HQ/Livros

Notícia

Before Watchmen | Alan Moore não deve processar a DC Comics

Autor diz que um ação legal o impediria de reclamar em público da DC Comics

15.02.2012, às 13H26.
Atualizada em 10.12.2016, ÀS 22H00

Em entrevista ao site da revista Fast Company, Alan Moore ganhou mais uma chance de reclamar de Before Watchmen, o projeto da DC Comics de prelúdios da obra criada por Moore e Dave Gibbons 25 anos atrás.

Em suma, o quadrinista britânico acredita que o projeto vai acontecer apesar das críticas - mas ele abriria mão até de processar a DC para continuar reclamando em público.

Moore diz que a ideia do processo lhe foi sugerida recentemente por advogados com quem está trabalhando em um novo projeto, que se ofereceram para conferir o contrato de Watchmen de 25 anos atrás. "Tem um cláusula que diz que, caso acontecesse de eu me recusar a assinar algum contrato ou documento, a DC tinha direito de apontar um representante para assinar no meu lugar. [Os advogados] disseram que foi o contrato mais anti-autor que já viram na vida."

O escritor poderia tentar abrir um processo, mas no seu entender a DC seria a principal beneficiada. "Eles têm uma tropa de advogados que arrastariam o caso por décadas. E eu não estou atrás de dinheiro. O que eu sempre quis foi a dignidade e a integridade do trabalho. Não há sentido em gastar dinheiro por décadas quanto, na prática, se existir um caso, eu ficaria proibido de falar sobre ele, e é com isso que a DC mais se preocupa", diz.

A Fast Company chegou a consultar o advogado Michael Lovitz, especializado em direito e quadrinhos, para ter uma perspectiva jurídica. Lovitz diz que Moore teria mais chance se tivesse publicado seus quadrinhos na França, onde a lei reconhece o direito moral dos autores - independente do contrato, o autor pode ter interferência sobre o que uma empresa quiser fazer com o que ele criou. O sistema jurídico dos EUA não pensa desta forma.

Moore, claro, aproveitou para dar mais uma esculachada na indústria do entretenimento. Leia abaixo trechos selecionados e veja na galeria uma nova imagem dos Minutemen por Darwyn Cooke.

"Parece-me um pouco de desespero refazer uma série que é famosa pela integridade artística. É uma série finita. Dizia-se que Watchmen era uma alternativa à história do super-herói como novela sem fim. Transformar ela em mais um gibi de super-herói que nunca acaba demonstra exatamente o que eu penso sobre a indústria de quadrinhos. É pura franquia. As comic shops hoje mal vendem gibis. É mais produtos derivados, brinquedos."

"Eu acho que não vai dar certo. Tenho ouvido que há certa hostilidade da parte de autores de quadrinhos e reações negativas nos sites de entretenimento. Tem gente fazendo em abaixo-assinados. Eu nunca pediria aos meus leitores para fazer isto, mas fico realmente agradecido. Não lembro de ter visto alguma reação assim dos leitores. Penso que, da perspectiva da DC, é perder ou perder, a não ser que façam algo melhor ou tão bom quanto Watchmen. Mas, sendo realista, isso não vai acontecer, se não já teria acontecido."

"Hoje em dia parece que todo filme é remake de algo que era melhor quando foi lançado no original, no idioma estrangeiro, como seriado de TV dos anos 1960, ou mesmo como HQ. Hoje em dia tem atrações de parque de diversão que viram filme. Só faltam os mascotes dos cereais. Não vou morrer sem ver Johnny Depp de Captain Crunch."

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.