![]() |
No Japão, um grande escândalo interrompeu a exibição da série de TV Ultraman Cosmos, a mais recente produção do universo Ultra. Takayasu Sugiura, o ator que interpreta o alter ego do herói, Musashi Haruno, foi preso, acusado de agressão e extorsão.
Depois de ter sido vítima de assalto, o ator de 21 anos foi atrás do ladrão, um conhecido de seu irmão, deu uma surra no infeliz e, para não dar queixa, fez o sujeito depositar uma quantia muito superior à roubada. No entanto, o meliante foi até a polícia, deu queixa e, como tem 19 anos (menor de idade no Japão), a coisa ficou feia para o ator.
O escândalo repercutiu mal. Takayasu foi acusado e sua carreira praticamente terminou. O detalhe é que o fato aconteceu dois anos atrás, época em que o ator também era menor de idade e só agora veio à tona. Em depoimento à polícia, o astro acabou confessando e foi encarcerado nesta última sexta-feira.
A série de Cosmos, que havia estreado em julho do ano passado e tinha o final previsto para setembro, teve sua exibição cancelada, mesmo com as gravações já concluídas. Executivos da emissora TBS disseram que o fato lamentável desfez o sonho das crianças, forçando o cancelamento da série.
Em comunicado oficial, o presidente do estúdio Tsuburaya Productions, Kazuo Tsuburaya, lamentou o fato e pediu desculpas a todos. Declarou também que a série será concluída de alguma maneira. Nas lojas japonesas, até produtos com a marca de Ultraman Cosmos foram retirados das prateleiras, numa verdadeira caça às bruxas. De paladino da justiça, a personagem virou encarnação do mal.
No começo do segundo semestre iria estrear, nos cinemas, o longa Ultraman Cosmos 2. O filme, no entanto, também foi cancelado. Milhões de dólares foram jogados fora, deixando milhões de fãs frustrados num escândalo sem paralelos na terra do sol nascente.
![]() Takayasu Sugiura |
Para se ter idéia da dimensão do fato, devemos levar em conta que, no Japão, as coisas são muito mais dissimuladas do que se imagina. Na sociedade, a aparência é a coisa mais importante a se prezar. Quando algo sai da rotina ou algum podre é revelado, os escândalos atingem uma escala muito maior do que no ocidente. Se há um povo com dificuldades em aceitar erros, esse povo é o japonês. Ter um erro exposto à sociedade é a vergonha suprema. Escândalos são abafados ao máximo mas, quando vêm à tona, a histeria é completa. Daí, é fácil entender porque ficção e realidade misturam-se. Fãs e personagens vão pagar pelo crime do ator.
Ironicamente, a série Ultraman Cosmos era a menos violenta dos últimos anos, com muitas mensagens pacifistas, mostradas em histórias em que o herói lutava somente em último caso.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários