Elenco de Big Little Lies, da HBO, na 2ª temporada

Créditos da imagem: Big Little Lies/HBO/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Big Little Lies | Diretora do 2º ano teve controle criativo minado pela HBO

Artigo do IndieWire revela problemas nos bastidores da série

Arthur Eloi
13.07.2019
13h32
Atualizada em
13.07.2019
20h30
Atualizada em 13.07.2019 às 20h30

A segunda temporada de Big Little Lies pode ter passado por alguns conflitos internos: um relato publicado pelo IndieWire trouxe a tona os problemas enfrentados pela diretora Andrea Arnold, que teve seu controle criativo ofuscado por Jean-Marc Vallée, que comandou o ano um.

Segundo o site, Vallée estava indisponível para retornar ao programa da HBO por conta de seu envolvimento com outra série da casa, Objetos Cortantes. Assim, Arnold foi contratada - só que com a promessa de poder estabelecer sua própria visão para o seriado. Normalmente projetos audiovisuais têm diretrizes estéticas especificadas em sua concepção, mas não Big Little Lies, que teve todo esse aspecto planejado por Vallée no ano um.

Dessa forma, a diretora teria bastante liberdade para explorar, e até teve permissão para trazer um antigo colaborador ao posto de direção de fotografia para ajudá-la. O problema supostamente começou após a conclusão das gravações, com Vallée e os executivos da HBO ignorando as diretrizes deixadas por Arnold, reduzindo drasticamente o material filmado e o editando para se "encaixar" em algo mais parecido com a primeira temporada - tarefa que, como indicam os créditos, precisa de mais de dez editores para ser realizada. 

É bom esclarecer que, diferente do cinema, diretores de TV normalmente não têm tanto envolvimento com o produto-final - ao invés disso, quem revisa, aprova e orienta o corte são o showrunner (aqui, David E. Kelley) e vários produtores-executivos. O que torna o caso de Arnold particularmente estranho é a promessa de liberdade criativa para contratá-la, apenas para a emissora depois voltar atrás e seguir a visão de Vallée, que sequer estava envolvido com a segunda temporada.

Após a publicação da matéria do IndieWire, diversos fãs do programa - que já sentiam algumas inconsistências na segunda temporada, como uma aguardada cena envolvendo Madeline (Reese Witherspoon) e Mary Louise (Maryl Streep) sendo deletada sem motivo - se revoltaram com a situação. A HBO respondeu ao artigo, dizendo: "Não haveria uma segunda temporada de Big Little Lies sem Andrea Arnold. Nós na HBO e os produtores estamos extremamente orgulhosos de seu trabalho. Assim como qualquer projeto televisivo, os produtores-executivos colaboram na série, e acreditamos que a qualidade do produto-final fala por si só."

Seja como for, a segunda temporada de Big Little Lies é transmitida aos domingos pela HBO, às 22h.