Séries e TV

Lista

15 curiosidades sobre As Visões da Raven

Nesta quarta-feira (17), a série completa 15 anos

Mariana Canhisares
17.01.2018
10h30
Atualizada em
17.01.2018
13h56
Atualizada em 17.01.2018 às 13h56

Mal dá para acreditar, mas já fazem 15 anos desde que o primeiro episódio de As Visões da Raven foi ao ar. De lá para cá, foram quatro temporadas, 100 episódios e duas indicações ao Emmy. Além, é claro, de uma música de abertura que nunca conseguiremos esquecer.

Para celebrar o aniversário de 15 anos da série, listamos 15 curiosidades que talvez você não saiba sobre As Visões da Raven. Confira:

Raven quase se chamou Dawn

No primeiro esboço da série, a jovem que tinha visões do futuro se chamava Dawn Baxter. Depois, passou a ser Rose. Somente com a chegada de Raven-Symoné que a personagem assumiu o nome da atriz.

Mas esta não foi a única mudança de nome da série. Originalmente, a personagem de Van Der Pol se chamava Emma.

Por que a mãe da Raven deixou a série?

Muitos fãs ficaram sem entender por que a mãe da Raven, vivida por T’Keyah Crystal Keymáh, deixou de aparecer após a terceira temporada da série. O motivo só se tornou públicos anos depois, quando a atriz revelou que precisou dedicar seu tempo para os cuidados da avó.

Nos primeiros anos, Keymáh levava a senhora para o set e pedia a ajuda dos colegas, inclusive de Kyle Massey, para distraí-la enquanto filmava suas cenas. Mas, com a renovação da produção, o esquema ficava muito complicado. Ela, então, preferiu dar prioridade à família e interrompeu sua carreira por um tempo.

Desespero não foi atuação: Raven tem mesmo medo de cobra

Num dos episódios, Raven tenta impedir que uma de suas visões se concretize: ela vê seu irmão mais novo, Cory, dizendo que a odeia. Para isso, a adolescente planeja a melhor festa de aniversário possível, conseguindo um monte de répteis para o evento, inclusive uma cobra. Mas, tanto na vida real, quanto na ficção, Raven odeia cobras.

Em entrevista ao NYT, a atriz afirmou que chegou a chorar quando a cobra foi colocada no seu ombro. "As caras de nojo que estou fazendo são reais", contou.

Raven realmente acreditava em poderes psíquicos

Para Raven-Symoné, poderes psíquicos como os de sua personagem não eram mera ficção. Em entrevista ao AALBC, a atriz falou sobre o tema: "não gosto muito de falar sobre isso, porque é um pouco pessoal. Mas sou uma pessoa muito espiritualizada e acredito que algumas pessoas são abençoadas com esses poderes especiais. Só depende de você para aceitá-los ou não."

Referências à música pop

O universo da música pop também foi referenciado na série. A banda preferida da Raven, Boyz n Motion, por exemplo, é uma paródia do *NSYNC. Já Pressure, cantor interpretado por Kevontay Jackson, é uma releitura do Usher.

Referência à moda

Raven era fã de moda como poucos e, claro, a série não poderia deixar de fazer referências à paixão da protagonista. No episódio “Pin Pals”, por exemplo, Raven faz de tudo para conhecer sua estilista preferida Donna Cabonna, uma brincadeira com o nome da grife Dolce & Gabbana.

Nome original da série era The Future Is On Me

As Visões da Raven não foi o nome da série desde o início. Poryes e Sherman desenvolveram o projeto trabalhando, primeiramente, com o título The Future Is On Me (algo como O Futuro é Por Minha Conta, em português). Depois, quando a protagonista tinha o nome de Rose, a série passou a se chamar Absolutely Psychic (Absolutamente Psíquica, em tradução livre). Só quando Raven foi escalada como protagonista que a produção ganhou o nome pelo qual é conhecida.

