Séries e TV

Notícia

Andor chega ao final com a conexão perfeita para 3º ato da história: Rogue One

Série faz últimas conexões com filme e termina com arco menos espetacular, mas ainda assim emocionante

Omelete
6 min de leitura
13.05.2025, às 22H30.

Depois de três semanas e três arcos que foram elevando os níveis de perigo e pressão sobre a Aliança Rebelde, a segunda temporada de Andor finalmente chega aos seus episódios derradeiros. Antes de qualquer coisa é preciso ser dito que toda a concepção desta história, depois do sucesso de Rogue One, foi cercada de sobrancelhas levantadas e questionamentos de “pra que?”. Entendemos quem é o personagem no filme, seu ciclo se fecha com precisão e conecta perfeitamente com o Star Wars de 1977. Então “pra que” acompanhar uma série sobre Cassian Andor (Diego Luna)? Estes últimos três capítulos da série não deixam dúvidas sobre a resposta.

Um ano após o massacre de Ghorman e salvar Mon-Mothma (Genevieve O'Reilly) da prisão no Senado, Andor continua vivendo na base de Yavin, mas agora sem Bix (Adria Arjona), que percebeu que o único jeito possível dos dois viverem seus caminhos, seria deixando o amado para trás. Cassian finalmente ganha a companhia de K-2SO (Alan Tudyk) e os dois precisam se unir em uma missão para resgatar Luthen (Stellan Skarsgard). Mais uma vez, Cassian tem que ficar frente a frente com algo que nunca vai aceitar: a reticência da Aliança Rebelde. Em uma reunião com Mothma, Bail Organa (Benjamin Bratt) e outros líderes (os mesmo que vemos em Rogue One), Andor precisa da aprovação do grupo para salvar um dos maiores responsáveis por eles estarem ali naquele lugar. Entretanto, o medo e a desconfiança imperam na sala. Ninguém realmente confia em Luthen, mesmo depois de tudo que fez e sacrificou.

Em Coruscant, acompanhamos um episódio inteiro focado em Luthen e Kleya (Elizabeth Dulau), acompanhando o passado dos dois, desde o resgate dela ainda jovem e o treinamento passado pelo mentor. Entre um flashback e outro, vemos Dedra (Denise Gough) encontrando o rebelde em seu antiquário e deixando claro que sabe quem ele é. Com a consciência de que o Império se aproximava cada vez mais, Luthen tem um último encontro com Lonni (Robert Emms), que em meio ao desespero de fugir com a família, conta sobre os planos da Estrela da Morte, o planeta Scariff e, principalmente, Galen Erso - que em Rogue One é vivido por Mads Mikkelsen. Sem poder correr risco com uma possível prisão de Lonni, Luthen o mata, deixando seu corpo em uma praça do planeta-cidade. Antes de encontrar Dedra, ele passa as informações para Kleya e pede que ela encontre Andor. No antiquário, sem chance de se entregar ao Império, Luthen tenta tirar a própria vida, mas é levado para um hospital.

A série continua a expandir o cotidiano de Star Wars, mostrando que essa galáxia é viva e que não se resume ao interior de X-Wings e destróieres imperiais. Kleya vai ao resgate de Luthen no hospital e, enquanto aprendemos com os flashbacks sobre o treinamento dela, vemos sua missão solitária: não deixar que o Império coloque as mãos nas informações de seu mentor. A direção e o roteiro deixam claro, mais uma vez, que a soberba imperial é (e será) seu maior erro. Ao achar que apenas um grupo de rebeldes poderia resgatar Luthen, eles deixam que Kleya se infiltre no local, exploda uma bomba e - em um momento emocionante - deixe que Luthen enfim descanse. Seu papel foi cumprido. Ele ajudou a Aliança de todas as formas possíveis e, ao fim, entregou a informação mais importante, aquela que dará esperança em Rogue One. É um final belíssimo para um personagem tão complexo e brilhante nas mãos de Stellan Skarsgard.

Após conseguir a autorização de Mon-Mothma para atender o sinal recebido de Coruscant, Cassian parte para sua última missão na série e descobre que o homem que o levou para a Aliança Rebelde não está mais vivo para lutar. Ele recebe as informações sobre Galen Erso - nos mostrando como já conhecia o nome na primeira vez que o ouve em Rogue One - e precisa, junto com seus companheiros, sobreviver ao cerco que o Império faz no apartamento/esconderijo que Kleya se escondia (e foi o mesmo que Cassian e Bix viveram). Com a ajuda de K-2SO, em uma cena de ação à la O Exterminador do Futuro, eles conseguem fugir e levar a protegida de Luthen até Yavin.

Do lado Imperial, a falha ao deixar o rebelde morrer, sem passar as informações da Aliança, custa caro para Dedra. Orson Kennic (Ben Mendelsohn) reaparece para interrogá-la e deixa claro que seus erros não serão aceitos. Mendelsohn e Gough entregam um dos encontros mais tensos da série, com a oficial se desesperando ao saber que será deixada de lado pelo regime que tanto defendeu. Seu destino final: a roupa de presidiária igual a que Cassian vestiu em Narkina 5. Quanto aos outros líderes, vemos Partagaz (Anton Lesser) isolado em uma sala. A notícia que ele ouve é a de que o manifesto escrito por Karis Nemik (Alex Lawther) - que fez parte do grupo de Cassian em Aldhani -, se espalhou pela galáxia e está sendo usado para que os povos se rebelem contra o Império. É uma ligação direta entre as duas temporadas, que simboliza ainda mais a metáfora do Império com regimes como o nazismo e a fuga de seus líderes quando as coisas dão errado. Para Partagaz, uma sala (como um bunker) e um blaster bastam para que ele não precise mais lidar com a culpa e o orgulho ferido.

Andor chega ao final com um arco cheio de pequenos momentos e que pode até parecer anticlimático em comparação aos grandes acontecimentos - e os melhores capítulos da série - lançados na semana passada. Entretanto, nem só de momentos barulhentos vive a guerra e uma obra que entende isso, consegue dar um passo adiante. Andor em seu final se entende como um grande segundo ato, que prepara para o final apoteótico dessa história que é Rogue One: Uma História Star Wars. Toda a jornada do protagonista, que começou em Ferrix e passou por vários cantos da Galáxia, os companheiros que fez e os amigos que perdeu, tudo está simbolizado na caminhada de Cassian até a U-Wing, a nave que será o transporte da equipe que, enfim, dará esperança aos Rebeldes. Ao olhar para a curandeira da força, Cassian sabe seu caminho e seu objetivo. Isso dá ainda mais potência para o final do filme e faz dessa obra criada por Tony Gilroy uma das melhores já contadas no universo de Star Wars.

E se é triste ver Cassian partindo para sua missão derradeira - e será impossível você não querer ver o filme depois -, a série nos mostra que, em Star Wars, sempre há uma luz e um legado. Bix e o bebê são a prova disso. Que a força esteja com você, Cassian!

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.