Carnaval 2026 | Quais Escolas de Samba desfilam nesta segunda (16); veja horário
Desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro começaram no domingo
Créditos da imagem: BRENNO CARVALHO / Agência O Globo
O Carnaval mexe com o Brasil inteiro, seja pelos blocos e festas de rua, seja pelos famosos desfiles de Escolas de Samba. Depois das apresentações em São Paulo, que ocorreram na sexta-feira (13) e sábado (14), a festa do Grupo Espcial do Rio de Janeiro, o mais famoso do mundo, começou na noite do último domingo e continuará nesta segunda-feira e terça-feira. Confira abaixo a programação de cada dia com os horários previstos para cada desfile.
Onde assistir aos desfiles das Escolas de Samba?
A transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio Rio de Janeiro acontece na TV Globo e no Globoplay, a partir das 21h50, após a exibição do Big Brother Brasil 26.
Quais Escolas de Samba desfilam no domingo?
Acadêmicos de Niterói
Horário: 22h00
Enredo: “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, enred homenageia a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, da origem operária à Presidência.
Imperatriz Leopoldinense
Horário: 23h10
Enredo: "Camaleônico" Homenagem ao músico e artista Ney Matogrosso e sua obra.
Portela
Horário: 00h20
Enredo: “O Mistério do Príncipe do Bará”, sobre Custódio Joaquim de Almeida, liderança religiosa afro-brasileira ligada ao culto de Bará, abordando ancestralidade e resistência negra.
Estação Primeira de Mangueira
Horário: 01h30
Enredo: “Mestre Sacacá do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, tributo ao curandeiro amazônico, destacando saberes afro-indígenas e preservação da floresta.
Quais Escolas de Samba desfilam na segunda-feira?
Mocidade Independente de Padre Miguel
Horário: 22h00
Enredo: “Rita Lee – A Padroeira da Liberdade”, celebração da vida e da obra de Rita Lee, símbolo de ruptura e irreverência cultural.
Beija-Flor de Nilópolis
Horário: 23h10
Enredo: Sobre o Bembé do Mercado, tradicional celebração afro-religiosa de Santo Amaro (BA), marco de resistência negra pós-abolição.
Unidos do Viradouro
Horário: 00h20
Enredo: “Pra Cima, Ciça!”, homenagem ao mestre de bateria Ciça, ícone do ritmo e da história da escola.
Unidos da Tijuca
Horário: 01h30
Enredo: Desfile contará a história de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil e autora de Quarto de Despejo - o Diário de uma Favelada.
Quais Escolas de Samba desfilam na terça-feira?
Paraíso do Tuiuti
Horário: 22h00
Enredo: “Lonã Ifá Lukumi”, explorará a conexão ancestral e religiosa entre Cuba e Brasil, focando na diáspora iorubá, a resistência escrava e a sabedoria do oráculo Ifá.
Unidos de Vila Isabel
Horário: 23h10
Enredo: “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” é uma homenageia ao pintor e sambista Heitor dos Prazeres e uma viagem musical e religiosa às raízes africanas do samba.
Acadêmicos do Grande Rio
Horário: 00h20
Enredo: “A Nação do Mangue” vai celebrar o movimento cultural e musical Manguebeat, surgido em Recife (PE) nos anos 1990.
Acadêmicos do Salgueiro
Horário: 01h30
Enredo: Homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, celebrando sua obra e contribuição estética ao carnaval.