Séries e TV

Lista

Bentô #5 | Animes que marcaram a infância nos anos 90

Na volta do quadro, listamos as produções nostálgicas da época

A cozinha
29.04.2020
20h30

O quadro Bentô está de volta, falando e discutindo o universo dos animes e mangás. Para marcar este retorno, escolhemos três animes que marcaram a infância nos anos 90.

É verdade que o período teve muitos lançamentos no Brasil, especialmente em emissoras como a TV Manchete, mas escolhemos aqueles que ganharam maior destaque e acompanharam muitos jovens otakus que assistiam aos episódios antes ou depois de ir para a escola. Confira abaixo e no vídeo acima as escolhas:

Yu Yu Hakusho

Divulgação

Yu Yu Hakusho foi transmitido no Brasil originalmente na extinta Rede Manchete, no fim da década de 1990. A trama é sobre Yusuke Urameshi, um bad boy que surpreende a todos, inclusive o mundo espiritual, ao sacrificar sua vida para salvar uma criança que seria atropelada. O feito foi tão inesperado que, por não esperar sua morte, o mundo dos espíritos não tinha um lugar para sua alma nem no céu, nem no inferno.

Sem ter para onde ir, Yusuke ganha a oportunidade de ter sua vida de volta se conseguir cuidar de um "ovo" especial. Se Urameshi tivesse atitudes boas, o ovo chocaria na forma de um anjo e traria sua vida de volta. No entanto, o corpo do protagonista precisava estar em boas condições para receber sua alma novamente.

Com um começo e uma trajetória igualmente empolgantes, Yu Yu Hakusho marcou muitos fãs por sua dublagem irreverente, cheia de gírias e piadas adaptadas para o público brasileiro. Isso sem falar em personagems como Kurama, Hiei, Botan e Kazuma Kuwabara, que foram muito bem desenvolvidos.

Tudo isso foi capaz de manter o seriado no coração de muitos fãs até hoje. Por isso recomendamos que, se você não viu até agora, conheça Yu Yu Hakusho. Se já viu, reveja para matar essa nostalgia.

Os Cavaleiros do Zodíaco

Divulgação

Os Cavaleiros do Zodíaco foi um dos responsáveis por popularizar o anime no Brasil. Exibido também na Rede Manchete, o desenho mostrava as aventuras de Seiya, Cavaleiro de Pégaso, e seus amigos Cavaleiros de Bronze, em sua jornada pelas Doze Casas para salvar a Deusa Athena.

Uma das coisas que mais chamou a atenção na época foi a violência mostrada no anime. Durante as batalhas, os cavaleiros perdiam os sentidos, apanhavam muito, ficavam cegos (sim, estamos falando de você, Shiryu) e logo no começo da história Cassius perde sua orelha na disputa pela Armadura de Bronze de Pégaso.

Além disso, os vários Cavaleiros geraram uma onda de brinquedos que faziam as crianças enlouquerecem atrás de todas as armaduras. Por fim, o anime ficou marcado também pelos seus temas de abertura e encerramento, que muitos lembram até hoje.

Quem aí não continua cantando o Trem da Alegria (não era Sandy & Júnior) quando ouve: "Tem sempre alguém no cosmos ajudando o cavaleiro a venceeeeeer".

Fly - O Pequeno Guerreiro

O anime foi inspirado no RPG Dragon Quest e contava as aventuras do pequeno Fly em sua jornada para se tornar um bravo guerreiro.

Cancelada depois de 46 episódios, a animação cultiva, até hoje, uma série de fãs desamparados que gostariam de ver a conclusão da saga. Com aspectos únicos, a série se popularizou mundo afora e conquistou fãs de todas as idades.