Megan Thee Stallion

Créditos da imagem: Divulgação

Música

Artigo

Megan Thee Stallion faz rap raiz e chama fãs para o palco do Rock in Rio

A artista desperdiçou minutos preciosos de show selecionando fãs e tirando fotos no palco

Omelete
5 min de leitura
12.09.2022, às 09H17

Apelidada carinhosamente por seus fãs de "Cavalona", Megan Thee Stallion iniciou o show no Rock in Rio com a imagem no telão de um cavalo negro que soltava luzes vermelhas dos olhos. A apresentação começou pontualmente às 22:20 deste domingo (11), último dia da edição do festival. O desafio da norte americana era capturar a atenção de um público êxtasiado após um show cheio de hits dançantes da carioca Ludmilla.

Cantando "Realer", a rapper entrou em cena vestida de passista de escola de samba. Os adereços gigantes, lotados de penas verdes e amarelas e muito brilho, causaram surpresa e confusão na plateia sobre o objetivo daquilo. Será que ela planejava sambar? Trazer uma bateria de escola de samba ao show? Nada disso, o figurino ficou com uma proposta meio solta mesmo. Sua intenção pode até ter sido apenas de homenagear o Brasil, mas infelizmente faltou um stylist com mais estudo do cenário cultural do país, ou um amigo mesmo, para avisá-la que estava reforçando um esteriótipo gringo negativo a respeito de como se vestem as brasileiras, e especialmente sobre a sexualização das mulheres do país.

Stallion canta sobre a sexualidade feminina com bastante liberdade e sem papas na língua, mas precisamos lembrar que seu discurso é empoderador, não objetificador, e por isso a escolha soou equivocada. Em "NDA", Megan, já livre dos adereços carnavalescos, gingou, rebolou e desceu até o chão. Ela parecia em casa e o público foi receptivo. O ritmo contagiante fazia com que a plateia dançasse mesmo as músicas que não sabiam cantar.

Para se apresentar, a rapper não usou efeitos especiais, imagens complexas no telão ou jogos de luzes. O show foi basicamente composto por Megan, seu microfone e um DJ: rap raiz mesmo. Para quebrar o gelo da apresentação, ela conversava com a plateia o tempo todo: "essa é a minha primeira vez no Brasil e essa é a hora de botar pra f*der, estão prontos pra festa?". A resposta vinha em um uníssono "sim", e ela satisfeita seguia: "estou muito feliz de finalmente conhecer as hotties do Brasil", -que é a forma carinhosa a que chama suas fãs-, algo que pode se traduzir como "gostosas". "Somente as hotties que me acompanham desde o primeiro dia vão lembrar dessa música", completava antes de cantar "Megan's Piano".

A cada nova faixa, a rapper pedia ao DJ: "drop that shit". Os palavrões são uma característica forte no estilo livre de se comunicar de Stallion, suas composições são extremamente explícitas e ela sempre busca expressar a sensualidade em suas performances. Em "Megan's Piano", por exemplo, simulou sexo oral com o microfone. De tanto se empolgar e dançar, Stallion já estava totalmente suada ao fim da terceira canção, mas manteve a pose fazendo carão sem olhar para as câmeras, um estilo "Diva" que colheu referências em Beyoncé.

A rapper emendou faixas como "Freak Nasty", "Simon Says", e o sucesso "Wap", cantado em peso pelos fãs. De tempos em tempos, Stallion pedia para o público repetir em coro: "real hot girl shit", uma espécie de bordão, e o público atendia. Ela também aproveitou o espaço para deixar uma mensagem de amor-proprio. "Se você ama esse corpo f*da que você tem, faça barulho!". Então iniciou a canção "Body", onde dançou quicando no chão e dando tapinhas no próprio bumbum.

O destaque do show ficou por conta do momento em que decidiu trazer fãs para fazer o twerking no palco. Stallion escolheu seus hotties a dedo, e os primeiros convidados, que foram poucos, entregaram todo o rebolado e se emocionaram muito. Infelizmente, parece que as câmeras não estavam prontas para esse momento improvisado. Isso porque a rapper fazia cara de surpresa com a dança dos fãs, mas a câmera do telão seguia mostrando apenas ela. A plateia não conseguiu ver muito do que rolou. Eis que Megan gostou tanto da experiência que decidiu repetir a dose: se na primeira leva, os fãs dançaram "Budget", na segunda, a faixa escolhida foi "Kit Kat".

Dessa vez, ela pesou um pouco a mão e convidou umas 20 pessoas de uma vez para o palco. Imagina o tempo gasto para levar toda essa galera para cima do palco? Foram bem mais de 10 preciosos minutos de show, que custaram caro à rapper: o público do gramado foi ficando entediado de assistir aquele vazio e foi se sentando, deitando, se distraindo... Stallion até tentou retornar de onde parou, mas o local ganhou ares de baile e depois de meet & greet. Todos os fãs queriam abraçar, conversar, tirar selfies e a rapper, sem querer ser indelicada, atendeu um por um, perdendo totalmente o controle do tempo. Ao menos, dessa vez, a câmera capturou tudo, dos twerks até o brilho de Stallion indo embora...

Para finalizar o show, a norte-americana escolheu uma trinca poderosa: a aguardada "Sweetest Pie" gerou especulações de que Dua Lipa, próxima atração da noite, subiria ao palco para cantar com Megan, o que não ocorreu. Ainda assim a faixa levantou a plateia. Depois veio "Her", que novamente sacudiu o público, e para fechar, a escolhida foi "Savage", premiada no Grammy como Melhor Canção de Rap e cantada em parceria com Beyoncé.

Megan deixou o palco do Rock in Rio dizendo que não queria ir, mas que precisava. A apresentação não deixou nada a desejar tecnicamente ou em entrega artística, mas a impressão é de que sua presença foi superestimada. A verdade é que o show de Megan é simples e de repertório desconhecido pra maior parte dos brasileiros, então caberia melhor no Palco Sunset.

Que essa edição sirva de parâmetro para a organização valorizar mais os talentos nacionais, que estão voando alto no festival e merecem seu devido espaço.

Setlist:

Realer
NDA
Megan’s Piano
Freak Nasty
Simon Says
Big Ole Freak
Sex Talk
WAP
Body
Captain Hook
Cash Shit
Cry Baby
Thot Shit
Plan B
Budget
Kitty Kat
What’s New
Don't Stop
Girls in the Hood
Sweetest Pie
Her
Savage (Remix)

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.