Criadores de 1899 comentam acusação de plágio: "Estamos tentando superar"
Baran bo Odar e Jantje Friese doram acusados por quadrinista brasileira
Créditos da imagem: Divulgação
No Brasil para o Rio2C, Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores das séries Dark e 1899, voltaram a comentar sobre as acusações de plágio que receberam pela segunda série. Na ocasião, a quadrinista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais para apontar semelhanças de 1899 com sua graphic novel Black Sience.
"Não roubamos nada. Isso nos abalou muito emocionalmente e estamos tentando superar esse episódio", declarou Friese.
Odar acrescentou que a dupla tentou entrar em contato com a autora brasileira para esclarecer de vez a questão, mas não tiveram retorno, e comentou sobre a repercussão negativa do caso. "A internet é um ótimo lugar para compartilhar informação e conectar pessoas, mas pode ser um lugar muito ruim às vezes, com muito bullying", observou.
Os dois criadores participaram de um painel no Rio2C, onde comentaram sobre seus processos criativos e como encaram seus medos por meio de suas histórias. 1899 foi cancelada após sua primeira temporada, e agora a dupla trabalha em outro projeto para a Netflix, uma adaptação da HQ Something Is Killing The Children, de James Tynion IV e Werther Dell’Edera.