Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

No Rio2C, Presidente da Ancine diz que audiovisual nunca teve tanto recurso

Alex Braga participou de painel no Rio2C 2023 e falou sobre o futuro da indústria cinematográfica no Brasil

Omelete
2 min de leitura
PH
13.04.2023, às 14H20.
Atualizada em 13.04.2023, ÀS 17H55
No Rio2C, Presidente da Ancine diz que audiovisual nunca teve tanto recurso

Créditos da imagem: Jake Hills/Unsplash

O diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, participou de um painel no Rio2C nesta quinta-feira (13). Na ocasião, o executivo conversou com o produtor Leonardo Edde, da Urca Filmes, e falou sobre os desafios da indústria e das metas para o audiovisual nos próximos anos. 

Braga falou sobre o investimento de mais de R$ 1 bilhão para produções audiovisuais brasileiras este ano, que ele disse ser o maior historicamente. Com a recriação do Ministério da Cultura desde janeiro, a Ancine, que seguiu trabalhando independentemente das gestões, ampliou suas oportunidades de captação e de investimento em projetos nacionais, como explica o presidente da agência: “Somos indutores do desenvolvimento industrial e isso independe de ideologia ou posicionamento econômico e social. Basta olhar outros países mais, ou menos, liberais — todos adotam políticas de incentivo e regulação para o seu produto cultural e patrimônio intelectual”, afirmou. 

Omelete Recomenda

Durante o papo, Braga também reafirmou que a agência vai fomentar cada vez mais o cinema e suas salas, mas sem preterir a TV e o streaming. “O fato é que as obras, quando passam pelas salas de cinema, potencializam a sua circulação e alcance. Por isso, tivemos sim um cuidado especial nessa reformulação da política com as salas de cinema”. 

Vale ressaltar ainda que, junto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a Ancine tenta, no Congresso, uma atualização da lei de cotas para obras nacionais e independentes nas salas de cinema, na TV e também no streaming. Braga diz que há projetos de incentivo para todos os tamanhos de tela, mas lembra que “esse passo do incentivo, tem o contrapasso da regulação. Temos que garantir a presença do conteúdo brasileiro”.

*O repórter viajou a convite do Rio2C

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.