Black Mirror é uma série que explora realidades distópicas e o uso da tecnologia em situações que mostram o pior lado da humanidade. Alguns de seus episódios se destacam e, entre eles, há o primeiríssimo: "The National Anthem".
Originalmente exibido em 2011, e antes de Black Mirror se tornar uma série da Netflix, "The National Anthem" fez questão de mostrar, desde o começo, que o seriado viria para chocar. Relembre e entenda uma explicação do que acontece neste capítulo. Se você nunca viu, fique ciente: spoilers abaixo!
Sinopse de The National Anthem
"O primeiro-ministro Michael Callow enfrenta um dilema chocante quando a princesa Susannah, um membro muito amado da família real, é sequestrada".
The National Anthem (Black Mirror) - Elenco
O destaque do elenco fica por conta de Rory Kinnear, o Bill Tanner em quatro filmes da série James Bond com Daniel Craig - Quantum of Solace, Skyfall, Spectre e Sem Tempo para Morrer. Ele vive Michael Callow, o primeiro ministro. Neste capítulo temos ainda Lindsay Duncan como Alex Cairns e Donald Sumpter como Julian Hereford.
O que acontece em The National Anthem?
O primeiro episódio de Black Mirror apresenta, basicamente, um dilema moral envolvendo zoofilia. O problema se desenrola ao redor do sequestro da Princesa Susannah e cabe ao primeiro ministro britânico resolver a situação. Ele é intimado pelo sequestrador a cometer um ato sexual com um porco e transmitir ao vivo, em rede mundial, via Internet.
Obviamente, Michael Callow recusa a demanda de início e tenta resolver a situação de outras formas, acionando o serviço secreto e outras autoridades, para tentar encontrar o sequestrador e acabar com aquela situação. Nada disso dá certo. O sequestrador aumenta as ameaças contra Callow, e também contra a segurança de sua família, até que o político cede.
No fim das contas, Callow decide cumprir o combinado e realiza o ato obsceno com o animal. Na transmissão ao vivo, mais de 1,3 bilhão de pessoas assistem, enojadas em sua maioria.
Após 30 minutos de transmissão a Princesa é liberada pelo sequestrador no meio da ponte de Londres. O episódio mostra o que acontece ainda um ano depois da vergonhosa situação: a Princesa está grávida e a popularidade de Callow perante o público cresceu, O mesmo não pode ser dito de sua esposa, Jane, que ainda não o perdoou pelo ocorrido.
Assim como os outros episódios, "The National Anthem" está disponível para ser visto na Netflix e conta com cerca de 44 minutos de pura tensão.
The National Anthem fala sobre vida pública e limites humanos
Como todo episódio de Black Mirror, ao menos neste início, a crítica social de "The National Anthem" é pesada e sem meias palavras. A série abre com este capítulo justamente para mostrar a que veio, sem nenhum pudor de chocar.
O episódio fala muito sobre dilemas morais. Até onde você iria para salvar alguém que você precisa proteger? Ele lida com o extremo de cometer um ato impensável - na verdade, ser obrigado a isso -, em uma posição onde ninguém gostaria de estar.
Para além disso, ele também fala sobre opinião público e como, mesmo na época em que foi lançado, entre 2010 e 2011, a população poderia tomar um rumo inexplicável. A popularidade do parlamentar subiu, pois seu ato foi visto como corajoso, talvez não tão vergonhoso, por mais que tenha sido recebido de forma repugnante.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários