HQ/Livros

Lista

Superman 80 anos | 10 melhores HQs do herói

Entre a Foice e o Martelo, Paz na Terra e mais

Fábio de Souza Gomes
16.04.2018
18h37
Atualizada em
18.04.2018
01h02
Atualizada em 18.04.2018 às 01h02

*No próximo dia 18 de abril, o Superman completa 80 anos e, por isso, publicaremos uma série de artigos e listas envolvendo o herói da DC Comics

Superman: Entre a Foice e o Martelo

A publicação de Mark Millar e Dave Johnson mostra uma realidade alternativa onde o foguete do último sobrevivente de Krypton caiu na União Soviética comunista ao invés dos EUA – e o Superman torna-se o herói do socialismo. A publicação, que se passa mais ou menos entre 1953 e 2001, mistura versões alternativas de heróis da DC com versões alternativas de figuras políticas reais, como Joseph Stalin e John F. Kennedy. Aclamada na época do lançamento, a minissérie virou um clássico instantâneo do herói e, no Brasil, ela foi recentemente republicada pela Panini em um volume único – leia mais.

Superman: Paz na Terra

A Graphic Novel escrita por Paul Dini contou com desenhos de Alex Ross e foi lançada em 1998. Ao invés de mostrar o herói batalhando super vilões, a HQ mostra o Homem de Aço utilizando seus poderes para acabar com a fome mundial. Contudo, ele acaba encontrando mais dificuldade do que esperava – especialmente com alguns países o atacando por tentar “invadir” seu território. A publicação conta com algumas das imagens mais belas do Superman nos quadrinhos – especialmente o momento onde relembra sua infância no Kansas ao lado do seu pai, quando aprende a plantar no campo.

A Morte do Superman

Morte de heróis sempre foram comuns nos quadrinhos, mas a morte do Homem de Aço no início da década de 90 foi uma das mais marcantes da história. O herói estava em baixa nos anos 80 e, por isso, a DC Comics decidiu criar um arco onde o Apocalypse o matava – em uma das batalhas mais marcantes da história do herói. O mais interessante é que, ao contrário de outras mortes, o herói ficou seis meses afastado das HQs e muitos fãs temeram que a morte fosse definitiva. A HQ virou um desenho animado e influenciou Zack Snyder em Liga da Jusitça.

Grandes Astros Superman

Na minissérie de 12 edições lançada entre 2006 e 2008, o escritor Grant Morrison e o desenhista Frank Quitely misturam uma série de histórias paralelas que, ao mesmo tempo, resumem os limites dos superpoderes (o herói tem uma doença incurável), os relacionamentos (com Lex Luthor, com Lois Lane) e o impacto de Superman na cultura e imaginário popular (com uma reconstituição histórica do pensamento humano quanto aos deuses). A HQ venceu três prêmios Eisner, dois Harvey e dois Eagle, além de ganhar um longa animado. Recentemente, a Panini relançou a edição definitiva no Brasil – leia mais.

Criado em 1938, o Superman completa 80 anos no próximo dia 18 de abril. Ao longo da história, o herói conta com algumas das maiores publicações de todos os tempos. Nomes históricos como Alex RossMark MillarMark Waid Alan Moore trabalharam em HQs históricas do personagem e até os dias de hoje ele ganha publicações que entram para história. 

Para o Homem que tem tudo

Alan Moore e Dave Gibbons revolucionaram os quadrinhos com Watchman, mas antes disso trabalharam em uma das melhores HQs do Superman. A publicação se passa durante um aniversário do Homem de Aço na Fortaleza da Solidão, mas quando Batman, Robin e a Mulher-Maravilha chegam ele está dominado por uma planta alienígena – que lhe coloca em um estado de alucinação. No transe, Krypton nunca explodiu e ele vive uma vida normal em seu planeta com uma esposa e um filho. A HQ é emocionante e mostra toda a dificuldade do herói em abandonar a fantasia para voltar a sua solitária realidade.

Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço?

Um dos vários clássicos escritos por Alan Moore, a HQ conta com desenhos de Curt Swan e é basicamente uma homenagem a toda mitologia por trás do Homem de Aço até então, com contos que resumiam tudo o que ele significava para o mundo. A publicação mostra Lois Lane falando para um outro jornalista do Planeta Diário o que aconteceu nos últimos dez anos com o herói, detalhando os diversos ataques de vilões, a revelação de sua identidade secreta e a morte de alguns entes queridos e rivais. 

Confira 10 das maiores publicações da história do herói: 

Superman: Identidade Secreta

A HQ de Kurt Busiek e desenhada por Stuart Immonen foi lançada em 2004 e mostra a história de um garoto do mundo real chamado Clark Kent. Seu nome sempre foi motivo de gozação na escola por conta de seu homônimo das histórias em quadrinhos. Todos os anos sua família insiste em presenteá-lo com bonecos e colecionáveis do Homem de Aço. Um dia, ele descobre que pode voar, é forte e se torna o Superman e precisa descobrir o que fazer com seus poderes. A HQ mostra quatro momentos, passando por sua adolescência, vida adulta, filhos e a velhice – mostrando os dilemas reais do herói.

Superman: Legado das Estrelas

A HQ de Mark Waid e com desenhos de Leinil F. Yu reconta a origem do herói, passando pela a chegada de Kal-El à Terra, as consequências que a decisão de mandá-lo embora tiveram em seu pai, a adolescência de Clark Kent, seu início de carreira como combatente do crime e seus primeiros passos como jornalista, incluindo uma viagem à África que o estabelece como um "cidadão do mundo" e os primeiros encontros com Perry White, Lois Lane e Jimmy Olsen. Apesar de contar uma história conhecida, a HQ foi elogiada por mostrar outros lados do herói.

Superman: As Quatro Estações

A publicação escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale mostra os primeiros dias de Clark Kent como o Superman. Dividida em quatro edições – primavera, verão, outono e inverno – a HQ narra a história do personagem sob o ponto de vista de algum personagem que faz parte da vida do Homem de Aço, ao mesmo tempo que cria um paralelo entre a estação-título e a fase da vida do personagem.  

Reino do Amanhã

Uma das HQs mais importantes da história, Mark Waid e Alex Ross criaram essa história em um futuro alternativo onde o Superman abandonou a vida como herói pois o mundo escolheu heróis mais violentos para defender o mundo. Além dos desenhos espetaculares, a publicação conta com uma história envolvente e o Homem de Aço é o foco principal da publicação. É um lado diferente do herói, mais sombrio e diferente do que havia sido mostrado até então.