Black Mirror teve alguns episódios especiais mas o primeiro deles, "White Christmas", é também um dos mais marcantes.
Exibido ao final da segunda temporada, ele serviu como "Especial de Natal" para a série, mas trazendo momentos nada felizes. Pelo contrário, há partes até levemente traumatizantes.
Relembre, entenda e saiba mais sobre "White Christmas".
Sinopse de White Christmas
"Dois homens em uma área gélida e remota contam três histórias sobre descontroles tecnológicos ocorridas na época de Natal".
White Christmas (Black Mirror) - Elenco
"White Christmas" conta com elenco de peso. O sempre excelente John Hamm (Mad Men) é um dos homens que participa do papel central do episódio. Além dele temos Rafe Spall (Todo Mundo Quase Morto), Oona Chaplin (Game of Thrones) e Natalia Tena (Harry Potter).
O que acontece em White Christmas?
Com mais de uma hora de duração, "White Christmas" é uma "antologia dentro da antologia". Ele apresenta uma trama central, com os homens Matt Trent (Hamm) e Joe Potter (Spall), que discutem histórias enquanto preparam uma ceia de Natal. Os dois vivem em uma cabana mas, até então, mal se falavam. Quando resolvem contar suas histórias, exploram momentos envolvendo tecnologia.
Matt explica sobre seu passado, falando quando trabalhou com olhos especiais e tecnológicos, que permitiam algumas funções extras - como bloquear pessoas na vida real. Em outro trabalho ele treinou clones digitais de pessoas, armazenados em uma espécie de ovo, como assistentes pessoais. Em uma dessas pessoas, Greta, houve uma recusa de colaborar, enquanto Matt torturou a assistente virtual para que ela cooperasse.
Joe revela que foi bloqueado por sua ex-noiva, quando os dois brigaram por conta de um aborto. Ele descobre, depois, que o bloqueio se estende também para a filha da ex-noiva, quando ele decide espiar a menina. O bloqueio só é desfeito quando a mãe morre, que é quando Joe tenta contato com a filha e acaba espancando seu pai adotivo até a morte.
Mais tarde no episódio é revelado que Matt e Joe estão dentro de um dos ovos que Matt administrava. É mostrado que a confissão de Joe, a versão de inteligência artificial dele, será usada para condenar o Joe na vida real. Matt, por colaborar com o caso, evita sua prisão, mas fica fichado.
White Christmas dá ainda mais medo da tecnologia
"White Christmas" tem algumas discussões, ainda que tragam mais foco na tecnologia. O episódio fala sobre punitivismo, doenças sociais e a forma como podemos encarar provas de um crime.
Se uma versão virtual sua "confessar" seu crime, você pode ser condenado por algo que, de fato, não disse? Como fica comprovado que o ocorrido aconteceu, ainda que a tecnologia tenha simulado o ocorrido?
Além disso, o episódio foi marcante por conta do uso dos olhos especiais e do bloqueio de pessoas na vida real. É algo comum em redes sociais mas que hoje, ainda, não é possível.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários