Séries e TV

Lista

13 Reasons Why | Relembre todos os detalhes importantes antes de ver a 2ª temporada

Série estreia em 18 de maio

Rafael Gonzaga
17.05.2018
22h00
Atualizada em
18.05.2018
01h03
Atualizada em 18.05.2018 às 01h03

Após um ano, 13 Reasons Why está prestes a retornar para sua segunda remessa de episódios na Netflix. Como o primeiro ano acompanhou os eventos seguintes ao suicídio de Hannah Baker (Katherine Langford), não se sabe ainda ao certo qual história será o fio condutor da nova temporada - uma das coisas reveladas foi que, dessa vez, ao invés das icônicas fitas K7, teremos fotos feitas em uma Polaroid.

Ao longo da temporada da estreia, o público acompanhou, episódio a episódio, a audição das fitas póstumas de Hannah, endereçadas a todos que teriam contribuído de alguma forma para a jovem chegar a decisão de tirar a própria vida. No meio disso, muitos detalhes importantes podem ter sido esquecidos pelo público - confira uma lista com tudo que aconteceu no primeiro ano antes de maratonar a segunda parte da atração:

Justin e a primeira fita

Justin é o primeiro a receber fitas. O conteúdo é relacionado ao flerte entre ele e Hannah: os dois se interessam mutuamente e o rapaz decepciona a menina logo após o primeiro encontro. Os dois ficam em um parquinho e ele tira fotos constrangedoras da menina sem que ela perceba. No dia seguinte, Justin usa a foto para se gabar para os amigos e não impede Bryce de compartilhar a foto com a escola inteira, deixando a jovem humilhada pela exposição não autorizada.

Culpa pelo término

Depois da desilusão com Justin, Hannah faz dois amigos: Jessica e Alex. A relação deu certo durante um tempo, até que o trio se afastou: Alex passou a buscar aprovação dos populares do colégio - Justin, Bryce, etc - e Jessica se tornou líder de torcida. Hannah achava que o grupo tinha se dissolvido, até que notou que ela foi excluída: Alex e Jessica se tornaram um casal. Mas não por muito tempo: quando os dois terminam, Jessica culpa Hannah pelo término e chega a dar um tapa na cara da ex-amiga.

Intimidação

Zach e Marcus tentam convencer Clay a ir com eles até a casa de Bryce algumas vezes - algo estranho, já que nunca foram amigos. Pouco tempo depois, Bryce, Zack e Justin obrigam Alex e Clay a virarem uma garrafa de cerveja, como forma de se comprometerem. O ápice é quando, de bicicleta, Clay é interceptado por um carro com Justin e Zach, dirigido por Alex. Os dois primeiros obrigam Clay a entrar e aceleram o carro para fazê-lo sentir medo - Alex, claramente descontrolado, só para quando um carro de polícia aparece.

Lista desagradável

Alex é o alvo da fita seguinte. Tudo parecia bem para Hannah até que chega em sua mesa uma lista feita por Alex enumerando garotas por atributos físicos - Hannah fica com a melhor bunda, enquanto Jessica fica classificada como a pior. Por conta disso, Hannah passa a ser vítima de assédio: olhares intimidadores, tapas no meio da multidão e até um apertão em uma loja de conveniências por Bryce. Alex fez isso para colocar uma contra a outra e irritar Jessica, que não queria transar com ele.

Alex em depressão

As coisas não vão bem para o Alex do presente e isso está claro desde o começo da série. Na casa de Bryce, o rapaz se joga dentro da piscina e deixa o corpo afundar, mas acaba voltando à superfície. Mais adiante, o rapaz, transtornado, entra em uma briga com Monty, um dos amigos de Bryce, e acaba levando a pior. No fim, a pressão é tanta que Alex termina em uma ambulância com um tiro na cabeça - que tudo indica ter sido uma tentativa de suicídio.

Janela indiscreta

Tyler, um fotógrafo estranho que parece saber tudo sobre todos, é o quarto a receber uma fita com seu nome. O motivo disso é que ele tinha uma obsessão por Hannah - apesar de mal conhecê-la - e não só segue a garota, como a fotografa sem que ela saiba. Uma dessas mostra um beijo entre Hannah e Courtney, tirado por Tyler enquanto espionava a casa da primeira menina; após convidar Hannah para sair com ele e ter o pedido negado, ele espalha a foto para todos no colégio.

Bullying contra Tyler

Clay resolve vingar Hannah do que Tyler causou a ela pagando na mesma moeda. Em função disso, ele compartilha para todos na escola uma foto do rapaz nu, de costas. Logo depois, o próprio Clay presencia o rapaz sofrendo bullying de Bryce e de seus seguidores na escola. As coisas já não iam muito bem para o rapaz cuja casa, por conta do conteúdo da fita, estava sendo alvo de constantes apedrejamentos. Ele chega a ir ao conselheiro reclamar de, por exemplo, terem tirado suas calças no corredor, mas sem sucesso.

Presa no armário

Courtney é o alvo da próxima fita e o motivo está na foto de Tyler. Por conta das expectativas de sua família, a jovem não se sente confortável para revelar a própria sexualidade - logo, a foto de Tyler a apavora. Além de se afastar de Hannah, ela espalha boatos sobre Hannah durante o baile, tentando afastar os holofotes de si: diz que a foto foi durante um ménage e que Hannah havia feito sexo oral em Justin.

Estupro de Jessica

Também durante o baile, Jessica está completamente bêbada e Hannah a resgata dos braços de Justin e dos demais garotos, temendo que o pior possa acontecer - e, meses depois, ocorre. Jessica passa muito tempo em negação, mas, depois aceita que durante uma festa, a jovem foi estuprada por Bryce após perde o consciência em função do álcool. Hannah está no armário em choque enquanto o abuso ocorre e Justin tenta impedir, mas, humilhado por Bryce, finge que nada aconteceu.

Encontro frustrado

Seguindo a vida e por pressão de Sheri, Hannah aceita ter um encontro com Marcus, mas as coisas não vão bem. A jovem ainda estava magoada com suas experiências anteriores e ele foi a gota que faltava - não por menos, é o dono da sexta fita. Após se atrasar mais de uma hora para um encontro em uma lanchonete, ele ainda tenta usar Hannah para se exibir para os amigos. Quando ela reclama do comportamento invasivo dele, ele ainda grita com ela, a humilha e a deixa sozinha na lanchonete.

Coração partido mais uma vez

O dono da sétima fita é Zach, que, após Hannah ser abandonada chorando por Marcus, volta para ver como a jovem está. Ele se declara para ela, mas, já com tantas decepções, Hannah o rejeita. Em uma atividade escolar envolvendo enviar elogios para amigos, Hannah descobre que Zach está roubando seus recados e prepara uma armadilha: deixa uma carta sincera e pessoal para ele na sua caixa de mensagens. Ela pensa ter visto o rapaz amassando e descartando a carta, mas a verdade é que foi uma confusão: ele sempre manteve o papel com ele.

O melhor para quem

Ryan já havia conquistado a antipatia de Hannah - ele publicou a lista de Alex em seu zine. Contudo, se tornou merecedor da oitava fita bem depois. Hannah passa a integrar um clube de poesia do qual ele faz parte. A princípio, Hannah estava insegura, tanto sobre revelar suas poesias quanto sobre a amizade com Ryan. No fim, o receio dela se mostra justo: Ryan, achando que está fazendo um favor para a amiga, coloca uma de suas poesias em seu zine, mas só a deixa constrangida pela nova exposição.

Morte de Jeff

Um personagem importante, Jeff era um rapaz que Clay passa a ajudar com o dever de casa. Os dois se tornam amigos e Jeff passa a dar dicas sociais para o rapaz desajeitado. Contudo, as coisas não terminam bem para ele. O rapaz morre em um acidente de carro durante uma festa. O motivo? Sheri dá uma carona para Hannah, que estava bêbada, e no caminho, derruba uma placa. Ela se recusa a chamar polícia e, diante da insistência da jovem, a abandona no meio da rua. O resultado é que, sem a placa no lugar, Jeff acaba se envolvendo em um acidente fatal.

Clay e Hannah

Ao longo da série, uma relação entre Clay e Hannah nunca acontece pela falta de iniciativa do rapaz, mas, em uma festa, os dois finalmente dão o primeiro beijo e vão para um quarto. As coisas começam a esquentar, mas os recorrentes abusos sofridos por Hannah impedem que ela consiga ir além. Clay tenta entender o que pode ter feito de errado, mas ela expulsa ele do quarto - ele acaba indo de fato e isso faz com que ela se sinta ainda mais solitária.

Vidas bagunçadas

No começo da série, Justin e Jessica estão absurdamente abalados emocionalmente e isso transparece fisicamente. Justin inclusive, está faltando aulas e vivendo na casa de Bryce. Tudo isso envolve a negação do estupro de Jessica. Poré, Justin finalmente explode quando Jessica começa a se aproximar de Bryce - é quando ele fala em voz alta pela primeira vez sobre o crime, assumindo o que aconteceu.

Declaração

Após Justin assumir na frente de todos que o que Hannah conta nas fitas é verdade, chega a vez de Clay confrontar Bryce. Os alunos são chamados para depor sobre a morte de Hannah e o rapaz decide se armar de provas. Ele vai até a casa de Bryce e, após um embate físico dos dois, sai de lá com uma gravação em que o estuprador admite seus crimes.

Armas

Durante os momentos finais, é possível notar a facilidade como armas podem entrar na vida dos adolescentes. Primeiro, Tyler compra uma pela internet e vemos que ele tem um arsenal em casa. Justin, tentando conquistar o perdão de Jessica, promete a ela matar Bryce - ele rouba dinheiro e uma arma do seu padrasto. Além disso, há Alex que, com o pai sendo um policial, seria fácil ter acesso a uma arma.

Dinheiro perdido

Ao longo da série, é mostrado que os pais de Hannah enfrentam uma situação financeira bastante delicada - e tudo piora quando a jovem se encarrega de fazer um pagamento para os pais e perde o dinheiro. Hannah se culpa por isso e, junto com todas as outras coisas ruins que ocorrem no mesmo dia, acaba sendo uma das última gotas d’água que levam ao seu suicídio.

Estupro e morte

Após a decepção da perda do dinheiro - e de todas as demais - Hannah decide sair para andar e acaba indo parar em uma festa na casa de Bryce. O problema é que as pessoas vão saindo e ela e o anfitrião ficam sozinhos em um ofurô. Assim como fez com Jessica, Bryce estupra Hannah - com a diferença de que, dessa vez, a vítima consegue tentar se esquivar, mas ele a imobiliza. É após isso que Hannah decide tirar a própria vida.

Último recurso

Após tudo o que aconteceu, Hannah estabelece o plano de gravar as fitas com uma máquina que pega emprestada com Tony. Por um segundo, a jovem pensa em desistir do plano e decide conversar com o conselheiro do colégio. Porém, o comportamento dele é desestimulante: ele questiona as violências que ela relata e diz que é melhor que ela siga com a vida.