Anneliese Van Der Pol quase não entrou na série

O papel de Chelsea seria originalmente interpretado por outra atriz, mas Anneliese Van Der Pol e Raven-Symoné se deram tão bem que a protagonista pediu para que escalassem Van Der Pol. 

Quase virou filme!

Assim como fez com Lizzie McGuire, a Disney planejava um filme de As Visões da Raven. Segundo Anneliese Van Der Pol, um roteiro chegou a ser escrito, mas a agenda de Raven-Symoné estava muito abarrotada por causa da sua carreira como cantora. No longa, Raven teria começado a própria linha de roupas na França! Eddie e Chelsea iriam visitá-la quando, claro, algo trágico interromperia o passeio do trio. Juntos, eles teriam que novamente salvar o dia. 

Raven quase interpretou Chelsea

Na realidade, Raven-Symoné fez teste para interpretar a melhor amiga da protagonista. Porém, a dupla de criadores, Michael Poryes e Susan Sherman, gostou tanto da atriz que a escalou para o papel principal. A personagem, que então se chamava Rose Baxter, ganhou o nome de Raven.

Primeira produção da Disney a ganhar derivado

A produção também inovou no canal ao ser a primeira a ter uma série derivada. Cory na Casa Branca acompanhava as aventuras do irmão mais novo de Raven depois que seu pai aceitou trabalhar como chef do presidente dos Estados Unidos. O spin-off, porém, não chegou a ter o mesmo sucesso e ficou no ar por duas temporadas.

Em 2017, As Visões da Raven ainda ganhou um revival. A Casa da Raven mostra as duas melhores amigas como mães solteiras, criando seus filhos em Chicago. Mas, para a surpresa da dupla, um dos gêmeos de Raven herdou os poderes da mãe.

Referência a Galera do Barulho

Além dos rostos conhecidos, a escola onde Raven, Chelsea e Eddie estudaram também pode ser familiar para alguns espectadores. O Bayside High não é apenas o mesmo cenário de Galera do Barulho, que ficou no ar de 1989 a 1992, como também leva o mesmo nome da instituição frequentada por Zack e Kelly.  Porém, as duas turmas nunca poderiam ter estudado na mesma escola, já que Raven vivia em São Francisco, enquanto Galera do Barulho era ambientada em Los Angeles. 

Convidados especiais

Muitos rostos conhecidos do Disney Channel passaram pelos episódios de As Visões da Raven. Por exemplo, Steven Anthony Lawrence, de Mano a Mana, fez uma participação no episódio "Wake Up Victor", enquanto Cody Linley, o Jake Ryan de Hannah Montana, esteve em "Five Finger Discount". Entre os atores mais adorados está David Henrie, que esteve em 12 episódios antes de se juntar ao elenco de Os Feiticeiros de Waverly Place.

Crossover com Zack & Cody: Gêmeos em Ação e Hannah Montana

Raven, Zack, Cody e Hannah Montana já estiveram juntos num episódio especial em três partes chamado "That's So Suite Life of Hannah Montana", em 2006. Na trama, Raven organiza uma sessão de fotos para a nova linha de roupas da sua chefe no Tipton Hotel e, depois de perder seus modelos, convida Zack e Cody para posarem para as fotos. Deste ponto em diante, acontece de tudo: Hannah Montana e London brigam por um vestido da chefe de Raven, Zack acaba com o bolo de aniversário da mãe, Miley tenta convencer seu pai a retomar a carreira… Mas, no final, dá tudo certo.

Foi a segunda série mais longa da Disney

Até As Visões da Raven, a emissora não permitia que nenhuma produção tivesse mais de 65 episódios, como uma forma de sempre renovar sua programação. Entretanto, o sucesso da série nos Estados Unidos foi tão grande que o canal a deixou no ar até somar 100 episódios! O recorde só foi ultrapassado anos depois por Os Feiticeiros de Waverly Place, que teve 106 episódios.