar Bergman, aos 18 anos de idade. "Nunca, nem nos meus sonhos mais loucos, eu imaginaria que seria chamado para fazer um remake", contou ele sobre a nova versão da HBO, que lança seu segundo episódio (de cinco) hoje (19).

Conhecido pelos trabalhos em séries como Sessão de Terapia (a original israelense, reproduzida ao redor do mundo, inclusive no Brasil) e The Affair, o roteirista foi escolhido a dedo para o trabalho por Daniel Bergman, herdeiro do grande cineasta sueco, que faz parte da Ingmar Bergman Foundation, responsável por administrar o legado do pai.

"Eu vi Sessão de Terapia, e me impressionei muito com o foco que Hagai colocava no rosto dos atores, nos personagens. É uma série sobre dois personagens conversando, sem drama externo, com só uma locação. Ele fez isso tão brilhantemente que me parecia natural chamá-lo para Cenas de Um Casamento", explicou Daniel.

A série original acompanha o casal sueco Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann) enquanto a sua relação se desintegra - e, através dos anos, os seus muitos reencontros após a separação. Para Levi, o desafio foi criar uma forma nova de abordar a premissa, e a solução encontrada foi a reversão dos papéis de gênero.

Erland Josephson e Liv Ullmann no Cenas de Um Casamento original (Reprodução)

"Eu tinha tido essa ideia anos atrás, mas descartado. Um dia, estava conversando com a minha editora de história e, quando mencionei isso, ela me disse: 'Espera aí, pode ser interessante'. O que fizemos foi ler o roteiro original com os gêneros trocados - eu lia as falas de Marianne, e ela lia as falas de Johan. Disso surgiu um homem interessante, com um lado feminino, sensível, e uma mulher mais forte", lembrou ele.

Como reultado, na nova Cenas de um Casamento é Mira (Jessica Chastain) quem é a principal ganha-pão da família, enquanto o marido Jonathan (Oscar Isaac) trabalha de casa, como professor, cuidando da filha do casal. Insatisfeita com a relação, ela é o gatilho para o processo de divórcio, enquanto ele tenta manter o casal unido de todas as maneiras possíveis. 

"As duas mulheres com quem eu fui casado - e, em geral, as mulheres que conheci na minha vida - nunca foram como Marianne no original. Elas são mulheres fortes, independentes, às vezes até duras. E eu, por outro lado, nunca fui esse macho alfa com ideias chauvinistas [como Johan]. Neste nível, senti que a história do remake se tornou muito mais próxima da minha vida do que a do original", comentou Levi.

Outra decisão estratégica foi estruturar a refilmagem em cinco episódios, ao invés dos seis da Cenas de um Casamento de Bergman. "Eu tirei um dos capítulos, transformei o terceiro episódio no segundo, porque queria começar a história mais cedo. Um dos efeitos disso é que nossa série é mais Cenas de um Divórcio do que Cenas de um Casamento, de certa forma", brincou o roteirista.

Oscar Isaac e Jessica Chastain em Cenas de um Casamento (Reprodução)

Apesar das aparições de astros convidados nos episódios um e cinco, o remake é fundamentalmente um confronto de dois atores, e Levi se certificou de que a química entre Chastain e Isaac (atestada pela aparição dos dois no Festival de Veneza, aliás) estivesse afiada antes das filmagens.

"Tivemos um mês e meio de ensaios com os atores no palco, e depois no set em si. Isso foi muito diferente, porque na televisão - especialmente na televisão americana - você normalmente tem um tempo muito limitado. Talvez você consiga ensaiar algumas cenas chave, mas isso é se você tiver sorte", apontou.

Cenas de um Casamento exibe seus episódios aos domingos, às 22h, pela HBO. Os capítulos também são disponibilizados para streaming na plataforma HBO Max.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.