HQ/Livros

Lista

Thor | De Jane Foster até sapo: cinco personagens que levantaram o martelo do herói

Odinson finalmente voltará a portar Mjolnir e, por isso, relembramos outros "thors" das HQs

Fábio de Souza Gomes
27.02.2018
17h35
Atualizada em
10.03.2018
23h02
Atualizada em 10.03.2018 às 23h02

O manto de Thor voltou a Odinson, o portador original do Mjolnir. Depois de passar um tempo como indigno (arco que foi recentemente lançado no Brasil pela Panini), o herói mais uma vez portará o sagrado martelo.

Jane Foster

Após Thor perder o direito de erguer o Mjolnir, Jane Foster encontrou o martelo e, por conta de seu bom coração, virou a nova Deusa do Trovão. Ao mesmo tempo que passou a batalhar por Asgard, sua forma mortal batalha contra um câncer – cuja transformação praticamente anula o tratamento que realizou na Terra (algo que deve chegar ao ápice no arco Death of the Mighty Thor). Ela tem um controle do martelo melhor que até mesmo o do próprio Odinson e seu arco, escrito por Jason Aaron, foi um dos trabalhos mais elogiados da Marvel. Atualmente, as HQs estão sendo publicadas no Brasil pela Panini

Nos últimos anos, Jane Foster tomou o lugar do herói, mas não foi a primeira a assumir o manto de Thor. Ao longo dos anos, diversos outros nomes levantaram o Mjolnir e tornaram-se o herói – mesmo que por um curto período de tempo.

Bill Raio Beta

Esse alienígena da raça korbinita ocupou o posto de Thor durante parte do período em que Walter Simonson escreveu as histórias do Deus do Trovão. Durante uma batalha contra Thor – que o confundiu com um inimigo – Bill consegue empunhar o Mjolnir e ganha os mesmo poderes divinos do herói. Ele acaba até vencendo Odinson em uma batalha e torna-se o dono oficial do Mjolnir. Contudo, ele não se sente bem em possuir o martelo e, por isso, Odin cria para ele o Rompe Tormentas. Ele segue nas HQs até hoje e teve participação ativa no arco Thor: Indigno – leia mais.

Odin

Antes de ser o pai do Deus do Trovão, Odin era um jovem guerreiro com dificuldade em controlar seu próprio martelo em Vingadores da Pré-História grupo de heróis que foi brevemente apresentado na edição única de Marvel Legacy. Ele lidera o grupo contra o Celestial e teve um caso com a entidade Fênix da época. 

Confira cinco “Thors” dos quadrinhos:

1602

A HQ de Neil Gaiman se passa em um universo alternativo da Marvel, onde os heróis surgiram 400 anos no passado. Nela conhecemos o idoso Donal, um cavaleiro templário que deve entregar o maior tesouro de sua ordem para Stephen Stranger. Para surpresa de todos, o tesouro é um cajado que, no fim das contas, trata-se do Mjolnir que o transforma no Deus do Trovão – um Deus que não deveria nem existir de acordo com sua fé. 

Thor sapo

Tecnicamente esse ainda é Odinson, mas é uma versão Sapo do herói. Na HQ de Walter Simonson, Odin desapareceu e Asgard precisa eleger um novo líder. Para evitar a concorrência de Thor, Loki transforma o Deus do Trovão em um sapo e o joga na Terra. Ele, então, conta com a ajuda de seus amigos sapos do Central Park para voltar para Asgard.