Babu Santana sobre atores pretos no audiovisual: "A favela sempre foi potência"

Créditos da imagem: Globoplay/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Babu Santana sobre atores pretos no audiovisual: "A favela sempre foi potência"

Ator é um dos protagonistas de O Jogo que Mudou a História

Omelete
3 min de leitura
20.06.2024, às 06H00.

Nova série do Globoplay, O Jogo que Mudou a História tornou-se referência no audiovisual brasileiro. A série criada por José Junior, idealizador do grupo cultural AfroReggae, conta com 71% de sua equipe formada por pessoas pretas. Em um país como o Brasil, onde o racismo e a falta de oportunidade para pessoas periféricas ainda é um problema estrutural, isso é um feito e tanto.

Entre os atores pretos que protagonizam a série está Babu Santana, intérprete do presidário Hoffman, membro da facção Turma do Fundão. Veterano de produções que ele mesmo descreve como "favela movies", o ator de 44 anos falou em entrevista ao Omelete sobre a importância de ter um homem preto à frente de um título como O Jogo que Mudou a História e com o poder de dar mais oportunidades a profissionais negros.

"O José Junior nos impulsiona como grupo, ele nos fortalece, principalmente nós que viemos do morro. Nós temos cineastas negros como Luciana Bezerra e Luciano Vidigal, que têm projetos vindo aí. Estamos mostrando novos olhares, e é isso que nos fortalece. A gente olha para o nosso parceiro e pensa: "Vamos juntos". O sucesso do José Junior é o sucesso para milhares da favela. Quando nós vamos apresentar um projeto para investidores, eles têm um novo olhar. E a favela sempre teve potência, né, irmão. Haja vista o tanto de pessoas que saíram daqui e têm credibilidade", destacou.

Apesar do orgulho de ver profissionais pretos ganhando oportunidade em uma produção desta magnitude, o ator alertou para uma outra realidade destacada em O Jogo que Mudou a História: muitas narrativas sobre pessoas periféricas no audiovisual brasileiro envolvem violência e crime.

"É muito bacana ver nossos parceiros trabalhando, mas também é triste porque a gente está retratando uma faixa da pobreza e da população carcerária que também é de maioria preta. E retrata uma realidade triste, né? Mas já que nós estamos aqui do lado de fora, nós precisamos contar essa história. É uma parte triste da nossa história, mas ela existe e só poderia ser contada por nós."

A importância de ter "atores reais"

Para Babu, o diferencial de O Jogo que Mudou a História é ainda mais amplo. Cerca de 40% do elenco da produção foi formado por "atores reais", ou seja, pessoas que não trabalham com atuação, mas que foram carcereiros, policiais e até presidiários na vida real. Segundo o ator, o convívio e a troca de experiências com estes parceiros enriqueceu ainda mais a preparação para a série.

"Eu me apeguei muito a esses depoimentos para criar o meu personagem, principalmente para me colocar no lugar dessas pessoas. Nós tivemos a companhia de um cara que foi chefe dos carcereiros no antigo presídio da Ilha do Governador, onde nós filmamos. Você esperava uma coisa de um cara como ele, uma cerca soberba, truculência, e foi algo completamente diferente. Ele é um cara super gente boa e que foge do estereótipo que nós imaginamos, de que ela deve ter um tipo de comportamento. Ele me surpreendeu com vários depoimentos dele", acrescentou.

No caso de seu personagem, Babu usou a troca com os atores reais para conseguir criar uma empatia por Hoffman. Apesar de ser um homem truculento e implacável, o bandido foi capaz de conquistar a confiança de outros presos, algo que, na visão do ator, não seria possível se ele não tivesse um lado humano.

"Ninguém daria a liderança a alguém sem empatia. Então, eu fui fazendo a compasição [do personagem] a partir dos depoimentos destas pessoas. E como cidadão, você vê que existem pessoas que erraram e que podem ser consertadas. Eu já era defensor dos direitos humanos, mas depois de ver seres humanos que viveram no cárcere e mesmo assim conseguiram se reabilitar, foi uma coisa que me tocou muito e vou levar para a vida."

Os quatro primeiros episódios de O Jogo que Mudou a História já estão disponíveis no Globoplay.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.