Foto de Aruanas

Créditos da imagem: Aruanas/Fábio Rocha/Globo/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Aruanas | “Essa é a personagem mais madura que já recebi”, diz Taís Araújo

Entrevistamos o elenco da nova série do Globoplay

Camila Sousa
03.07.2019
17h55

Conflitos ambientais, desmatamento e exploração sexual infantil são alguns dos temas delicados tratados em Aruanas, nova série original do Globoplay. E tudo isso é mostrado através das protagonistas interpretadas por Taís Araújo, Débora Falabella, Leandra Leal e Thainá Duarte. Mas além do lado ativista das personagens, o seriado também explora suas relações pessoais. 

Clara (Duarte), por exemplo, trás o tema de relacionamentos abusivos. “A Clara deixa a sua cidade natal e vai para São Paulo trabalhar na Aruana porque ela admira muito essas três ativistas e porque ela estava em um relacionamento abusivo com um namorado violento. Ela chega em São Paulo e vai descobrindo várias coisas, depois vai para Manaus e esse cara a segue até lá”, revela a atriz, em entrevista ao Omelete em São Paulo.

Apesar disso, Duarte ressalta que Clara passa a enxergar o mundo com novos olhos após ter contato com as ativistas da ONG Aruana e não deixa que tal situação a defina: “Mesmo com essa questão tão difícil, que foi o motivo para ela sair da cidade natal, a Clara cresce por outros motivos. Ela não depende desse namorado para crescer e ter forças”.

Outra personagem complexa é Verônica (Araújo), advogada envolvida com as causas da organização. Sempre muito séria, ela obedece às leis e frequentemente repreende suas colegas quando elas agem impulsivamente. Mas toda essa seriedade é uma oposição à sua vida pessoal, em que Verônica trai a confiança de uma de suas melhores amigas.

“O que mais me interessou na personagem Verônica foi justamente a complexidade dela. Eu nunca tinha feito uma personagem tão complexa e com uma humanidade falha. Eu sofri muito com ela e critiquei muito. Até que chegou um momento em que eu pensei: ela é humana e a gente erra mesmo, o que é contraditório e enriquecedor. Ela é uma mulher muito ética e direta no trabalho, mas comete um vacilo desse na vida pessoal, sabendo que é um vacilo. Essa é a personagem mais madura que eu já recebi até hoje”, diz Araújo ao Omelete

Interpretada por Falabella, Natalie é jornalista e apresentadora de um programa de televisão e por isso consegue dar mais visibilidade aos problemas ambientais. Já na vida pessoal, ela perdeu uma filha em uma gravidez avançada e vive uma crise no casamento com Amir (Rômulo Braga). Completando o time está Luiza (Leal), que faz seu ativismo através do confronto, muitas vezes se colocando em situações de risco. Na vida pessoal, ela tem problemas na criação do filho Yan e luta pela guarda dele com o ex-marido Gilberto (Samuel Assis).

Com conflitos pessoais tão complexos unidos ao dia a dia do ativismo, Aruanas é uma produção multifacetada, como define Taís Araújo: "É isso, é uma série em que tudo é muito à flor da pele. A vida de um ativista é sempre à flor da pele, sempre no limite, porque sempre pode dar uma m**** muito grande".

Os 10 episódios da primeira temporada de Aruanas estão disponíveis no Globoplay.