Governo do Rio suspende a abertura de cinemas e teatros por 15 dias

Créditos da imagem: Governo estadual do Rio de Janeiro/Divulgação

Filmes

Notícia

Governo do Rio suspende a abertura de cinemas e teatros por 15 dias

Medida para evitar o contágio do COVID-19 foi anunciada nesta sexta-feira (13) pelo governador Wilson Witzel

Nicolaos Garófalo
13.03.2020
19h38
Atualizada em
24.03.2020
11h43
Atualizada em 24.03.2020 às 11h43

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou nesta sexta-feira (13) a suspensão de todos os eventos culturais no estado, incluindo teatros, cinemas, shows e outros tipos de apresentações causem a aglomeração de pessoas. A medida foi tomada como forma de combate ao contágio do COVID-19, conhecido como coronavírus.

O fechamento desses estabelecimentos está previsto para acabar em duas semanas a partir desta sexta (13), podendo ser prorrogado caso o governo julgue necessário. Além disso, Witzel anunciou também a suspensão das aulas do sistema de ensino público do Rio de Janeiro, afirmando que a mesma decisão deve ser acatada por escolas particulares do estado – confira o anúncio completo abaixo:

O Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro (SINEP/RJ), que representa 61 instituições privadas de ensino do estado, confirmou o adiantamento das férias escolares, seguindo as orientações do governador (via O Globo).

Além das aulas e de eventos culturais, estão suspensas também outras atividades que possam causar a aglomeração de pessoas, como eventos esportivos, feiras e “passeatas em locais abertos ou fechados”.

Efeito Coronavírus na cultura pop

O COVID-19 é uma nova mutação da família coronavírus que está se espalhando em ritmo alarmante desde dezembro de 2019. A China foi o primeiro país vítima da epidemia, com infecções e mortes confirmadas em todas as suas províncias. Desde então, a presença do vírus foi confirmada em quatro continentes - incluindo a América do Sul, com casos no Brasil, Argentina e Chile.

Filmes como Pedro Coelho 2, 007 - Sem Tempo Para Morrer Um Lugar Silencioso - Parte II tiveram suas estreias adiadas por causa do surto.