Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Canal Brasil vai exibir série de documentários sobre os quadrinhos no país

Dividido em cinco programas, Quadrinhos começa em 26 de agosto

ÉA
15.08.2008, às 00H00.
Atualizada em 24.11.2016, ÀS 05H05

De Ângelo Agostini à Turma da Mônica. Dos mestres do terror e do erotismo na década de 60 ao sucesso de Ivan Reis e Mike Deodato no exterior. De Henfil a Lourenço Mutarelli.

O Canal Brasil começa a exibir no dia 26 de agosto a série Quadrinhos, cinco programas produzidos no Brasil sobre os quadrinistas e as HQs nacionais. É o documentário mais amplo já realizado sobre o assunto no país.

Omelete Recomenda

agostini

None
"Dissolução do Congresso", charge de Agostini, 1891

A proposta é contar os destaques dos mais de 100 anos de histórias dos quadrinhos no país, que sempre consumiu muita HQ. Há entrevistas com Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli, Paulo Caruso, Ivan Reis, Ivan Cardoso e vários outros nomes importantes de várias vertentes da HQ nacional.

Cada programa aborda um aspecto da história. O primeiro, "A Nona Arte", vai dos primórdios dos quadrinhos, no século 19, à poderosa editora Ebal, de Adolfo Aizen, que liderou a produção nacional na década de 50. O segundo, "Os Mestres do Terror", destaca nomes como Nico Rosso, Rodolfo Zalla e Júlio Shimamoto, que produziram quadrinhos de terror, comédia e erotismo - e, mais importante, de sucesso - nas décadas de 50 a 70.

O terceiro programa, "A Turma do Infantil", aborda criações como a Turma da Mônica e Menino Maluquinho, grandes sucessos da HQ nacional. "Gibis, Drogas e Rock 'n Roll", o quarto programa, destaca os cartunistas que fizeram seu nome na ditadura militar e além, como Henfil, Ziraldo, Angeli, Glauco e Laerte, bem como o trabalho underground de Lourenço Mutarelli. Por fim, o último capítulo, "Capitão Brasil e sua Gangue", aborda os super-heróis nacionais como O Anjo, Capitão Sete, Judoka e outros - que levaram o país a ser um exportador de consagrados desenhistas de super-heróis.

A produção é da Ideograph. Os episódios serão exibidos a cada terça-feira, sempre às 21h. Já há previsão de uma seqüência à série, a ser exibida em 2009.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.