Assine HBO Max pelo Chippu

Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

A Casa do Dragão | Onde fica, batalha e tudo sobre Tumbleton

Próximo episódiso vão adaptar momento importante da Dança dos Dragões

Omelete
4 min de leitura
06.07.2026, às 12H27.
Atualizada em 06.07.2026, ÀS 13H10
A Casa do Dragão | Onde fica, batalha e tudo sobre Tumbleton

Créditos da imagem: HBO/Divulgação

O terceiro episódio da terceira temporada de A Casa do Dragão (House of the Dragon) foi exibido ontem (5) na HBO e marcou a chegada de um dos momentos mais importantes da Dança dos Dragões: a Batalha de Tumbleton. No livro Fogo e Gelo, esta batalha - que ocorre em duas partes - registra uma virada na Guerra Civil entre os Targaryen que vai afetar diretamente o futuro de seus principais pilares, incluindo a rainha Rhaenyra (Emma D'Arcy).

Omelete Recomenda

Situada às margens do Rio Mander, no Reach, a próspera cidade mercado é o palco de duas das batalhas mais sangrentas e decisivas da guerra civil Targaryen. Se nos livros a dinâmica da guerra segue um fluxo, a série da HBO já começou a plantar suas próprias sementes para o confronto que promete abalar a terceira temporada.

None
HBO/Divulgação

Abaixo, o Omelete te conta os detalhes da Batalha de Tumbleton, sua importância para A Casa do Dragão e as principais consequências. Atenção: este conteúdo estará cheio de spoilers, então siga lendo por sua conta e risco.

A Primeira Batalha e as Traições de Tumbleton

Na obra original, Tumbleton era o último bastião de defesa dos Negros entre o exército Verde de Lorde Ormund Hightower (James Norton) e a capital, Porto Real. Para garantir a segurança do local, Rhaenyra envia os (sementes de dragão) dragonseeds Hugh, o Martelo (Kieran Bew) e Ulf, o Branco, (Tom Bennett) montados em Vermithor e Silverwing.

O confronto inicial parecia uma vitória certa para os Negros. Apesar de estarem em desvantagem numérica, os Lobos de Inverno, liderados por Roddy, a Ruína (Tommy Flanagan), desferiram um golpe devastador nos Verdes. O próprio Roddy conseguiu matar Ormund Hightower antes de sucumbir aos seus ferimentos, deixando as forças inimigas sem liderança.

Contudo, o que parecia o fim da batalha se transformou em um massacre inédito. Em um movimento que mudou os rumos da guerra, Hugh e Ulf viraram seus dragões contra a própria cidade que deveriam proteger. Tumbleton foi reduzida a cinzas, e o exército Verde, agora sem controle, promoveu um saque caótico e violento contra os sobreviventes.

None

Enquanto o livro levanta dúvidas se a traição foi motivada por ganância ou covardia, a série constrói uma fundação mais íntima para Hugh, alimentada pela perda de sua filha e pelo rancor contra a rainha. No caso de Ulf, é esperado que a ambição do personagem seja a principal motivação da virada. O impacto em Porto Real é imediato: assustada pela deslealdade, Rhaenyra ordena o fechamento da capital e a prisão do outro semente de dragão, Addam Velaryon (Clinton Liberty), fraturando seu próprio conselho.

A Segunda Batalha e o Destino dos Dragões

Determinado a provar sua honra e lealdade, Addam foge montado em Seasmoke e reúne um exército de 4.000 homens das Terras dos Rios para retomar Tumbleton em um ataque noturno surpresa.

A segunda batalha se desenvolve em meio ao caos generalizado no acampamento Verde. Ulf dorme bêbado em uma taverna durante todo o confronto, enquanto Hugh é assassinado antes de conseguir montar seu dragão por Lorde Jon Roxton (Joplin Sibtain) — integrante dos Caltrops, um grupo de nobres Verdes que planejava eliminar os traidores devido às suas ambições desmedidas de poder.

Sem cavaleiros no comando, o destino dos dragões é selado no solo e no céu de Tumbleton. Seasmoke, de Addam, engaja em combate com Tessarion, a dragoa do Príncipe Daeron Targaryen. A batalha ganha proporções trágicas quando o gigantesco Vermithor, enfurecido e sem montador, entra na briga. No confronto triplo, Vermithor mata Seasmoke e Addam, mas colapsa logo em seguida devido aos ferimentos. Tessarion, gravemente ferida e incapaz de voar, recebe um golpe de misericórdia por ordens de Benjicot Blackwood. O próprio Príncipe Daeron morre no acampamento, embora Fogo e Sangue apresente três versões diferentes para o seu fim.

Apesar de os Negros garantirem uma vitória militar ao dizimar as forças inimigas no campo, o resultado é amargo. Os Verdes sobreviventes recuam e fecham os portões de Tumbleton. Sem equipamentos de cerco ou o apoio de dragões, os homens das Terras dos Rios recolhem os espólios possíveis e abandonam a cidade.

O que a série mudou e o impacto no futuro

A adaptação da HBO optou por inverter a ordem dos acontecimentos em relação ao livro. Em vez de enviar os sementes de dragão para defender a cidade de uma invasão iminente, a série mostrou Ormund Hightower tomando Tumbleton muito mais cedo e fazendo seus habitantes de reféns.

Essa mudança altera a lógica de urgência para Rhaenyra e prepara o terreno para que a futura traição de Hugh e Ulf tenha um peso dramático ainda maior. Tumbleton não é apenas um confronto de exércitos; é o estopim que paralisa as ações da rainha, destrói a confiança entre seus aliados e inicia o efeito dominó que dita os momentos finais da Dança dos Dragões.

A terceira temporada de A Casa do Dragão está em exibição na HBO. As duas primeiras temporadas estão disponíveis completas na HBO Max.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.