Cecilia Gentili em cena de Pose (Reprodução)

Créditos da imagem: Cecilia Gentili em cena de Pose (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

Morre Cecilia Gentili, atriz de Pose e ativista da causa LGBTQIA+, aos 52 anos

Gentili também era autora premiada e performer de teatro, com a peça Red Ink

Omelete
2 min de leitura
08.02.2024, às 08H51

Cecilia Gentili, a artista e ativista LGBTQIA+ que os fãs de Pose vão reconhecer como a indefectível Mrs. Orlando, morreu nesta terça-feira (6) aos 52 anos. A notícia foi confirmada no Instagram da própria artista, sem citar a causa da morte.

Gentili apareceu em quatro episódios de Pose, entre 2018 e 2021, como uma cirurgiã plástica que atendia a comunidade transgênero de Nova York, oferecendo preços camaradas por procedimentos duvidosos. A série atualmente está disponível para streaming pelo Star+.

Além do trabalho na TV, Gentili ficou conhecida como autora do livro de não-ficção Faltas: Letters to Everyone in My Hometown Who Isn’t My Rapist ("Faltas: Cartas Para Todo Mundo na Minha Cidade-Natal Que Não é o Meu Estuprador"), premiado com o Stonewall Book Award em 2022.

A artista adaptou Faltas para o teatro, transformando-o na peça de uma mulher só Red Ink, que foi apresentada em vários teatros de Nova York durante 2023. Gentili planejava retomar essas performances em 2024, mas os planos não se concretizaram.

Como ativista, ela foi líder de políticas públicas da GMHC, principal organização não-governamental envolvida no tratamento e prevenção de HIV/AIDS nos EUA; fundou a Trans Equity Consulting, que oferecia serviços de consultoria gratuitos para empreendedores trans; e fez parte da diretoria da Stonewall Community Foundation, que oferece financiamento para projetos LGBTQIA+ em Nova York.

Dominique Jackson, que interpretou Elektra em Pose, fez uma homenagem à colega de elenco no Instagram: "Mesmo em morte, você é uma força para ser reconhecida, e seu legado é de movimento, amor e compaixão genuínas. Eu lhe agradeço por todo o trabalho de você fez. Você contou a sua verdade de forma ousada, e com isso mudou muitas vidas ao redor do mundo".

Confira a homenagem na íntegra abaixo:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.