Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Ursula Le Guin | Novos livros celebram carreira de uma das principais escritoras dos EUA

Aos 86 anos, autora segue na ativa e mostra versatilidade para ir além da ficção científica e da fantasia

CS
18.10.2016, às 11H28.
Atualizada em 28.10.2016, ÀS 09H01

Aos 86 anos, não é de se esperar muita produtividade de um escritor. Porém, isso não se aplica a Ursula K. Le Guin. Apesar da idade avançada, a escritora norte-americana segue na ativa e com novos lançamentos. Hoje, serão lançados nos Estados Unidos e na Inglaterra The Found and the Lost e The Unreal and The Real, dois livros que celebram a carreira de uma das principais autoras vivas da ficção.

None

Omelete Recomenda

The Found and the Lost é uma coletânea inédita de 13 romances de Ursula, enquanto The Unreal and the Real é um compêndio exclusivo de 39 contos premiados da autora. Os dois livros também serão publicados juntos em novembro em um box especial chamado The Selected Short Fiction of Ursula K.Le Guin.

Os lançamentos realçam a importância de Le Guin dentro da ficção norte-americana e mundial e mostram que a autora vai muito além da ficção científica e da fantasia, gêneros que a consagraram ao longo das décadas. The Complete Orsinia, compêndio de ficção histórica lançado no começo de setembro, rendeu a Ursula a merecida homenagem da Library of America. Ela se tornou a única autora viva além de Philip Roth a integrar o hall de publicados pela prestigiosa instituição norte-americana.

"Estou e sempre ficarei muito feliz pela forma como minhas obras de ficção científica são publicadas, mas eu gostaria que o primeiro volume da Library of America sobre a minha obra confirmasse o fato de que eu sempre escrevi diferentes tipos de ficção", disse Ursula em entrevista ao The Guardian.   

A última novela original de Le Guin é Lavinia, de 2008. Porém, isso não impede que a escritora não se mantenha ocupada, seja participando de premiações literárias ou leituras de suas obras. "Assim que cheguei aos 70 anos, as histórias começaram a rarear. Terminei meu último livro aos 78. Já não tenho a histamina para mergulhar na criação de um livro novo. Porém, aqui estou, uma velha escritora que gosta de escrever - o que mais posso fazer?", disse Ursula.

Em outubro de 2018, na comemoração de 50 anos de publicação do Feiticeiro de Terramar, uma coleção especial chamada The Books of Earthsea reunirá todas as publicações sobre a série mais célebre de Ursula. O primeiro livro ganhou recentemente uma nova edição brasileira pela Arqueiro, após ser publicado em 1994 pela editora Brasiliensecom o título O Mago de Terramar. A Mão Esquerda da Escuridão, outro clássico da autora, teve a primeira edição pela Aleph em 2008.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.