Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Elenco de As Aventuras de José e Durval conta como “encontrou” seus personagens

Série estreia em 18 de agosto no Globoplay

Omelete
4 min de leitura
NG
18.08.2023, às 08H00.
Bob Paulino/Divulgação

Créditos da imagem: Bob Paulino/Divulgação

Inspirada na vida de Chitãozinho e Xororó, icônica dupla da música sertaneja, As Aventuras de José e Durval chega ao Globoplay na próxima sexta-feira (18), mostrando a trajetória dos músicos de sua infância até o auge de suas carreiras. Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, Rodrigo Simas, Felipe Simas, Andréia Horta e outros membros da produção contaram um pouco sobre seus processos para descobrir seus personagens.

A gente tinha muito um receio muito grande quando a gente foi começar [a se preparar para a série], mas o Hugo [Prata, diretor-geral] desde o princípio deu uma calma para gente”, lembrou Rodrigo, intérprete de Chitãozinho/José, afirmando que o cineasta deu “licença poética” para que ele e o irmão criassem suas próprias versões dos cantores. “Mas claro que a gente estudou, a gente conversou com [Chitãozinho e Xororó], assistiu muito às entrevistas deles mais jovens e aos shows que eles faziam.

Omelete Recomenda

Segundo o ator, o preparo para interpretar a dupla foi mais focado na relação que ele construiu com o irmão, Felipe, enquanto eles trabalhavam em outros aspectos dos “personagens”. “Era muito uma preparação de irmãos, entre eu e Felipe, a nossa convivência. A gente sempre fala que a nossa preparação não era só lá na sala da O2 [uma das produtoras da série], a nossa preparação foi nas 24 horas por dia da nossa convivência, no nosso treino do violão, de voz, na fonoaudióloga com todo mundo junto. Então, acho difícil falar exatamente o que a gente fez, foi um processo por inteiro assim e sempre como dupla.

Para Felipe, que vive Xororó/Durval, o distanciamento dos retratados permitiu “criar coisas e ter liberdade que talvez, se a gente ficasse preso a imagem deles, aos trejeitos, a gente não experimentaria enquanto irmãos, e acho que a relação enquanto irmãos é mais profunda [que apenas reproduzir maneirismos].

Reforçando a fala de Felipe, Hugo lembrou que os testes para As Aventuras de José e Durval não eram “concursos de sósia”. “A gente precisava achar atores que tivessem a essência dos personagens e, nesse aspecto, virem dois irmãos e que têm características muito diferentes — o Rodrigo é muito parecido com o Chitão e o Felipe é muito parecido com o Xororó — foi uma grata surpresa (...). A gente sempre batalhou no texto, na preparação e no set para eles estarem com a essência dos personagens.

Andréia Horta, que vive a mãe dos protagonistas, Araci, buscou sua personagem se aprofundando no mundo do sertanejo e procurando inspiração em sua própria família. “Escutei muito sertanejo raiz, comecei a beber dessa fonte, porque isso tudo traz uma memória afetiva muito forte pra gente, povo brasileiro, então comecei daí. E aí, olhando bem para a história dela, esse quadro de escassez geral na criação dos filhos, fui [lembrar das] minhas avós, materna e paterna, porque também era o mesmo quadro de escassez. Então fui pegando dali, porque não conhecia a Araci assim, né?

A gente não tinha material da Araci, então a gente tinha, dentro da história que ela viveu, uma certa liberdade criativa”, seguiu Andréia. “Então a construção foi muito bebendo na fonte do que tinha ali no roteiro e nos elementos que eles traziam.

Intérprete de Noely Lima, Marjorie Gerardi afirmou que viver a esposa de Xororó se mostrou desafiador pela forma como ela se comunica e se impõe. “Ela é essa mulher doce, silenciosa, que fala muito com os olhos, mas é uma mulher muito forte também. Então, eu tinha que ficar entre esse doce e delicada, mas com aquela força interna dessa mulher que é a base da família, e fiquei muito honrada de interpretá-la, foi bem emocionante para mim.

Larissa Ferrara, que vive Adenair, diz que praticamente stalkeou a ex-esposa de Chitãozinho em busca de referências para construir sua personagem. “Entrei no Instagram dela e fui atrás de tudo que ela tinha, cheguei até o começo. Levava referências de figurino que eu me lembrava muito. Eu percebi que a Adenair estava sempre sorrindo muito nas fotos, sempre dançando, sempre muito feliz.

As Aventuras de José e Durval tem direção-geral de Hugo Prata (Elis: Viver É Melhor que Sonhar) e roteiros de Diogo Leite, Duda de Almeida, Dan Rossetto e Rafael Lessa. Além dos irmãos Rodrigo e Felipe Simas como Chitãozinho/José e Xororó/Durval, respectivamente, o elenco conta com Andréia Horta, Marco Ricca, Marjorie Gerardi e Larissa Ferrara. Pedro Tirolli e Pedro Lucas vivem os cantores durante a infância.

A série estreia em 18 de agosto no Globoplay.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.