HQ/Livros

Lista

Steve Ditko: relembre as grandes criações do desenhista

Co-criador de Homem-Aranha e Doutor Estranho morreu aos 90 anos

Julia Sabbaga
07.07.2018
13h02
Atualizada em
07.07.2018
13h27
Atualizada em 07.07.2018 às 13h27

Steve Ditko, nome que marcou a história dos quadrinhos, morreu aos 90 anos. Após a confirmação da morte na noite de ontem, dia 6, diversos nomes da literatura, do cinema, e das artes, se manifestaram em luto pelo artista, que será lembrado por suas criações icônicas como o Homem-Aranha e Doutor Estranho. 

Em sua homenagem, relembramos abaixo algumas de seus maiores personagens. 

9 - Homem-Aranha

Steve Ditko será relembrado por diversas de suas criações, mas uma das maiores é definitivamente o Homem-Aranha. Concebido em parceria com Stan Lee, o personagem teve suas principais características criadas por Ditko - o traje, o lança-teias e o sinal aranha – e sua primeira aparição aconteceu em 1962.

8 - Duende Verde

Ditko também é o nome por trás de diversos personagens secundários de Homem-Aranha e, junto com Stan Lee, também criou um dos maiores inimigos do aracnídeo, o Duende Verde, alter ego psicótico de Norman Osbourne. Sua primeira aparição aconteceu em 64.

7 - Gwen Stacy

Ditko não só criou heróis e vilões como também é o nome por trás de personagens de peso como Gwen Stacy e John Jonah Jameson, frequentes aparições em histórias do Homem-Aranha. Stacy deu as caras pela primeira vez em 1965 e se tornou a namorada do herói, antes de ser morta pelo Duende Verde em 1973.

6 - Doutor Estranho

Outra das mais relembradas criações do ilustrador foi Doutor Estranho, um dos seres mais poderosos do Universo Marvel. Também em parceria com Stan Lee, o personagem fez sua estreia em 63, na HQ Strange Tales. O herói é aclamado pelo visual inovador e imagens mais psicodélicas e surrealistas.

5 - Capitão Átomo

O Capitão Átomo foi criado por Ditko em parceria com o roteirista Joe Gill em 1960, para Charlton Comics e, posteriormente, foi adquirido pela DC. O personagem era um funcionário militar que, após ser “atomizado” por um experimento científico, ganhou poderes sobre-humanos.

4 - Questão

Questão foi o último super-herói criado na editora Charlton, e foi adquirido pela DC na década de 80, onde ganhou seu próprio título. Originalmente aparecendo nas histórias do Besouro Azul, o vigilante é a criação de Ditko mais associada as suas próprias filosofias, onde ele refletia sua crença no objetivismo, teoria que diz que realidade existe independentemente da consciência.

3 - Rapina e Columba

A dupla de irmãos Rapina e Columba foi criada por Ditko em parceria com Steve Skeates em 68, já para a DC Comics. O interessante da criação dos dois é que a dupla era uma oposição entre si, sendo Rapina agressivo e Don, o pacífico. Os nomes faziam referência a divisão de políticos norte-americanos, os “gaviões” e os “pombas”.

2 - Rastejante

Também em 68, Ditko criou na DC o Rastejante, alter ego de Jack Ryder, um apresentador de TV que acredita na integridade jornalística acima de tudo, e adquire super-força, agilidade e o poder de cura.

1 - Garota Esquilo

A Garota Esquilo é uma das criações mais recentes e curiosas de Ditko, e tem o poder de se comunicar com os esquilos de toda a Terra, além de ser dotada de supervelocidade e força sobre-humana. A personagem foi apresentada pela primeira vez em janeiro de 1992 e criada em parceria com Will Murray.